TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S.O Linux - Pesquisa

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de adotar o Sistema Operacional Linux, é necessário decidir qual distribuição utilizar: todas elas possuem o mesmo kernel (núcleo), porém cada uma tem suas próprias características, assim, devemos analisar bem e adotar aquela que poderá atender melhor suas necessidades e te deixar mais confortável ao uso. Dentre as principais distribuições do Linux estão:

Debian: Uma das distribuições mais antigas e populares tanto em desktops como em servidores (já que é altamente estável e segura, tornando-se ideal para esse fim), foi lançada em 16 de agosto de 1993, e já serviu de origem para mais de 140 outros sistemas que derivam dela, além de possuir um dos maiores repositórios de pacotes dentre outras distros, cerca de 37500 pacotes – todos livres.

*Curiosidade: Debian foi a primeira distribuição a incluir um sistema de gestão de pacotes para fácil instalação e remoção de software e também a poder ser substituída por uma versão mais recente sem necessitar de reinstalação.

Ubuntu: Baseada no Debian e lançada em 20 de outubro de 2004, é atualmente uma das mais utilizadas e populares distros do Linux, faz sucesso devido a sua interface ser bastante amigável e adaptada para os desktops, diferencia-se também em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente. É altamente recomendada para aqueles que na vida nunca utilizaram um sistema Linux.

LinuxMint: Lançada em 27 de setembro de 2006, é considerada por muitos como um ‘Ubuntu melhorado’, ou ‘Ubuntu perfeito’, seu propósito é providenciar um sistema Linux que esteja pronto para uso assim que terminar a instalação, apesar de não possuir muitos recursos, é bastante estável e amigável, contendo um menu parecido ao MenuIniciar do Windows.

KaliLinux: Lançada em 13 de março de 2013, também baseada no Debian, é destinada a testes de penetração para avaliar a segurança de um sistema ou rede, simulando ataques de uma fonte maliciosa, dispondo de muitos softwares pré-instalados, como o Jhon The Ripper (password cracker) e o Aircrack-ng para testar a segurança de redes sem fio.

Fedora: Lançada em 2003, seu objetivo principal do projeto é construir um sistema Linux de propósito geral e de desenvolvimento público. Esta distribuição é conhecida por ter muitas atualizações, com meses ou mesmo semanas de intervalo.

OpenSuse: Outra distro antiga, lançada em março de 1994, é a versão livre de outro sistema operacional, o Novell SuSE, além de ser poderoso em desktops, se comporta de forma robusta e estável em servidores, tendo como principal diferencial o YaST (Yeah Another Setup Tool), uma ferramenta que centraliza todo processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux de fácil utilização, podendo ser comparada ao Painel de Controle presente no Windows.

Curiosidade: A distribuição Linux mais antiga e ainda ativa é o Slackware, com mais de 14 anos, lançada em 16 de julho de 1993, é considerada por muitos uma distribuição difícil de usar, voltada para o usuário expert ou hacker, e é uma das poucas que mantem a interface de instalação em modo-texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com