TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Com Resíduos Eletrônicos de Aparelhos de Celular

Por:   •  27/8/2018  •  Artigo  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

Sustentabilidade com Resíduos Eletrônicos de Aparelhos de Celular.

Fabio Alecsandro Bacin[1], Tatiane Arndt Barbosa[2]

RESUMO

Com o aumento da tecnologia e o consumo acelerado, a produção de equipamentos eletrônicos vem aumentando cada vez mais. Isso ocorre devido a utilização de menos equipamentos gerenciando mais processos. Com isso, é aberto um leque de equipamentos novos, que vão sendo substituídos por outros equipamentos com mais tecnologia.Para se medir isso, é feita uma avaliação por meio da ACV(Avaliação do Ciclo de Vida), a sustentabilidade social, econômica e ambiental do produto em questão. Quanto ao descarte desses equipamentos, é importante que todo o ciclo em que esteja engajado, ou seja, uma conscientização dos consumidores, a de responsabilidade das empresas seguirem as normas quanto ao ciclo de vida, e uma fiscalização maior do governo para que essas normas sejam cumpridas. O recomendado, é que as empresas desenvolvam softwares que fazem esse monitoramento do ciclo de vida, ou que desenvolvam soluções para esse acompanhamento, é que todos os produtos que forem recolhidos, sejam reciclados de forma correta, para que se possa fazer talvez até um reuso desse material, diminuindo a quantidade de extração e produção em escala.

PALAVRAS-CHAVE: Lixo eletrônico. sustentabilidade. Avaliação do Ciclo de Vida. Resíduos Eletroeletrônicos.

ABSTRACT

With the increase of technology and the accelerated consumption, the production of electronic equipment is increasing more and more. This is due to the use of less equipment managing more processes. With this, a range of new equipment is opened and replaced by other equipment with more technology. To measure this, an assessment is made through the LCA (Life Cycle Assessment), social, economic and environmental sustainability of the product concerned. As regards the disposal of such equipment, it is important that the whole cycle in which it is engaged, ie consumer awareness, the responsibility of the companies to follow the standards of the life cycle, and a greater government supervision for these standards to be fulfilled. It is recommended that companies develop software that does this monitoring of the life cycle, or that develop solutions for this monitoring, is that all products that are collected, are recycled in the correct way, so that maybe even a reuse of this material, reducing the amount of extraction and production in scale.

KEYWORDS: Electronic waste. sustainability. Life Cycle Assessment. Waste Electrical and Electronic.

INTRODUÇÃO

A fabricação e o consumo rápido de novos produtos eletroeletrônicos vêm gerando uma gerando uma série contínua de grandezas mensuráveis de lixo eletrônico, especialmente, em consequência da revolução tecnológica dos últimos anos que lança aparelhos em grandes quantidade, com grandes serventias. Gerando assim uma ampliação na quantidade e diferença de equipamentos, que em passo acelerado vão ficando de lado, representando hoje uma grande quantidade de lixo eletrônico abandonado.

 

A crescente produção de lixo eletroeletrônicos, estão entre os grupos de lixo de maior crescimento no mundo. Em um relatório divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas prevê que o mundo tem 50 milhões de toneladas de resíduos produzidos em 2017 no planeta.

 

Entender o ciclo de vida de um produto eletroeletrônico é reconhecer a formação da ideia desenvolvida, começando pela alternativa das matérias primas, contemplando o método de beneficiamento, reconhecendo os locais de negócio onde é comercializado, e os lugares de aceitação dos resíduos e guiando os consumidores sobre o melhor destino e direção do produto após o consumo. É necessário que exista a compreensão de todos que, direta ou indiretamente, estão incluídos no ciclo de vida do produto, seja como consumista, fabricante, distribuidor, catador, organizações particulares e governamentais. De forma que, como consumidor, ao adquirir um produto eletroeletrônico, saiba o destino mais adequado para os resíduos provenientes do produto.

