TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de Redes de Computadores

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

Introdução        2

1.        Conceito de redes de computadores        3

2.        Objectivos das redes de computadores        3

2.1.        Crescimento do uso das redes de computadores        4

3.        Princípios Básicos da Segurança de Redes de Computadores        4

3.1.        Segurança de redes de computadores na internet        5

3.2.        Ameaças e Problemas de Segurança de Redes de Computadores        7

4.        Hackers        7

4.1.        Vírus        8

5.        Firewall        9

6.        Princípios de Criptografia Computacional        10

6.1.        A linguagem criptográfica        10

6.2.        Métodos criptográficos simétricos        10

6.3.        Métodos criptográficos assimétricos (ou de chave pública)        11

6.4.        Métodos criptográficos assimétricos: prós e contras        11

Conclusão        13

Bibliografia        14


Introdução 

A princípio, o sistema de redes foi projectado com o objectivo de pesquisa, com a finalidade fundamental de estabelecer interactividade entre computadores, portanto, a segurança estava ausente no sistema. Ao longo dos anos as organizações perceberam a necessidade de implementar um sistema prático e viável a longo prazo. Na realidade actual, com o crescimento da demanda comercial cada vez mais acentuada, a segurança tornou-se necessária. Na administração organizacional, a informação é de grande importância como activo permanente da empresa; deve ser considerada na estrutura do sistema de segurança e claramente estabelecida por uma classificação no controle de informações para que futuramente sejam acessadas, evitando a invasão por pessoas não autorizadas.

A Segurança de redes é um requisito extremamente divulgado na mídia em geral. Actualmente, apesar dos problemas constantes e perigos referentes à segurança das redes de computadores, a maioria das empresas não possuem estrutura necessária para enfrentar os problemas frequentes no uso de rede.

Nesse trabalho, descrevem-se alguns dos problemas e ameaças relativos à segurança de redes de computadores, especificamente sobre invasões de redes e perdas financeiras causadas por vírus de computador. A opção pelo estudo deve-se ao fato de perceber - se um aumento negativo na incidência desses tipos de problemas em relação ao sistema.

Enfatizou-se uma descrição de recursos como ferramentas e métodos utilizados para a protecção e segurança de redes de computadores. Não é finalidade deste artigo apresentar um guia completo para a implantação de métodos de segurança de redes. Cada ferramenta ou problema no sistema de rede é complexo o bastante para ser objecto de um estudo.

Rede de computadores

No ambiente do sistema de rede de computadores, procura-se mostrar as definições dos temas que serão apresentados nos tópicos subsequentes: Conceito de redes de computadores, seus objectivos, o aumento constante do seu uso e os princípios básicos que norteiam a segurança de redes de computadores.

  1. Conceito de redes de computadores

Rede de Computadores é um conjunto de computadores autónomos interconectados por uma única tecnologia (Tanenbaum).

Rede de Computadores é a interligação de dois ou mais micros na rede com objectivo de partilharem recursos, seja remotamente ou à uma determinada proximidade da rede (Filipe).

O termo Redes de Computadores está começando a soar um tanto desactualizado, dados os muitos equipamentos não tradicionais que está sendo ligados às Redes (Kurose, 2006).

Sistemas domésticos eléctricos e de segurança, câmaras Web e até mesmo torradeiras estão sendo cada vez mais conectados às Redes (BBC, 2001).

A operacionalização de uma rede de computadores tem como objectivos básicos prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e o acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas facilitando a comunicação entre seus usuários.

  1. Objectivos das redes de computadores

Tanebaum (1994) define os objectivos das interconexões de computadores autónomos como sendo:

  • Compartilhamento de recursos: Fazer com que todos os programas, dados e equipamentos da rede estejam disponíveis a todos os usuários independentemente de sua localização física. Como exemplo, pode citar-se o compartilhamento de uma impressora por vários usuários;
  • Economia: A substituição gradativa dos antigos mainframes para as redes de computadores de pequeno pote, significou uma redução muito grande nos custos de manutenção dos sistemas de informação possibilitando uma verdadeira revolução nos CPDS. Esse fenómeno ficou conhecido mundialmente como Downsizing. Essas redes de computadores de pequeno porte possibilitam um aumento da capacidade de processamento a medida que a demanda cresce, ao contrário dos grandes mainframes, onde a sobrecarga só poderia ser solucionada com a substituição do mesmo por um mainframe de maior capacidade, a um custo geralmente muito elevado.
  • Prover um meio de comunicação: As redes de computadores também são um poderoso meio de comunicação entre pessoas, possibilitando inclusive o trabalho em conjunto, mesmo estando a quilómetros de distância.

  1.   Crescimento do uso das redes de computadores

Com o advento da globalização a partir do século XX, a demanda tornou-se extremamente capitalista, surgindo novas necessidades de conquistar qualidade e eficiência no serviço a custo baixo. A grande quantidade de dados ou informações a serem processadas e armazenas demonstram um volume incalculável. O sistema de redes surge neste contexto: para superar a necessidade do ser humano de controlar os dados em abundância com precisão e rapidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (297.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com