TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Atuais

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Autor:Yan Grunes de Alencar

Os Sistemas Operacionais Atuais

Introdução

Os sistemas operacionais se mostram elementos essenciais para qualquer sistema computacional atual, quer em carros, fornos de micro-ondas, videogames e os mais variados e não imaginados sistemas simples, até os computadores.Com a expansão da tecnologia ,e sua importante relação com a modernidade, o estudo dos sistemas operacionais se torna cada vez mais importante. Por si só, tem um papel essencial, que é intermediar o contato dos usuários com o hardware em questão, ser a parte na maior parte das vezes não física, onde ocorre a interação.

A primeira palavra que um leigo em informática, e somente usuário de computadores e/ou notebooks teria para definir um sistema operacional provavelmente seria : “Windows”. Certamente esse é o sistema operacional mais conhecido mundialmente, e o que está por trás do mesmo  é algo incrível, que sem o mesmo, a utilização  de computadores realmente estaria bastante prejudicada, pois os usuários procuram facilidade, intuitividade e praticidade ao utilizar determinado aparato tecnológico. São os mais diversos aparelhos que o possuem, e qualquer pessoa que utilizar um sistema mais moderno, terá uma certa facilidade, pois em grande maioria ,foi projetada para realizar uma interação fácil e objetiva do usuário com suas atividades mais rotineiras. A “mágica” por trás do Sistema operacional será parcialmente desvendada no decorrer deste.

        

Desenvolvimento

Como uma pessoa que simplesmente quer acessar uma planilha no excel, ver vídeos ou simplesmente acessar uma rede social, vai conseguir gerenciar os dados do disco de seu computador, as memórias existentes, suas portas usb, a conexão com a rede, para executar essas tarefas “básicas”?. Não necessariamente com este problema foi criado um sistema operacional, mas justamente  é esta a ideia. O objetivo mais primitivo e básico de um SO é efetuar o gerenciamento de recursos de hardware e do próprio software, para que o usuário não se preocupe com demais detalhes , e foque simplesmente nas tarefas a serem executadas por ele.

        Este é um exemplo simples , e atual , mas é de suma importância que seja esclarecido que um sistema operacional atua em muito mais lugares do que se imagina. No nosso cotidiano temos exemplos em diversos lugares de sistemas operacionais, tais como: smartphones, tablets , fornos de micro-ondas , máquinas de lavar modernas  , geladeiras , tudo que contenha uma determinada inteligência e uma programação  predefinida , e contato com um usuário final.

A gerencia de recursos de hardware, que é sua função principal , é bem vasta e complexa , mas bem técnica e consiste em gerenciar de forma específica cada recurso físico a fim de executar transferência de dados e comandos , para executar uma determinada ação, quer no hardware, quer no software. São várias as classificações de sistemas operacionais e estas variam de acordo com vários parâmetros como velocidade, recursos suportados, dentre outros. Os primórdios dos sistemas operacionais, trabalhavam por lote, e basicamente sua execução de tarefas era feita em forma de fila e estes eram executados. A execução de tarefas, em forma de fila , faz com que os comandos sejam executados em sequência e com que o usuário não interfira nessa execução.

Algumas características do sistema operacional são: rede , e faz com que ofereça aplicações a nível local a outros computadores conectados, e é bastante comum e está integrado em muitos sistemas operacionais; Distribuído , que nada mais é um grande sistema em rede, onde todos os recursos estão disponibilizados de forma global e transparente, e quando é lançada uma aplicação , não há como saber onde está executando ou armazenando arquivos; Multi-usuário suporta vários usuários  em um mesmo sistema operacional, e cada um com uma permissão específica , o que é bastante comum , por exemplo no Windows, quando é feito logoff e pode ser acessado outro usuário do sistema; Desktop é basicamente a mais comum das características atuais, e trabalha com a idéia de uma mesa de trabalho , onde são manipulados os trabalhos comuns e os arquivos; Servidor  é a característica de gerenciamento, onde busca uma gestão eficiente de recursos tais como memória, processadores e disco e impõe prioridade e limite do uso de recursos; É embarcado quando está em um hardware limitado em vários recursos , e são basicamente alguns smarphones, dvds, tvs, etc; Em tempo real,quando se conhece o tempo de resposta de cada operação ,tanto o tempo máximo,quanto o tempo mínimo.

São funcionalidades implementadas por um SO: Gerenciamento de processador, memória, dispositivos,arquivos e proteção. Todas tem suas particularidades e efetuam o gerenciamento de uma determinada forma, e ambas em conjunto formam o sistema como um todo.

Um Sistema Operacional em si é composto por um núcleo, drivers, código de inicialização e programas utilitários. Dentre várias características dos sistemas operacionais atuais, e suas especificações técnicas, a importância maior é a parte “humana” que o sistema busca gerar valor.Mais do que um simples software de gerenciamento de instruções, memórias, periféricos, hardwares , o proposto é que uma pessoa utilize o meio digital para determinado fim. Os computadores e demais acessórios tecnológicos como smartphones, smartTvs, tablets, e demais  vêm ganhando mais e mais usuários graças a uma gestão de sistema operacional eficiente. Um exemplo é a ampla utilização de smartphones, que cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Celulares ha 15 anos atrás serviam para efetuar ligações, enviar mensagens ,e trocar alguns dados localmente e até se arriscavam á acessar a internet, mas tudo de forma bastante primitiva e não tão intuitiva e sofisticada como atualmente. A busca por praticidade, facilidade, beleza ao utilizar um aparato tecnológico fez com que os smartphones ganhassem mais influência no mercado , e atualmente, é difícil que alguém não possua ao menos um smartphone e na maioria dos casos, com acesso a internet. O Android um dos sistemas operacionais mais conhecidos, tal como o IOS e Windows phone, e propõe uma tamanha praticidade, a ponto de através de um hardware muitas vezes não tão potente, efetuar várias ações cotidianas, como pagar uma fatura, comprar algo em ambiente virtual , ler um livro , acessar redes sociais , conversar com amigos e familiares , tudo ao alcance de gestos , ao alcance da mão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com