 

Deste modo, a finalidade deste artigo é verificar a relevância da avaliação do ciclo de vida de um produto eletroeletrônico, em especial os aparelhos celulares, apontando a sustentabilidade fundamentado nos seguintes objetivos específicos:

• constatar os impactos ambientais causado pelos elementos dos aparelhos celulares, da mesma maneira que os resíduos eletroeletrônicos provenientes dos aparelhos celulares;

• investigar as finalidades adequadas dos resíduo eletroeletrônico.

 

Este artigo relaciona-se, à natureza de modo que a pesquisa básica, no qual as informações são aproveitadas em pesquisas aplicadas. Conforme os objetivos, engloba-se como uma pesquisa aplicada, gerando maior intimidade com o tema, e aos procedimentos, isto é um estudo da observação do ciclo de vida de um aparelho celular.

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

A Avaliação do Ciclo de Vida - ACV surgiu devido ao crescimento populacional e o aumento da produção industrial em diversos setores acabam causando impactos em todos os ecossistemas do planeta. Emissões via veículos automotores e indústrias liberam gases tóxicos que proporcionam, entre outros fatores, a depleção da camada de ozônio. O ciclo de vida é o conjunto de todas as etapas necessárias para que um produto cumpra sua função na cadeia de produtividade, desde a extração e processamento da matéria‐prima até o descarte final, passando pelas fases de transformação, produção, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem. São analisados os efeitos ambientais associados às atividades produtivas ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Em resumo a indústria pode verificar o que está fazendo de errado em termos ambientais, tentando corrigir falhas, e o consumidor pode escolher, dentro das suas possibilidades, produtos de companhias que se adequam a uma lógica mais sustentável. Existe um conceito também bastante relacionado ao ACV, que são os "seis 'erres' da sustentabilidade".

O pensamento se baseia nos seguintes conceitos:

  • Repensar: Examinar o produto para que ele seja o mais eficiente possível;
  • Repor: Verificar a possibilidade de substituir algum item que seja tóxico por outro que impacte menos a saúde humana e o meio ambiente;
  • Reparar: Desenvolver um produto que possa ter sua partes ou peças reparadas;
  • Reduzir: Pensar em uma forma de reduzir o consumo de matéria-prima, de energia, de água e de emissão de poluentes;
  • Reutilizar: Pensar em um produto que tenha suas partes ou materiais passíveis de serem utilizadas novamente;
  • Reciclar: Transformar os produtos e materiais que seriam jogados fora em matéria-prima ou em novos produtos com outra utilidade.

Etapas de um estudo ACV de acordo com as normas:

  • Definição dos Objetivos e Escopo: É o momento em que se determinam as fronteiras do estudo (temporal e geográfica), a quem se destinam os resultados, os critérios de qualidade, as regras de corte e as categorias de impacto a serem consideradas.
  • Análise de Inventários: Consiste na coleta dos dados que representam os fluxos de massa e energia que entram e que saem das diversas etapas do ciclo de vida do produto, dentro das fronteiras estabelecidas na fase anterior.
  • Avaliação dos Impactos: Nesta fase, os fluxos definidos no inventário são convertidos em impactos ambientais através da multiplicação dos valores brutos por fatores de equivalência que remetem a resultados em unidades comuns, como por exemplo, kg de CO2 equivalentes para a categoria de aquecimento global.
  • Interpretação: Ao final, busca-se identificar as questões significativas do estudo, checar a integridade, a sensibilidade e a consistência dos resultados e definir as conclusões, as limitações e as recomendações do estudo.

 O CICLO DE VIDA DE UM CELULAR

A produção da unidade de um celular, necessita de vários recursos, os quais são extraídos dos mais variados locais do mundo. Após produzido, o mesmo deve atender a todos os requisitos das etapas, passando pela montagem até o transporte a revendedora. Assim que chegar ao usuário e ser utilizado, o mesmo deve descartá-lo de forma adequada.

Com o avanço da tecnologia, vários equipamentos que faziam composição aos celulares, foram sendo substituídos por equipamentos mais resistentes e mais leves. A principal evolução, foi a própria tela touch screens, pois com essa tecnologia, se removeu os componentes que eram utilizados nos teclados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com