TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação de funcionários

Seminário: Sistemas de informação de funcionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas de informação aos funcionários

É importante para que os funcionários possam acessar e receber informações a seu respeito, informações como, seu cargo, seu trabalho, divisão e também sobre a organização a qual pertence, para que isso seja possível, o sistema de informação precisa estar ajustado às necessidades e conveniências.

Existem dois processos básicos para se ter o sistema de informação sobre os funcionários. O primeiro é reduzir os custos e tempo de processamento da informação. O segundo é auxiliar os gerentes e os funcionários nas tomadas de decisões eficazes.

Para que tais operações estejam disponíveis é necessário construir uma base mínima de informações, que consiste na correta organização dos dados colhidos e analisados por programas específicos. A área de RH precisa trabalhar na criação de um pacote de treinamentos básicos para todos os seus colaboradores e um treinamento complementar para supervisores e gerentes.

Através dos portais as informações são disponibilizadas para uso interno, o que elimina os custos relativos à impressão e distribuição de materiais de RH, tais como manuais. As intranets, também chamadas portais, permitem aos profissionais de recursos humanos utilizarem os mesmos tipos de serviços que a Internet para uso interno, onde oferecerem serviços, e ao mesmo tempo melhoria na comunicação.

Os Webs sites que oferecem a porta de entrada para informações corporativas a partir de um ponto de acesso, são combinados e acessados por meio de um portal corporativo. Estes portais agregam informações de muitos lugares, por exemplo, bancos de dados internos, bancos de dados externos, informações e históricos de atendimento, notícias entre outros. Os portais corporativos apóiam as decisões centrais aos objetivos da empresa e também ajudam a personalizar as informações para funcionários e clientes.

Avaliação dos sistemas de informação de RH

Sistema de Informação de RH trata-se de investimentos em softwares, equipamentos, instalações, treinamentos e custos de manutenção utilizada para recuperar dados sobre os recursos humanos da organização e de suas respectivas atividades. Os softwares auxiliam e permitem tomadas de decisões rápidas, proporcionando economia de tempo. Além de atenderem todas as normas e legislação trabalhista. Mas devido a grande variedade de informações disponíveis para se fazer uma avaliação acerca dos funcionários, os profissionais de RH devem analisar com critério a veracidade da informação obtida. Saber quais deverão desconsiderar e quais aceitar para a inclusão no sistema, pois uma vez colhidas pelo sistema informatizado servirão para orientar a tomada de decisão.

Há duas medidas para avaliar o Sistema de Informação de RH. A primeira relaciona-se com as economias decorrentes da redução das atividades administrativas, como redução de níveis de staff, custos de malotes, tempo de espera dos gerentes para obterem informações. A segunda envolve o acompanhamento dos efeitos das informações do sistema para os tomadores de decisões. Este acompanhamento consiste na utilização do resultado obtido de programa específico mostrando os reais benefícios do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com