TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

                    Integrantes:

Ednaldo Marcel Trivelato: 7252598114

Luciano Costa:

Mônica Marcondes Marques: 7252628716

Wellington Miqueias:

Marcos Bergamin:

Disciplina: Sistemas da informação

Professor: Oscar Júlio Filho

Jundiaí

2015


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Definição de Sistema da informação.        

3.        Tipos de sistemas da informação utilizados nas organizações.        

4.        SIG - Sistemas de Informações Gerenciais        

5.        SAD - Sistema de Apoio à Decisão        

6.        O papel da tecnologia da informação no ambiente dos negócios        

7.        O significado dos sistemas de informação no ambiente das organizações        

8.        Conquistando a fatia no mercado E-Commerce        

9.        Conclusão        

10. Referencias Bibliográficas........................................................................19

  1. INTRODUÇÃO

           A tecnologia da informação vem contribuindo para a mudança dos cenários organizacionais, mais notadamente no que se refere ao aumento da capacidade de processamento, tanto na estrutura quanto nos fluxos de informação. Do ponto de vista interno, a eficiência organizacional tem tido reflexos em função das novas tecnologias que afetam a organização, processamento e uso da informação. Quanto ao cenário externo, à configuração na forma de fazer negócios também está sendo afetadas, as bases da competição estão se transformando, a relação entre antigos rivais e reconfigura, onde a existência de redes e parcerias de negócios torna-se constantes.

         Todos os segmentos são afetados: varejo, serviço, financeiro, manufatura e educação estão cada vez mais próximos uns dos outros, parecendo ter suas relações facilitadas pelo fluxo de informação existente entre eles e potencializadas em função das tecnologias de informação.

Desta forma, cabe aqui o questionamento: Como a aplicação do S.I na reestruturação dos fluxos de informação, pode contribuir para o aumento da eficiência produtiva?

A importância do sistema, a potência que gerência internamente as organizações, a decomposição e a vulnerabilidade do sistema, como implantar vantagens competitivas extraindo o máximo do sistema de informação?

  1. Definição de Sistema da informação.

Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.

Segundo Buckingham ET al. 1987, um Sistema de Informação é uma entidade Sócia técnica que junta, armazena, processa e disponibiliza informação relevante para uma organização de modo a torná-la acessível e útil para quem a deseje e possa utilizar.

Um sistema de informação é assim um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade é assegurar a informação útil necessária às diversas funções e níveis das organizações, assim como à sua envolvente externa.

Uma ideia errada que muitas vezes é incorretamente aprendida é a de que os sistemas de informação são apenas tecnologia.

Não poderia estar mais errada. Os SI englobam, para além da parte tecnológica, a Informação já bem descrita por aqui, bem como as suas qualidades, os procedimentos organizacionais, e até as próprias pessoas – os recursos humanos das empresas.

No extremo, os gestores poderiam até criar e desenvolver SI manuais para apoio às suas atividades. Se bem que tal, nos dias que correm seria bem pouco prático e competitivo, dado o crescente desenvolvimento da atividade econômica e a quantidade de informação que lhe está cada vez mais associada – muito pouco tratável sem o recurso às ciências computacionais.

  1. Tipos de sistemas da informação utilizados nas organizações.

Uma empresa geralmente se divide em três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico.

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE). Essa é a forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

SPT - Sistema de Processamento de Transações

Definição: Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização.

Características: primeiro os dados são coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.

Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com