TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Computação e Informação

Por:   •  11/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.289 Palavras (22 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – SANTO ANDRE UNIDADE 3[pic 1]

DANILO VIEIRA FERNANDES RA: 2431943912

DANIEL MIGUEL COSTA SAUSEN RA: 9322755427

DANILO TEIXEIRA MORGAN RA: 1299135804

MARCORELIO SOARES DE SOUZA RA: 1299134081

BRUNO DA FRANÇA BESERRA RA: 2457184296

FELIPE LEITE DE SOUZA RA:

SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES

SANTO ANDRE

2016

DANILO VIEIRA FERNANDES[pic 2]

DANIEL MIGUEL COSTA SAUSEN RA: 9322755427

DANILO TEIXEIRA MORGAN RA: 1299135804

MARCORELIO SOARES DE SOUZA RA: 1299134081

BRUNO DA FRANÇA BESERRA RA: 2457184296

FELIPE LEITE DE SOUZA RA:

SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES

TRABALHO APRESENTADO A SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO – UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – SANTO ANDRE 3 CIDADE: SANTO ANDRE – ESTADO SÃO PAULO

PROFESSOR: KLEBER PEDRON

SANTO ANDRE

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        ............................................................................................................3

1 SAE – SISTEMA DE APOIO EXECUTIVO        4

2 SAD – SISTEMA DE APOIO A DESCISAO        ............................................................5

3 SIG – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS        ..........................................

4 STC – SISTEMA DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO        .

5 SPT – SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES        .

6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO        .

CONCLUSÃO        .

REFERENCIAS        .

INTRODUÇÃO

Neste trabalho trataremos sobre os assuntos que existem em sistemas de processamento de informações, como sistema de apoio executivo (SAE), sistema de apoio a decisão (SAD), sistema de informações gerais (SIG), sistema de trabalhadores do conhecimento (STC), sistemas de processamentos de transações (SPT) e sistema de automação de escritório, abordando sua utilidade nas empresas, seus exemplos, e a hierarquia que cada um deles é colocado em uma empresa com a finalidades de facilitar o entendimento destes processos.

1 SAE – SISTEMA DE APOIO EXECUTIVO

O SAE(Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única padronizada.

Sem o Sistema de Apoio ao Executivo (SAE), os Executivos (Administradores) recebiam uma quantidade enorme de relatórios (em papéis) sobre a saúde financeira da empresa, porém alguns não realizavam uma análise adequada e correta, provocando ações que no futuro, se revelavam prejudiciais para a empresa, e irreversíveis na maioria dos casos.

Com a utilização do Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) estes profissionais executam os cruzamentos dos dados conforme a necessidade, e abstraem gráficos através de ferramentas analíticas, de filtros ou de diagramas que revelam o sucesso ou não dos processos internos e externos da empresa.

Estes sistemas possuem ferramentas para modelagem e análise que exigem do executivo alguns conhecimentos básicos adquiridos através de treinamentos e um raciocínio logico apurado, e logo estará apto utilizar a solução. Estas características de modelar e analisar comprova o valor de flexibilidade destes sistemas.

A velocidade, qualidade e a quantidade de informações permitem aos Executivos monitorar com eficiência todos os processos da empresa.

Existe também uma ferramenta de apoio ao SAE, o B.I (Business Intelligence), pode ser traduzido como inteligência de negócios. Esta definição surgiu em meados dos anos 80 para facilitar os acessos e as explorações dos dados da empresa, analisando os mesmos e desenvolvendo propostas para incremento da tomada da tomada de decisão.

ESTRUTURA GERAL DOS SISTEMAS DE APOIO AO EXECUTIVO[pic 3]

BENEFICIOS DE UM SAE

Os benefícios de um SAE podem ser de diferentes naturezas – tangíveis ou intangíveis.

Melhora o desempenho administrativo;

Amplia a abrangência de controle da alta administração;

Acelera o processo de tomada de decisão;

Analisa, compara e destaca as tendências.

Essa avaliação pode ser categorizada em quatro tópicos: hardware, software, pessoal e treinamento. O hardware inclui os terminais e PCs necessários aos  usuários, as redes de comunicação, os servidores e possíveis mainframes. Os softwares incluem as versões necessárias para desenvolver, usar e proceder a manutenção do sistema. No que diz respeito aos recursos humanos, deve-se considerar aqueles que trabalharão full time no desenvolvimento e implementação do sistema, bem como aqueles que vão contribuir de forma parcial ao projeto dentro de um espectro mais amplo de responsabilidades. Os custos de treinamento devem ser considerados, mas devem ser menos representativos que os demais, visto que os  SAE são intuitivos e devem exigir pouca habilidade ou conhecimentos profundos em tecnologia dos usuários.

2 SAD – SISTEMA DE APOIO A DESCISAO

Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) cobrem uma grande variedade de sistemas, ferramentas e tecnologias. Há quem pense que o termo SAD está ultrapassado e que foi substituído por um "novo tipo" de sistema chamado "on-line analytical processing" (OLAP). Outros há que preferem realçar os Sistemas de Apoio à Decisão baseados em conhecimento como o "state of the art" dos Sistemas de Apoio à Decisão. Os investigadores operacionais focam nos modelos de simulação e optimização como o "verdadeiro" Sistema de Apoio à Decisão. Numa opinião mais generalizada poderemos dizer que os SAD são um termo compreendido em muitos tipos de sistemas de informação que suportam tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com