TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias verdes

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)

FACULDADES INTEGRADAS DE GARANHUNS (FACIGA)

EMILY LORRAYNE, LARISSA TORRES MONTEIRO, RODRIGO CURVELO SILVA, WELDES DE ALMEIDA GOMES, WEMERSON DA SILVA SANTOS.

TECNOLOGIAS VERDES

 

GARANHUNS

2018


EMILY LORRAYNE, LARISSA TORRES MONTEIRO, RODRIGO CURVELO SILVA, WELDES DE ALMEIDA GOMES, WEMERSON DA SILVA SANTOS.

TECNOLOGIAS VERDES

Projeto elaborado por alunos do 2º Período do Curso de Administração da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Relacionado à disciplina TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, que tem como docente a Professora Wanessa Gomes Lopes e como finalidade a promoção de ações reflexivas sobre as diretrizes da tecnologia verde.

GARANHUNS

2018

SUMÁRIO

1

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4

2

A TECNOLOGIA VERDE

5

3

MEIOS IMPORTANTES DE UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA VERDE

6

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

7

REFERÊNCIAS

9


1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente artigo para a disciplina de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO trará uma abordagem sobre as Tecnologias Verdes, tendo a intenção sobre este, discorrer desde o surgimento do conceito da Tecnologia Verde, até a sua aplicabilidade atual, a sua crescente, os modos de por tal tipo de tecnologia em pratica.

Com a enorme progressiva preocupação acerca do meio ambiente, diversas empresas têm começado o desenvolvido de inúmeros produtos que não emitem ou então venham a emitir menos gases poluentes, que utilizam energias renováveis e muito mais. Não somente produtos, mas também novas posturas que corroborem com o ambiente.

Além dos grandes investimentos pesados na preservação do meio ambiente também se observa o desenvolvimento de produtos eletrônicos que não sejam tão maléficos à natureza tanto enquanto são usados, quanto no momento em que são descartados. Ademais a redução do consumo de energia, utilização de material reciclável ou criado a partir de alguma fonte renovável de energia e produtos reutilizáveis.

A Tecnologia Verde trás a tona diferentes meios de continuar com o desenvolvimento da tecnologia no mundo, a qual é o grande sustentáculo do sistema econômico atual, sem trazer grandes danos ao ambiente. Haja vista que o avanço de discussões sobre sustentabilidade, o termo tecnologia verde tem ganhado espaço notório no vocabulário de engenheiros, cientistas, empresários e da população em geral.

2 A TECNOLOGIA VERDE

O conceito norteador sobre o presente trabalho, Tecnologia da Informação Verde, segundo analises, surgiu nos Estados Unidos da América, em meados dos anos 80. Tendo este surgido quando os primeiros computadores começaram a ser comercializados, com isso se deu inicio a certa preocupação com alguns impactos ambientais que poderiam vir a surgir com a utilização de tal tecnologia.

Por trás da ideia inicial do conceito, o verdadeiro significado que a tecnologia verde carrega é a de se projetar, produzir, descartar os materiais eletrônicos de maneira consciente, de maneira que venham cada vez mais a trazer benefícios para o meio ambiente. Para que haja um maior cuidado com este, um maior zelo, tendo em vista a grande degradação ambiental.  

Questões envolvendo as contendas ambientais, a escassez de recursos não-renováveis e o aumento econômico desvinculado do desenvolvimento sustentável passaram a ser uma grande preocupação mundial ultimamente, o que tem levado tanto governantes quanto a sociedade civil e as organizações a proporem diversas medidas para a preservação do planeta e, consequente, visando a  sobrevivência das gerações futuras.

Nunca trocamos tanto de aparelhos eletrônicos como nos dias atuais, marcado por uma intensa renovação de gadgets, como celulares e computadores, e entre outrem aparelhos eletrônicos. O resultado desse fenômeno é a geração e o aumento crescente de sucata pós-moderna, um desperdício de recurso e um problema para o meio ambiente como observamos.

Apesar de aproximadamente 94% (Noventa e quatro por cento) dos materiais contidos em aparelhos eletrônicos poderem ser reciclados, não é isso que ocorre. Nestes produtos são encontradas diversas substâncias que podem causar sérios danos ao meio ambiente e também à saúde humana. O Brasil é um dos países que contém o maior índice de lixo eletrônico abandonado anualmente dentre os países emergentes.

Também temos o recorde negativo, segundo sites estatísticos, em que o Brasil é o país que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita, o qual dado chega aos impressionantes 0,5kg de lixo eletrônico por cidadão. No ano de 2016 segundo dados, foram 1,5 toneladas de detritos eletrônicos gerados. Grande parte da população não sabe lidar com tal tipo de lixo. Tais dados são do  Global E-waste Monitor 2017, relatório internacional elaborado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em parceria com União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos).

Nós, os seres humanos, somos os grandes causadores da condição em que nos encontramos atualmente e que também seremos nós quem decidiremos quais rumos serão tomados pelas sociedades atuais, vislumbrando sempre o bem-estar de nós mesmos e das futuras gerações.

Para isto nasceu a Tecnologia Verde, para nos trazer diretrizes, limites, e principalmente ideias para que possamos reverter tal situação que se encontra desfavorável a nosso favor, transformar nossas práticas mais sustentáveis, fazendo com que o uso da computação se torne menos prejudicial ao meio ambiente, reduzir os impactos das tecnologias, na produção, no uso e no descarte de equipamentos. Pois tendo em vista o enorme crescimento populacional se não nos precavermos quanto à questão de tanto lixo eletrônico acumulado, sem a destinação correta, não teremos onde viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com