TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITARIA

Por:   •  16/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  7.838 Palavras (32 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 32

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia

ORGANIZAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITARIA

                                                             

Unip-polo Guarapari – ES

2020

                                                               Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Redes em Computadores

ORGANIZAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITARIA

Unip – Polo Guarapari - ES

2020

Nomes: Wanderson Geraldo Oliveira Martins

Curso: superior tecnológico em redes de computadores

 

                                                                                                               2° Semestre

                                                                                                                                                                                           

RESUMO

 O objetivo da biblioteca comunitária e a informatização do sistema com a implementação de um software que possui um banco de dados dedicado e com clareza nos itens no acervo catalogado em sua criação. A identificação dos itens com o uma chave e essencial para a sua criação, assim como os dados mais pertinentes a fazer parte do banco de dados O software da biblioteca comunitária serve como adequação, organização para exemplificar e demonstrar as medidas e ações necessárias no dia a dia em suas rotinas de catalogação e registro, como também os procedimentos a serem realizados quanto o empréstimo e devolução. A conclusão desse projeto e intuito de fazer parte do crescimento da   comunidade e das pessoas que a cercam com agregando conhecimento e entretenimento a todos que forem usufruir.

 

 Palavras chaves: Biblioteca Comunitária; conhecimento.


 

 

 

ABSTRACT

 

The purpose of the community library and the computerization of the system with the implementation of software that has a dedicated database and with clarity in the items in the collection cataloged at its creation. The identification of items with a key is essential for their creation, as well as the most relevant data to be part of the database. The software of the community library serves as an adaptation, an organization to exemplify and represent as necessary measures and actions on a daily basis. day in their cataloging and registration routines, as well as the procedures to be performed regarding the loan and return. The conclusion of this project and the intention to be part of the growth of the community and the people around it, adding knowledge and entertainment to everyone who enjoys it most.


Keywords: Community Library; knowledge.

 

 

Sumário

INTRODUÇÂO        4

1.1– Justificativa        4

1.2 – Metodologia        5

1.3 – Objetivo        5

1.4 – Conteúdo        5

2– PROJETO DE BANCO DE DADOS        6

2.1– Projeto Conceitual        6

2.2– Projeto lógico e físico        9

3–  PROPOSTA DE SOFTWARE        10

3.1– Telas e menus        11

3.2– Telas de pesquisa        13

3.3– Empréstimo e Devolução        14

4–  CUIDADOS COM O SISTEMA E BACKUP        15

4.1– Backup        17

5–  IDENTIFICAÇÃO E CUIDADOS        17

6–  CONCLUSÃO        18

R EFER ÊN C IAS        18

                                                                                                                 

INTRODUÇÂO

         

 As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente sem a intervenção do poder público. Estes centros comunitários possuem um acervo bibliográfico multidisciplinar, abarcando diversas tipologias documentais. Suas coleções, por vezes, possuem organização improvisada ou intuitiva, pois o objetivo principal desses espaços é ampliar o acesso da comunidade à informação. Proposta semelhante tem os espaços públicos de informação que objetivam a democratização do acesso à cultura, incentivo à educação e promoção à cidadania. Esses espaços estão representados pelos centros culturais, postos de serviços ao cidadão, espaços de diversão e arte, bibliotecas etc.

            Diante da configuração social, na qual o acesso ao computador tornou-se um elemento presente na vida cotidiana de um número considerável de brasileiros, apresenta-se um panorama de organização de bibliotecas comunitárias. Esse panorama aborda os aspectos de construção de coleções para o acervo, baseando-se em princípios da informatização, materializados no uso de softwares livres que automatizam os procedimentos inerentes à gestão de um acervo de biblioteca de pequeno ou médio porte.

1.1– Justificativa

As bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação se localizam nas regiões e bairros periféricos dos grandes centros urbanos e objetivam suprir necessidades de informação, cultura e lazer dos grupos sociais ali existentes. Essas comunidades carecem de espaços culturais públicos, como salas de teatro e cinema, bibliotecas, museus, livrarias, galerias e cibercafés. Essa é uma das justificativas para a criação destes centros comunitários de informação e lazer. Em plena ascensão de uma sociedade pautada pela informação e conhecimento, ainda existem “pessoas desinformadas, não pela opção de não quererem fazer parte desse processo, mas porque se vêem privadas do direito de participação” 3 . Para uma grande parcela de cidadãos a informação só se torna acessível se for gratuita e se houver meios (sociais, políticos, físicos) que a aproxime das pessoas.              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (751 Kb)   docx (910.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com