TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Site Survey

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

Site Survey dos 3 andares do bloco D da UTFPR

Leandro dos Santos Ferreira      Victor Batista Pogan

Resumo—Este relatório apresenta os resultados obtidos do site survey realizado na rede wireless UTFPR-WEB nos três andares do bloco D da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sede centro do campus Curitiba. Expomos nesse trabalho as medições do alcance dos pontos de acesso da rede obtidas através do software Ekahau HeatMapper e apresentamos as conclusões sobre os resultados práticos

Palavras-Chave—Site Survey, WiFi, bloco D, UTFPR, Wireless.

Abstract—This report presents the results of the site survey conducted in UTFPR-WEB wireless network in the three floors of the D block at Technological University of Parana. We expose in this work measurements of the reach of network access points obtained by Ekahau HeatMapper software and we present the conclusions about the practical results.

Keywords—Site Survey, WiFi, UTFPR, Wireless.

I. INTRODUÇÃO

Começando pela definição do termo Wireless, que significa sem fio, ou seja, qualquer tipo de conexão de dados sem a utilização de fios ou qualquer tipo de cabo.  Existem diversos exemplos deste meio de conexão, o controle remoto e a TV, torres de operadoras e os celulares, etc. As frequências transmitidas por ondas prevalecem nesses meios de comunicação. Estes específicos recursos têm sido cada vez mais usados e requisitados para inúmeros sentidos de comunicação, grande razão disso é a não necessidade do uso de fios e cabos. Vide a “proliferação” do uso da rede Wi-Fi.

Na teoria a emissão de ondas é o ideal para a transmissão de dados e informações, porém na prática não é tão simples, pois é difícil não existir barreiras físicas, estas conseguem dificultar a emissão das ondas.  

Na UTFPR, um dos meios de transmissão do sinal wireless é através dos pontos de acesso que permitem conectar a uma rede Ethernet. Em geral, o ponto de acesso se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para outra rede com a finalidade de reenviar os pacotes de dados da rede.

Nesse trabalho, serão apresentados os resultados das medidas do sinal wireless transmitido pelos pontos de acesso espalhados pelo Bloco D da UTFPR.

  1. Sobre Site Survey

Ao se instalar uma nova estrutura de rede sem fio, é necessário fazer um estudo específico para otimizar toda a transmissão da rede, levando em consideração todos os obstáculos existentes. Site Survey serve para identificar a localização, o número de estações base necessárias, a cobertura, o tráfego e os obstáculos. Idealmente, a documentação de análise produzida é utilizada como mapa de implementação de redes que deve ser consultado sempre que necessário. [1]

     B. Software Escolhido

   O software utilizado foi o Ekahau HeatMapper, ao contrário do software indicado pelo professor. Foi de consenso que o este seria de melhor uso e mais adaptável aos dados e ao estilo de construir o relatório.  Ele funciona de forma similar ao WirelessMon e é gratuito. Inserimos a imagem da planta do bloco D no software e medimos o sinal pela posição específica.

O Ekahau HeatMapper mostra as redes disponíveis e a intensidade delas em cada ponto medido, através da uma escala de cores. O vermelho indica uma rede ruim, com muita interferência e distante. Já o azul representa uma rede mais “clara” e acessível. A escala representa uma decadência do sinal, do azul para o vermelho.

[pic 1]

Fig. 1.        Escala de cores do software Ekarau HeatMapper.

C. Qualidade do sinal e fatores atenuadores

Um dos causadores de interferência são outros sinais de redes próximas com frequência parecidas com a rede utilizado. Essas redes interferem no sinal e podem prejudicar o sinal dela mesma e das demais redes próximas com essa mesma frequência. Obstáculos físicos também são fatores que interferem diretamente na emissão das ondas, paredes, tetos, móveis, etc.

Também há a possibilidade de aparelhos eletrônicos, os que utilizam frequência de 2,4GHz, interferirem na qualidade do sinal.

II. MEDIÇÕES

Usando a planta como guia, e um computador como ferramenta, foram feitas as medidas necessárias nos três andares do bloco D. O software utilizado possui o recurso de já “plotar”, em cima da imagem da planta, os pontos de acesso, sua localização e também a intensidade do sinal de acordo com a escala de cores.

  1. Bloco D

O bloco D da universidade foi o local escolhido para fazer as medições. O bloco possui três andares e várias salas, o que poderia enriquecer a variação das medidas, tendo em consideração os vários obstáculos presentes no espaço. As plantas de cada pavimento estão representadas nas figuras 2, 3 e 4.

[pic 2]

Fig. 2.        Planta baixa do primeiro pavimento do bloco D.

[pic 3]

Fig. 3.        Planta baixa do segundo pavimento do bloco D.

[pic 4]

Fig. 4.        Planta baixa do terceiro pavimento do bloco D.

O bloco pode ser considerado um espaço fragmentado. Ou seja, possui muitas divisões, devido à o grande número de salas e laboratórios. Foi notado também que alguns desses laboratórios citados possuem suas próprias redes, portanto estas redes também influenciam no sinal da rede analisada. Sendo suas divisões de madeira ou concreto.

B. Primeiro Pavimento

No primeiro pavimento do bloco D, encontra-se o departamento DAELT do lado esquerdo e algumas salas de aula do lado direito. A figura 5 representa o caminho percorrido.

[pic 5]

Fig. 5.        Caminho percorrido pela equipe no primeiro andar.

Na figura 6 está representado o mapa de atenuação do sinal no primeiro andar, nele está representado o sinal e também os pontos de acesso captados. Onde o sinal possui uma cor para um sinal mais fraco são espaços sem pontos de acesso, ou com um maior número de obstáculos. Nesta região do bloco encontra-se as escadas de concreto, que barram muito o sinal.

[pic 6]

Fig. 6.        Mapa de atenuação do sinal no primeiro andar.

As figuras 7 e 8 mostram o alcance do sinal de um dos pontos de acesso da direita e o da esquerda.

[pic 7]

Fig. 7.        Alcance do sinal do ponto de acesso principal do lado direito.

[pic 8]

Fig. 8.        Alcance do sinal do ponto de acesso principal do lado esquerdo.

Podemos ver que a medida que há o afastamento do ponto de acesso, as cores tendem ao vermelho indicando a fraqueza do sinal. O obstáculo mais evidente é a estrutura de concreto das escadas que afeta demasiadamente o sinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com