TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIX SIGMA

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

Six Sigma

Johnny Adenauer Pena Garcia

Ciência da Computação – Faculdade Paraense de Ensino (FAPEN) – Belém – PA – Brasil

Abstract. This paper describes a little about the topic Six Sigma . It requested the written summary and abstract only for articles written in Portuguese . This paper aims to add knowledge and add points the final assessment of the merits of Software Quality .

Resumo. Este trabalho descreve um pouco sobre o tema Seis Sigma. É solicitada a escrita de resumo e abstract apenas para os artigos escritos em português. O trabalho tem como objetivo somar conhecimentos e agregar pontos a avaliação final da matéria Qualidade de Software.

1. Introdução

O termo Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é definido como um conjunto de
atividades desenvolvidas para aumentar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando ou minimizando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.

        A ferramenta Six Sigma foi desenvolvida em 1987 por Bill Smith na Motorola. Pós o acontecido, em 1995, ganhou ainda mais força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE. A ferramenta tornou-se popular entre empresas de todo mundo devido sua grande eficiência e eficácia. Até hoje é considerado um dos principais temas da Qualidade Total.

        O Seis Sigma também é definido como uma estratégia de gerenciamento planejada, visando resultados de qualidade e financeiros, com o objetivo específicos   promovendo mudanças significativas nas organizações, buscando sempre a melhoria nos processos, na produção e nos serviços oferecidos aos respectivos clientes. O foco principal do Seis Sigma é a satisfação total dos clientes, através da redução de defeitos e erros nos processos, priorizando o ótimo desempenho da empresa.

        Segundo Jack Welch, “o grande engano é supor que o Seis Sigma trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”

2. Definição

A origem do termo “Sigma” no contexto da ferramenta, é o símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada indicando o quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for esse sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra visão, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos ou serviços.

        Metodologias do Six Sigma

        O Seis Sigma segue dois métodos principais, compostos de cinco fases cada um. Ambos foram inspiradas no ciclo PDCA.:

DMADV
        Utilizada em projetos focados na criação de novos desenhos dos produtos, serviços e processos:
        Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;                                                                    
        Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;            
        Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;                      
        Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;            
        •Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.                
[pic 1]

        


Figure1. DMADV

DMAIC
         Utilizada em projetos focados em melhorar produtos, serviços e processos de negócios
já existentes. Também é conhecida como DFSS (“
Design For Six Sigma”):                    

        •
Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;                                                              

        •
Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados importantes                                                                                          

        •
Analyse the data: analisar os dados para investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;                                      

        •
Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;                                                        

        •
Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (359.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com