TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Executivas

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

Beuren, I. M.; Martins, L. W. Sistemas de Informações Executivas: suas características e reflexões sobre sua aplicação no processo de gestão. Revista Contabilidade & Finanças FIPECAFI - FEA -USP, São Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 6 – 24, maio/agosto 2001.

Com a invenção do satélite, o advento da informática e a internet as organizações mudaram nos aspecto estrutural, funcional, comportamental e de desempenho valorizando um recurso primordial para a sobrevivência, a informação. Os sistema de informação evoluíram de acordo com as necessidades das organizacionais, no inicio esse sistema eram desenvolvidos pela própria empresa em um local determinado, Centro de Processamento de Dados (CDC), com objetivo de agilizar seus processos internos e departamentos administrativos, na sequencia iniciou-se o desenvolvimento de automação das linhas de produção e a preocupação em gerar sistemas que possibilitassem suprir informações de gerentes e executivos, para tomada de decisão. No terceiro momento com o surgimento dos microcomputadores e das redes locais, nasceram empresas ligadas exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas de informação e de gerenciamento da tecnologia da informação, que contribuiu para a terceirização, diminuindo os custos na locação de mainframes e pessoal. No quarto momento, nos anos 90 as empresas estavam com seus sistemas equilibrados e funcionando adequadamente, surge a necessidade de levar a seus clientes e fornecedores os benefícios resultantes da informática, gerando assim uma geração íntima de acesso facilitado.

Nos dias atuais com a chegada da internet, as organizações estão moldando ainda mais esta ferramenta, através de novas formas de negocio e prestação de serviços que estão sendo inventadas, já existem os conceitos de e-business e e-commerce, caindo assim às barreiras geográficas e uma nova era está surgindo. Num ambiente de negócios que requerem flexibilidade, o processo de tomada de decisão necessita de rapidez no processamento dos dados pela tecnologia, bem como disponibilidade e acesso a informação. O sistema de informação consiste em uma soma estruturada de elementos, cujo fluxo alimenta o processo decisório, e a tecnologia de informação é a ferramental do qual se utiliza a pratica de trabalho, neste sentido podemos destacar:

Sistema de Informações Gerenciais (SIG) – de acordo com Stair (1998, p.38) “é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para oferecer informações de rotina aos administradores e tomadores de decisão”, e tem como principais características o foco na informação direcionada a gerente de nível médio; fluxo de informação estruturado; integração dos sistemas por área funcional; e geração de relatórios e consultas, normalmente com uso de banco de dados. Dessa forma, no SIG tem como público-alvo os níveis gerenciais da empresa que oferece informações sumarizadas, contemplando o comportamento dos negócios no período passados através de totalizações e consolidando as operações realizadas.

Sistema de Apoio à Decisão (SAD) – é conceituado por Stair (1998) como “um grupo organizado de pessoas”, procedimentos, banco de dados, e dispositivos usados para dar apoio à tomada de decisão referente a problemas específicos, acrescenta “que o foco de um SAD está na eficácia da tomada de decisões em fase de problemas comerciais não estruturados ou semi- estruturado”. A adaptação ao usuário permite recursos de simulação, julgamento e escolha de estilos de diálogos.

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com