TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação

Por:   •  12/5/2016  •  Artigo  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 12

AULA I

1. O Computador

Os sistemas computacionais evoluíram na medida em que as tecnologias de integração e miniaturização e a capacidade de processamento foram evoluindo. No início, ou seja, durante a primeira geração, os sistemas eram compostos por válvulas (tubos elétricos a vácuo) de alto custo, de difícil implementação, baixa confiabilidade e alto consumo.

Com o passar dos anos e com a evolução tecnológica, veio a revolução dos semicondutores (transistores), seguida dos circuitos integrados de alta capacidade de integração, os quais permitiram sistemas cada vez menores, mais rápidos, mais fáceis de implementar, com baixo consumo de energia e com maior capacidade de processamento.

Existem três tipos de categorias de sistemas computacionais: Mainframes, Médio Porte e Microcomputadores.

Os Mainframes são sistemas computacionais de grande porte, com capacidade de muitos MIPS (milhões de instruções por segundo) e normalmente utilizados por grandes corporações ou empresas (normalmente bancos), as quais fazem uso de um grande volume de dados a serem processados.

Os Computadores de Médio Porte são utilizados em médias empresas, rodam sistemas e processos que exigem uma grande capacidade de processamento de dados ou concentram uma extensa gama de aplicações.

Já os Microcomputadores são sistemas computacionais que estão mais próximos do usuário final e que atendem às necessidades computacionais e possuem aplicativos atualmente exigidos pelos usuários corporativos e domésticos. Este sistema possui capacidade de processamento de imagem, editoração de texto, administração de planilhas, entre outros. São exemplos de microcomputradores: notebooks, netbooks, desktops, PDAs, estações de trabalho e servidores de rede.

O computador é um dos elementos básicos na composição de um sistema de informação. Por meio deste dispositivo os dados são coletados/inseridos, processados de acordo com uma série de parâmetros pré-definidos e apresentados como informação para o usuário para uso posterior.

O computador é formado por duas partes: hardware e software.

1.1 O hardware do computador

O hardware do computador é formado por quatro partes básicas:

  • dispositivos de entrada;
  • unidade central de processamento;
  • memória auxiliar;
  • dispositivos de saída.

Cada uma das partes que compõem o hardware do computador tem uma função específica e vital para seu pleno funcionamento.

A figura 1.1 apresenta cada uma das partes que compõem o hardware do computador.

[pic 1]

Figura 1.1: Hardware do computador

  1. Dispositivos de entrada

Os dispositivos de entrada, também conhecidos por periféricos de entrada, são dispositivos por onde é possível inserir, coletar, buscar ou receber dados do “mundo externo” para ser trabalhado/manipulado pelo computador.

Estes dispositivos normalmente fazem a interface com o usuário ou processo sob monitoração/análise, transferindo os dados para a unidade central de processamento.

São exemplos de dispositivo de entrada: teclado, mouses, leitores de código de barras, scanners, dispositivos com reconhecimento de voz, câmeras digitais, cartões inteligentes, dispositivos de reconhecimento de caracteres, canetas digitais, sensores diversos, entre outros.

Algumas aplicações com dispositivos de entrada:

  • Leitores de códigos de barras: utilizados em supermercados, armazéns e depósitos para registrar dados técnicos, preços, posição de armazenagem, controle de quantitativo de estoques etc.
  • Câmeras digitais: utilizadas para capturar imagens estáticas ou videos para posterior processamento ou simples armazenagem. Exemplo: câmeras de vídeo de um sistema de segurança.
  • Canetas digitais: utilizadas para digitalização de assinaturas.
  • Sensores diversos: utilizados como dispositivos de entrada na medição de temperatura, velocidade, pressão, entre outros.

  1. Dispositivos de saída

Os dispositivos de saída, também conhecidos por periféricos de saída, são dispositivos por onde é possível apresentar, imprimir, projetar, ouvir, assistir ou armazenar as informações, processadas pela unidade central de processamento, para serem utilizadas pelo usuário ou sistema.

Estes dispositivos normalmente exteriorizam as informações processadas que servirão ao usuário como base para tomada de decisões, análise de processos e demais usos.

São exemplos de dispositivo de saída: monitores de vídeo, aparelhos de televisão, impressoras, caixas de som, terminais de consulta, projetores, entre outros.

Algumas aplicações com dispositivos de saída:

  • Monitores de vídeo: utilizados regularmente pelo usuário para análise de planilhas, monitoração de processos e checagem de informações. Exemplo: monitores de vídeo de bolsa de valores. Apresentam informações em tempo real com relação à valorização das ações após o processamento prévio de uma série de dados;

  • Impressora: utilizada para impressão física de arquivos, planilhas e relatórios;
  • Terminais de consulta: utilizado na consulta de informações de uma base de dados. Exemplo: terminal de consulta de preços de produtos em um supermercado.
  1. Unidade Central de Processamento

A UCP (Unidade Central de Processamento) é o coração de um computador. É pela UCP que são processados todos os dados oriundos dos dispositivos de entrada e exteriorizados como informação pelos dispositivos de saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (143.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com