TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escrito Sistema ERP

Por:   •  15/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

ENGENHARIA DE GESTÃO

RENAN SANCHEZ DE SOUZA

SISTEMAS ERP

Santo André – SP

2015

RENAN SANCHEZ DE SOUZA

SISTEMAS ERP

Dissertação apresentada ao Curso De graduação na Universidade Federal do ABC, como requisito parcial Para obtenção do grau de graduado em Engenharia de Gestão.

Orientador: Prof. Dr. Lucélia Borges

Santo André – SP

2015

INTRODUÇÃO

O dinamismo tecnológico, os altos e baixos da economia, as mudanças imprevisíveis dos mercados são quesitos que afetam em cheio a competição entre as empresas, e o patamar em que ela é vista por seus clientes, fornecedores e concorrentes. A necessidade de se buscar o desenvolvimento contínuo em prol da vantagem competitiva perante as outras, faz as companhias buscarem ferramentas que concretizem esses objetivos, conseguindo conciliar e gerir inúmeras partes da empresa, como dados, processos, e recursos. Uma dessas ideias encontradas por muitas delas, é a adesão de um sistema denominado ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema integrado de gestão empresarial.

DESENVOLVIMENTO

O conceito central desse modelo citado acima se baseia em um grande volume de soluções e informações, através de um único banco de dados, que é operacionalizado em uma mesma plataforma que possui ligação com todas as outras operações necessárias em um determinado ambiente computacional. O ERP tem como propósito fazer com que o fluxo de informações correspondentes a todas as atividades da empresa seja mais fácil, com maior fluência e entendimento entre elas, podendo atingir desde a área de recursos humanos, passando por logística, finanças até a produção.

A complexidade de se analisar individualmente cada área, e ainda consolidar o planejamento e o processamento comum entre elas é minimizado com a utilização desse sistema. Através de um denominado servidor, que é a base de dados única no caso, as informações são acessadas por qualquer usuário que necessita inserir ou pesquisar uma rotina de atividades, dados, etc. Assim possibilita-se monitorar todas as transações de maneira eficaz, integrada e sem redundância, que são características evidenciadas de uma computação que não é centralizada.

A companhia que tem o desejo de se planejar melhor, modificar sua cadeia de produção e até mesmo dimiuir os gastos, tem na diminuição da dificuldade de acompanhar todos os processos, a chance de atingir esses objetivos. Conseguindo entender e consequentemente controlar as diversas etapas que fazem chegar a um produto final, a produção pode ser feita de maneira mais eficiente e rápida. Outro ponto que pode ser avaliado com a introdução dessa ferramenta é a parte de tomada de decisão da empresa, conseguindo um alinhamento mais integrado e veloz entre as áreas para possíveis mudanças que possam surgir.

Dependendo do porte, do interesse, ou até mesmo da área que a empresa atue, ela busca um determinado módulo do sistema ERP que lhe convém. Para a gerência de negócios são requeridos alguns módulos básicos, e conforme for a necessidade e a estratégia, podem ser adquiridos outros individualmente que melhor se adequam ao intuito em questão. Além disso, atividades especializadas também são atendidas, com a oferta de aplicativos diferenciados para essas ocasiões, que podem atender dos mais variados mercados como instituições financeiras, de tecnologia e até orgãos públicos.

Outra característica marcante que surgiu aliado a esse novo contexto de se tentar integrar as informações de diversos segmentos, é um conceito conhecido como ERP open source, que permite a instalação do software sem a necessidade de cobrança de licenças, possibilitando a melhor adequação possível do sistema a empresa que adquiri o mesmo. Essa alternativa que é comum a outros sistemas denominados de código aberto, pôde gerar diminuição de custos de implantação do sistema e melhora na escolha de opções de gestão estratégica nas empresas. Outro ponto considerável é a chance das pessoas que programam nas empresas, terem a possibiliade de fazer inúmeras atividades em relação a ele, como modificar, copiar e até consertar alguns erros que possam vir a ocorrer, fazendo com que uma maior velocidade de se corrigir e se adaptar ao ambiente empresarial característico, possa ser tranformada em redução de gastos e tempo com a não necessidade da compra ou da autorização de outros para possíveis reparos.

A empresa que contrata esse tipo de sistema open source, enxerga inumeras vantagens que podem ser conquistadas com a implantação do mesmo. Economia de recursos é uma delas, já que é um sistema que pode ser conseguido gratuitamente, outra virtude visionada é a comodidade e independência de se fazer alterações, pois se trata de um código livre que pode ser mudado de acordo com a necessidade e o intuito da companhia. Outros benefícios buscados, são a agilidade e a precisão do mesmo, visto que os dados estão contidos em uma única base.

        Eles são oferecidos em uma soma de subdivisões que fazem parte do sistema como um todo, onde cada segmento possui suas funções para cada área de negócio qcorrespondente a ele. Para um melhor entendimento é mostrado um simples gráfico de pizza:

 

[pic 1]

Mesmo possuindo todas essas qualidades citadas durante esse trabalho, a implantação de um sistema ERP nas empresas requer alguns cuidados que não são tão simples quanto parece. Ele não é do tipo de software que logo após se efetuar a compra, ele pode ser instalado e usado logo em seguida. Como cada companhia possui suas atividades e operações estratégicas que se diferenciam de uma para outra, ou seja, necessitam desse módulo por motivos distintos, tem que se analisada as reais necessidades, as áres que serão mais impactadas, planejar e explicar o funcionamento aos funcionários e se preciso até treina-los para minimizar os possíveis problemas que possam ocorrer com a implantação de um novo sistema de gestão empresarial.

FREEDOM ERP

        Se tratando dos sofwtares detalhados acima como open source, ou também conhecidos como softwares livres, um muito reconhecido no Brasil é o Freedom ERP, que é suportado pela Setpoint Informatica Ltda desde o ano de 2003.

        A receita obtida pelo orgão que mantém esse sistema é baseada no suporte profissional que ela oferece aos que adquirem o produto, oferecendo consultoria e treinamento para a implantação da maneira correta do mesmo. Os recursos obtidos para se desenvolver e contratar funcionários para progredir no desenvolvimento da ferramenta, é conseguido pelos servições de soluções comerciais, além do suporte, consultoria, e treinamento para se implantar o sistema. Essas maneiras são utilizadas, visto que as principais características de um software open source são de não seguir as leis de mercado, nem ser obrigado a assistir ou esclarecer possiveis clientes licenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (714.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com