TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BRASÍLIA/DF

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ACADÊMICO:

RA:

TUTOR A DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: ROGÉRIO IORD

BRASÍLIA/DF

2014

RELATÓRIO I – ETAPA I – CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Nos dias atuais as instituições precisam entender o papel dos diferentes tipos de Sistemas de Informação que existem na administração, estes se fazem necessários pois apoiam a tomada de decisões e nas atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web.

Como existem diferentes tipos de interesses, níveis e especialidades nas organizações, consequentemente são necessários diversos tipos de sistemas, o qual não pode atender todas as empresas de uma forma geral devido suas peculiaridades.

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Dos tipos de Sistemas de Informação existentes destacam se quatro que abrangem diversos níveis organizacionais:

1. Sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc.

2. Sistemas do nível de conhecimento, que envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos.

3. Sistemas do Nível Gerencial, que atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios.

4. Sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa.

Além das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA CADA NÍVEL ORGANIZACIONAL

SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES

Os Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), são sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados e realizam transações de rotina como folhas de pagamento, requisições, entre outros, neste processo o recurso é predefinido e estruturado, e é por ele que o gerente ou administrador pode acompanhar operações internas ou externas da empresa, são muito importantes, pois se entrarem em conflito e pararem de funcionar podem provocar danos a outras organizações e a ela própria. Atendem cinco categorias funcionais: fabricação/produção, vendas/marketing, finanças/contabilidade e recursos humanos.

SISTEMAS DE TRABALHADORES DE CONHECIMENTO

Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) são sistemas de automação usados em escritórios, ofertando atendimento as necessidades do nível de conhecimento, envolvendo trabalhadores com formação universitária, tais como engenheiros, cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc. .

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

O Sistema de Informação Gerencial (SIG), é o estudo dos sistemas de informação na administração e nas empresas, auxiliam o nível gerencial com o uso de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente.

SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO

Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) Atendem também o nível de gerencia ajudando a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também externas como preços de produtos concorrentes etc, Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.

SISTEMAS DE APOIO AO EXECUTIVO

Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) Atendem o nível gerencial, os gerentes seniores que tem pouco ou nenhuma experiência com computadores, servem para tomar decisões não rotineiras que exigem bom senso avaliação e percepção. Criam um ambiente generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e capacidades específicas. Projetados para incorporar dados externos como leis e novos concorrentes, também adquirem informações dos SIG e SAD a fim de obter informações resumidas e úteis aos executivos. , não só sob forma de textos, mas também gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos. Ele é formado por estações de trabalho, menus gráficos , dados históricos e de concorrentes ,bancos de dados externos, e possuem fácil comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com