TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Site Survey ETEP - Segurança de Dados e Redes

Por:   •  7/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO – SEGURANÇA DE DADOS E REDES

SITE SURVEY – WIFI ETEP

Alefe Albert Santos, Alexsandro Pereira Lopes, Diogo Esteves da Silva, Marcelo Marassi Martinelli

ETEP Faculdades (Engenharia da Computação), São José dos Campos – SP

Resumo

O trabalho consiste em aplicar um procedimento conhecido como “Site Survey” para avaliar a infraestrutura da rede sem fio da ETEP, obtendo resultados sobre a cobertura do sinal, configuração da rede, localização física dos dispositivos, transmissão de dados, entre outros.

Após a realização do Site Survey e o estudo dos resultados a partir das informações levantadas, é possível implementar melhorias e solucionar problemas de conexão entre as várias áreas do local.

Objetivo

Identificar os pontos de conexão sem fio no campus da ETEP Faculdades e realizar testes de acesso, anotando os valores obtidos para que sejam analisados, utilizando método Site Survey, para certificar-se de que a infraestrutura de rede atende todos os pontos do campus, fornecendo um sinal de alta qualidade e estável.

Referencial Teórico

SSID

O SSID (Service Set IDentifier) é um conjunto de caracteres que identifica uma rede sem fio, de modo que as redes possam se diferenciar entre uma e outra, principalmente para o acesso dos usuários. O ideal é usar nomes que tenham a ver com aquilo que ela propõe. No caso da ETEP, o SSID da rede é “wifi_etep”.

RSSI

O RSSI é conhecido como o Indicador da Força do Sinal Recebido, ou seja, quanto maior o valor da rede na área localizada, melhor será o sinal da conexão. Normalmente é medido em decibéis (dB) para facilitar a identificação pelo analista de rede, pois este valor é invisível para o usuário.

[pic 1]

Figura 3 – Valores RSSI para as redes encontradas na ETEP

WEP, WPA e WPA2

As 3 siglas são relativas a padrões de segurança relativos à conexão de dados sem fio. São divididos em:

WEP (Wired Equivalenty Privacy): Primeiro algoritmo criado e compatível com praticamente todas as redes sem fio disponíveis no mercado. É inseguro nos dias atuais pois o seu sistema de segurança é de apenas 128 bits, podendo ser quebrado facilmente.

WPA (Wi-Fi Protected Access): Evolução do WEP, com uma encriptação de 256 bits e sistema de análise de pacotes, aumentando a segurança na rede contra invasões e ameaças.

WPA2 (Wi-Fi Protected Access II): Evolução do WPA e padrão atual e mais seguro de todos disponíveis. Utiliza encriptação avançada (AES) e um mecanismo de encriptação (CCMP) que protege os dados que estão sendo enviados pela rede.

  1. Portaria de entrada ETEP

Não localizamos o sinal da rede “wifi_etep”.

[pic 2]

Figura 1 – Lista de SSID’s

Mac Address

O MAC Address é conhecido como o endereço de controle de acesso à alguma rede, ou seja, é um registro único de 12 dígitos hexadecimais que identifica a placa de rede de alguma interface de conexão. Normalmente, o número é gravado diretamente na memória ROM da placa de rede do dispositivo (desktop, notebook, roteador e etc.). No caso da ETEP, encontramos 2 roteadores disponíveis, os endereços de MAC Address respectivos são 00:18:F8:A9:F4:97 e C0:4A:00:93:C1:96

[pic 3]

Figura 2 – Endereço MAC de um roteador Cisco

Desenvolvimento dos testes

Os testes foram realizados medindo 6 locais no campus da ETEP, utilizando o notebook e o software Acrylic Wi-fi Home (GO PRO) que identifica as redes, sinais correspondentes e outras informações. Além disso, faz uma exibição em gráfico da rede com base no tempo. A rede sem fio utilizada para o teste foi a “wifi-etep”.

Os locais medidos foram:

  • Portaria de entrada ETEP;
  • Na parte externa em frente a secretaria;
  • Corredor do Prédio F;
  • No corredor do prédio G;
  • No estacionamento utilizado pelos professores;
  • No corredor do prédio U.

[pic 4][pic 5]

Figura 4 e 5 – Teste realizado na Portaria de entrada ETEP

  1. Na parte externa em frente a secretaria

O Wi-fi foi localizado, mas não foi possível conectar-se na rede.

[pic 6]

[pic 7]

Figura 6 e 7 – Teste realizado na Secretaria ETEP

  1. Corredor do prédio F

O Wi-fi foi localizado, mas em algumas vezes não foi possível conectar-se na rede. Em outras, foi possível conectar, mas o sinal ficou bem fraco e inconstante.

[pic 8]

[pic 9]

Figura 8 e 9 – Teste realizado no corredor F ETEP

  1. Corredor do prédio G

O Wi-fi foi localizado, mas em algumas vezes não foi possível conectar-se na rede. Em outras, foi possível conectar, mas o sinal ficou fraco e inconstante. Porém, melhor do que o sinal do corredor F.

[pic 10]

[pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com