TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Executivas (SIE)

Por:   •  12/7/2016  •  Artigo  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 8

Sistemas de informações executivas (SIE)

Eduardo Venicius Bibiano Dos Santos, Fortunato Martins Neto, Lucas Campelo Vieira, Luiz Willian da Silva Junior, Ivael Pereira Moreira

Curso de Sistemas de Informação – Universidade Federal do Acre (UFAC) - BR 364, Km 04 - Distrito industrial - CEP: 69.920-900 - Rio Branco - Acre.

eduardovenicius.tc@gmail.com, fortunatoneto@outlook.com, lucas_campelo@live.com, luizwillianjunior@gmail.com, ivaelmoreira@hotmail.com,

Abstract.

1. Introdução

                Sistema de Informação Executiva é um acrônimo do termo (SIE), que foi criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) na década de 1970. São sistemas que combinam inúmeras informações dos sistemas de apoio gerencial e dos sistemas de apoio à decisão, atuando de certa forma, como este último. Esses sistemas surgiram com o objetivo de auxiliar e otimizar as tarefas nas grandes corporações ao redor do mundo,  os softwares desenvolvidos recebem informações à todo o momento sobre as atividades das empresas, processam os dados e geram novas informações que auxiliam às tomadas de decisão, à informatização de todo o processo permite o ganho de tempo para o desenvolvimento de novas atividades e novas estratégias que venham ser de interesse da empresa, a partir dos dados recebidos pelos SIE. Os SIE caracterizam-se por serem uma mistura de softwares, hardwares e meios de comunicação, seu gerenciamento por usuários das empresas são de fácil uso, permitindo acesso às informações compactas e manejáveis.

2. Conceituação de SIE

                Existem inúmeros conceitos para os Sistemas de Informação Executiva, mas citaremos os principais em nosso estudo. Segundo [Pozzebon e Freitas 1996, p.29], o SIE “é uma informação que em termos de informática disponibiliza informações corporativas e estratégicas para os decisores de uma organização, de forma a otimizar suas atividades habilidade para tomar decisões de negócios importantes”.

                [Mcleod 1993, p,586] define que “um sistema de informações executivas é um sistema que provê informações para o executivo do desempenho global da firma”. Já para [Alter 1992, p.136], um sistema de informações executivas é “um sistema altamente interativo provendo os dirigentes e executivos com acesso flexível a informação para monitorar resultados das operações e condições gerais do negócio”.

3. Surgimento e Desenvolvimento

                O período da última metade do Século XX caracterizou-se por um momento histórico de inovações tecnológicas em que uma série de inventos aqueceu setores diferentes da indústria, comunicação e empresas. A Internet surgiu e trouxe com ela a grande valorização de uma característica de todo o mundo: informação. Esta por sua vez, sempre foi de grande valia para o relacionamento do ser-humano ao redor do mundo, principalmente no mundo dos negócios, porém suas formas de processamento e de comunicação sempre foram limitados. As informações em empresas, por exemplo, sempre foram caracterizadas por um lento processo de análise que retardavam ações posteriores aos resultados.

                Com o desenvolvimento dos Sistemas de Informação e a internet, ambos proporcionaram e induziram uma extraordinária valorização das informações em todos os âmbitos, visto que com os sistemas as atividades se tornaram mais simples e as informações se desprendem mais rápido com a internet. Através disso, empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas, perceberam a necessidade das grandes corporações para com a análise, processamentos e resultados de suas ações então surgem os Sistemas de Informações Executivas.

4. Pirâmide dos sistemas de informação

                O Sistema de Informações Executivas (SIE) são uma das partes integrante de todos os sistemas existentes em uma organização que faz o uso massivo de softwares, neste contexto, em análise da Pirâmide dos Sistemas de Informação, podemos notar que este por sua vez está na principal fonte de informação e pré-gerenciamento de uma empresa (figura 1).

[pic 1]

 Figura 1. Representação da pirâmide dos sistemas de informações.

                Abaixo do SIE, estão os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), ambos fazem o uso dos resultados obtidos em seu auxiliador superior, o executivo, destaca-se o papel dos SADs, este por sua vez possui um papel fundamental nas empresas, por meio dele que o departamento de gerência e marketing decidem as próximas ações a serem tomadas nas organizações a partir dos resultados obtidos no SIE, então o SIG coloca tudo em evidência e funcionamento.

                Em sequência no esquema piramidal, entra em foco os sistemas operacionais, como o Sistemas de Processamento e Transação (SPT) que fazem o processamento de todos os processos de faturamento, folha de pagamento,  contas a receber e pagar, tesouraria e contábil. Na base piramidal, está os Sistemas de Automação (SA) que dizem à respeito aos sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritórios.

                Logo, a base vital das empresas que fazem o uso de sistemas de informação hoje em dia é o Sistema de Informações Executivas, que servem de entrada de dados e processamento, fornecendo informações para os outros setores e para que as corporações venham ter resultados satisfatórios com todo o processo dos sistemas incorporados nelas.

        

5. Características dos SIE

                Com a evolução dos sistemas de informação ao longo do tempo, é possível analisar uma série de características que se diz a respeito dos Sistemas de Informações Executivas e outras que venham se incorporar devido as mudanças correntes e pontuais dos setores de administração das empresas, que buscam melhores resultados. Vejamos a figura 2 a seguir:

[pic 2]

Figura 2. Quadro mostrando as características de um SIE.

                Nota-se que os Sistemas de Informações Executivas quanto a qualidade de informação, estes geram informações precisas e extremamente confiáveis aos seus usuários e empresas. Em sua relação com o usuário, requerem uma facilidade para o seu uso com ferramentas que venham ajudar a utilização por parte de pessoas que possuam conhecimento avançado e ou iniciante, além de serem sistemas seguros aos locais que estão alocados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (405 Kb)   docx (444.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com