TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA COMPUTACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CONFINAMENTO DE BOVINOS

Por:   •  12/5/2020  •  Artigo  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

SISTEMA COMPUTACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CONFINAMENTO DE BOVINOS.

TÂNIA APARECIDA DOS SANTOS

Barra do Garças – MT,outubro 2014

[pic 2]

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

SISTEMA COMPUTACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CONFINAMENTO DE BOVINO.

TÂNIA APARECIDA DOS SANTOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pela acadêmica Tânia Aparecida dos Santos como pré-requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Análise de Desenvolvimento de Sistema pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, sob a orientação do professor esp. Flávio Henrique.

Barra do Garças – MT, Outubro 2014

SISTEMA COMPUTACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CONFINAMENTO DE BOVINOS.

Tânia Aparecida dos Santos[1]

Flavio Henrique Guedes Nobre[2]

RESUMO

Deve constar até 100 palavras

Palavras – Chave: de 3 a 5 palavras-chave. 

ABSTRACT


Keywords: n

  1. INTRODUÇÃO

No cenário atual, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, existe uma iminente cobrança em intensificar a produção de bovinos de corte. Uma das maneiras que se pode utilizar para intensificar a produção de carne, a utilização do confinamento. O confinamento consiste em concentrar um grande número de animais em pequenas áreas, alimentando-os com dietas que façam exprimir todas suas características genéticas.

O sistema de produção de bovinos em confinamento é uma estratégia adotada na estação seca para evitar a perda de peso dos animais, sendo assim, aposta-se cada vez mais nas tecnologias eficientes que aumente as vantagens dos pecuaristas.

A partir deste contexto o artigo teve o objetivo da pesquisa bibliográfica de dois softwares fornecidos pela EMBRAPA e desenvolvidos na linguagem de programação DELPHI, que proporciona ao administrador de fazendas confinadas uso de ferramentas computacionais que o auxilie durante o planejamento e implementação de confinamentos de bovinos de corte. Os softwares são: o TGR (Tecnologia de Gerenciamento de rastreabilidade) e o TGC (Tecnologia de Gerenciamento de Confinamento). O TGR é integrado à balança eletrônica que faz a coleta automática do peso individual dos animais. Ele também é conectado ao bastão de leitura eletrônica RFID (radio frequency identification – identificação por radiofreqüência) e ao leitor de código de barra que captura o número dos animais.

Assim todos os dados coletados pelo TGR são enviados por rede para o TGC. Esse programa específico de rastreabilidade também auxilia na aplicação do protocolo sanitário, controlando o prazo de carência dos medicamentos e organizando os lotes. O TGC permite a formulação de diversas rações de custo mínimo, considerando as características dos animais a serem confinados, bem como os alimentos disponíveis, seus custos e preços de mercado.

Esses sistemas computacionais são de simples operação e dispõem de amplos recursos para o usuário: faz cálculo de ração de custo mínimo, calcula a viabilidade do empreendimento, apresenta gráficos, planilhas de custo e oferece interface extremamente amigável.

Portanto, a proposta de uma pesquisa bibliográfica dos softwares foi para que fossem mostradas com clareza as necessidades enfrentadas pelos pecuaristas e a importância dos softwares.

A pesquisa bibliográfica é parte obrigatória de qualquer pesquisa científica a ser realizada, pois é, através deste embasamento teórico, que será possível tomar conhecimento de pesquisas científicas existentes e reconhecidas. A pesquisa bibliográfica é realizada mediante materiais já existentes e elaborados. Dentre esses materiais, estão os livros e artigos científicos publicados e revistas conceituadas (GIL, 1999).

  1. METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa descreve os procedimentos que foram utilizados para que o objetivo anteriormente destacado pudesse ser realizado, buscando pesquisar os softwares existentes, qual a utilização e a manipulação nas fazendas sejam descritos.

A presente pesquisa foi realizada em uma fazenda no ramo de confinamento de gado de  corte; visando a identificação dos benefícios que ocorreram no processo organizacional de trato animal após adoção de um sistema de informação. Sendo assim, a pesquisa em questão encaixa-se em pesquisa descritiva pelo fato de identificar e descrever os benefícios que ocorreram. Permite-se, então, uma melhor compreensão do comportamento dos elementos nos quais influenciam o problema de pesquisa (OLIVEIRA, 1997). O método de abordagem aqui utilizado foi o qualitativo, sendo que o método qualitativo não possui a finalidade de numerar, medir ou categorizar (OLIVEIRA, 1997). Richardson (1999) reforça tal idéia comentando que a abordagem qualitativa não utiliza um instrumento estático para a análise do problema, mas tem o principio de descrever a complexidade, analisar as variáveis, classificar e compreender processos.  

  1. A PECUÁRIA NO BRASIL E O MERCADO DE CARNE

A atividade pecuarista se iniciou no Brasil com a chegada de gado no maior latifúndio das Américas, de Garcia d’Ávilla, na Bahia entre 1550 e 1600. Desde então a produção pecuarista brasileira evoluiu em um formato patriarcal, latifundiário e conservador (ZYLBERSZTAJN, 2001). Recentemente, porém, o avanço dos incentivos à mecanização do campo, as inovações e ao formato de verdadeiras empresas rurais. Com esses avanços o Brasil tornou-se um importante desenvolvedor de genéticas e raças melhores para a pecuária e possibilitou o crescimento de empresas do setor que atingiram o lançamento de ações na bolsa de valores e mercados internacionais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com