TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE PARA DESENHOS TÉCNICOS

Tese: SOFTWARE PARA DESENHOS TÉCNICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DESENHO TÉCNICO

SOFTWARES PARA DESENHOS TÉCNICOS.

Temos hoje em dia no mercado e na internet várias ferramentas (softwares) úteis para desenho técnico, desde as mais simples e grátis, as mais sofisticadas e com custos elevados. Podemos falar de alguns softwares como os citados a seguir: Sweet Home 3D, SketchUp, MyvirtualHome e AutoCAD. Comentarei superficialmente essas ferramentas de desenho a seguir.

Sweet Home 3D

Os principais recursos oferecidos pelo Sweet Home 3D são:

Desenhar paredes inclinadas ou retas com dimensões precisas usando o mouse ou teclado. Insira portas e janelas nas paredes soltando o item na planta, e deixe o Sweet Home 3D calcular os espaços nas paredes. Adicione móveis à planta da casa apartir de um catálago organizado por categorias como, por exemplo, cozinha, sala, quarto, banheiro. Altere as cores, texturas, tamanho, largura, localização e orientação dos móveis, paredes, teto e chão.

Enquanto desenha a casa em 2D, veja simultaneamente em 3D apartir do ponto de vista aéreo, ou navegue dentro da casa apartir do ponto de vista de um visitante virtual. Comente na planta da casa com quartos, linhas dimensionais, textos e mostre a direção do norte com a bússola. Crie imagens realisticas e videos com a disponibilidade de personalizar as luzes e efeito da luz do Sol de acordo com o horário do dia e localização geográfica. Importe a planta da casa para desenhar paredes sobre ela, os modelos 3D para completar o catálogo padrão, e texturas para personalizar superfícies.

Sweet Home 3D é uma das melhores opções gratuitas para planejamento de ambientes. O programa apresenta uma série de pontos positivos, a começar pela interface organizada e de fácil entendimento, algo extremamente útil para os navegantes de primeira viagem que chegam a este software.

Com apenas uma barra de ferramenta e um vasto banco de dados organizado em um menu semelhante ao de um gerenciador de arquivos, o visual do Sweet Home 3D não será empecilho para ninguém que deseje planejar uma casa. O banco de dados, aliás, é outro ponto muito interessante, garantindo uma ampla gama de opções para decorar cada ambiente com precisão.

A estrutura do programa também não pode deixar de ser apontada como um ponto positivo, pois garante informações avançadas sobre os itens com os quais você trabalha e, acima de tudo, a visualização em tempo real de cada objeto. É uma forma prática de manter um controle direto sobre o que você faz.

As formas de exportação do conteúdo é que deixam um pouco a desejar. Você pode imprimir a sua criação ou então exportar tudo para um documento em PDF, não havendo qualquer chance de criar um arquivo de imagem, por exemplo, o que facilitaria o compartilhamento de tudo.

Mas esse é talvez o único ponto que mereça uma crítica não tão positiva, pois, no mais, Sweet Home 3D funciona perfeitamente bem, sem falhas graves ou problemas de desempenho. Além de tudo, ele não consome muitos recursos enquanto trabalha o que coroa de fato o seu ótimo desempenho.

Prós: Totalmente em português, ferramentas fáceis de dominar visualização dos resultados em tempo real.

Contras: Número limitado de formatos suportados para exportação

SketchUP

Obtenha bons resultados com rapidez. Há uma razão para o Sketchup ser sinônimo de software de modelos em 3D - ele é fácil de usar e tolerante: não sacrificamos a usabilidade em nome de funcionalidade. Comece desenhando linhas e formas. Empurre e puxe superfícies para transformá-las em formas em 3D. Alargue, copie, gire e pinte para fazer o que você quiser. Encontre um modelo 3D de qualquer coisa.

Seja uma cadeira para a sala que você está desenhando ou um rinoceronte para o seu zoológico, você encontrará quase tudo de que precisa no 3D Warehouse do SketchUp, o maior repositório do mundo de modelos 3D gratuitos. E qualquer um pode usar o 3D Warehouse para armazenar e compartilhar modelos. Transforme modelos em desenhos com o LayOut. Em algum ponto na maioria dos projetos, você precisará transformar o modelo em um conjunto de desenhos que transmita a mensagem. O LayOut no SketchUp permite adicionar visualizações de modelo a páginas, escolher escalas de desenho, ajustar pesos de linha e adicionar dimensões, chamadas e gráficos. Faça uma alteração ao seu modelo do SketchUp e veja-a automaticamente refletida no LayOut. E, quando for a hora certa, exporte PDFs, imagens e arquivos CAD.

Esta ferramenta é gratuita, o que já é merecedor de muitos elogios. A interface é realmente intuitiva e flexível se comparada a outros programas do gênero, os quais são muito mais complexos. A curva de aprendizado é praticamente nula, uma vez que é possível começar a criar assim que você executa o programa.

Os modelos criados podem ser salvos em diversos formatos e integrados com outros aplicativos do Google, como o YouTube. Todos os objetos são codificados geograficamente para serem usados no Google Earth, o que proporciona a criação de projetos o mais próximo possível da realidade.

De fato, o SketchUp é mais fácil que outros programas, mas isso não significa que qualquer usuário vai conseguir desenvolver tudo o que vier a sua mente com tanta facilidade. Conhecimentos prévios em desenhos vetoriais são muito bem-vindos e devem fazer toda a diferença na velocidade de aprendizado e familiarização do projetista.

Prós: Ótima interface, para qualquer usuário.

Contras: Sem tradução para português.

My Virtual Home

Você já deve ter visto aqueles projetos de mobiliar casas em que tudo aparece bonitinho, quase como uma casa dos sonhos. Pois o My Virtual Home é um aplicativo que ajuda você a criar no computador um projeto de design de interior semelhante, elaborando toda a parte de dentro do imóvel que você sempre quis. Escolha itens de salas pré-mobiliadas e arraste-os para uma cena para começar a construção de sua casa. O My Virtual Home permite controle amplo sobre o desenvolvimento de um modelo, pois você pode visualizar em modo aéreo, modo 3D, ou modo travessia (no qual você “caminha” pelo projeto).

O painel que fica à esquerda está repleto de ferramentas para que você construa seus modelos. Por ali você pode tanto acessar tutoriais quanto criar um novo projeto a partir do zero. Basta escolher o tipo de objeto que você quer adicionar (como quartos, salas, banheiros, itens de decoração, mobília etc.) e posicioná-los como bem entender.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com