TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informação

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

GRUPO

APLICATIVO DE ESTATÍSTICA

SOROCABA

2014

UNIVERSIDADE DE SOROCABA[pic 1]

AUTORES

APLICATIVO DE ESTATÍSTICA

Projeto de um aplicativo que utilize conhecimentos de probabilidade. Vinculado à matéria de Estatística, 2° semestre de 2014.

Orientadores(as): Prof. Leandro

SOROCABA

2014

[pic 2]

[pic 3]



SUMÁRIO

RESUMO        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Coleta de dados        

2.2        Resultados adquiridos        

     2.3     Inserção dos dados no banco        

     2.4     Ambiente e desenvolvimento        

3.        RESULTADO        

4.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



RESUMO

O trabalho consiste basicamente em calcular probabilidades de vitória e derrota em confrontos do Campeonato Brasileiro de Futebol, Série A. A primórdio, focamos em confrontos clássicos ou regionais, a fim de testes. Para tanto, analisamos o histórico dos jogos do Campeonato Brasileiro, desde seu início, quando a competição ainda era chamada de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em meados da década de 60.



  1.  INTRODUÇÃO

Não é de hoje que o mundo do futebol envolve cálculos estatísticos, probabilísticos, números e mais números; quantidade de escanteios por partida, de laterais, retrospectos de um jogador contra determinados adversários e por aí a fora. Porém, logo naquele que é considerado o país do futebol, os números e estatísticas não são valorizados, e por inúmeras vezes, totalmente ignorados. Se comparados a outros países onde o futebol é tradição nacional, como por exemplo, Inglaterra, Argentina, Alemanha e Itália, os números fazem parte do dia a dia do futebol e de suas transmissões, onde os números das partidas são a todos os momentos enfatizados e exibidos, a fim de deixar o espectador completamente informado e atualizado a repeito do show cujo qual está acompanhando.

Baseado nesse triste cenário, e na falta de mercado nessa área, nosso grupo decidiu fazer um aplicativo onde seja possível verificar dados históricos dos confrontos do Campeonato Brasileiro de Futebol. Como ênfase inicial, demos preferência apenas a confrontos clássicos ou regionais, analisando o histórico do confronto, dentro da própria competição, para determinar qual a probabilidade do Time A ou do Time B de vitória, sendo esse o pontapé inicial de um projeto que pretendemos evoluir muito mais.    

Considerando o espantoso aumento do uso regular (para não dizer vicioso) de smartphones, decidimos fazer esse aplicativo para essas plataformas, sabendo que seria o de mais fácil acesso a todos, se considerarmos ainda o padrão daqueles que assistem o futebol: sentados ou deitados, porém acompanhando pela televisão. Sendo assim, ainda que por meio de uma aplicação desktop ou site as informações poderiam ficar mais bem dispostas e claras, a aplicação não seria útil ao padrão do público alvo, uma vez que não seja confortável assistir a um jogo de futebol e mexer no computador simultaneamente.  

                   



  1. DESENVOLVIMENTO

Neste capítulo decorreremos a respeito da confecção do trabalho em si: metodologia e ferramentas adotadas.

  1. Coleta de dados

Como início dos trabalhos, definimos que seria de primordial importância fazer o levantamento correto das informações. A fonte mais completa que encontramos foi do site http://futpedia.globo.com/, um site do grupo Globo que exibe informações gerais a respeito da história dos clubes brasileiros de futebol.

Como já dito anteriormente, o foco momentâneo da aplicação seria a respeito do levantamento dos confrontos considerados clássicos ou regionais, selecionando ao menos três adversários para a análise. Sendo assim a relação entre clube e adversários ficou da seguinte maneira:

/*Relação de time adversário*/

*Vale destacar, que em alguns casos, faltavam dentro da própria Série A adversários. Sendo assim, usamos como critério de escolha dos adversários a serem analisados:

1- Clássicos regionais;

2-Confrontos contra times de proximidade geográfica;

3-Confrontos de importância nacional.

  1. Resultados adquiridos

Admitindo apenas “valores absolutos”, analisamos os confrontos dando como possíveis resultados:

        V: vitória;

        E: empate;

        D: derrota.

Assim sendo, os resultados obtidos foram:

/*Relação adversário resultado*/

Importante salientar, que os diferentes números de confrontos deve-se ao fato de que alguns times estão a mais ou menos tempo na Série A do Campeonato Brasileiro, como é o caso, por exemplo, do time Chapecoense, onde o mesmo só está na Série A desde o ano passado (2013), ocasionando um número bem pequeno de dados a serem analisados, diferentemente de confronto que já existem desde o começo da história, caso de, por exemplo, Santos e Corinthians.

  1.  Inserção dos dados no banco

A inserção dos dados no banco de dados foi realizada por meio de comando de linguagem de manipulação de dados SQL, linguagem que já é naturalmente vinculado ao software escolhido para o desenvolvimento da aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com