TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação para o Aumento da Produtividade

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 20

Resumo

Na atualidade, o impacto da Tecnologia da Informação para o aumento da produtividade com foco no desenvolvimento sustentável cresce devido à conscientização acerca da degradação ambiental, um tema que assume lugar de destaque no cenário empresarial. Na essência, o que existe é um movimento pró-viabilidade dos processos empresariais, de modo a atingir o desenvolvimento em longo prazo, levando-se em consideração a preservação e/ou reposição dos recursos utilizados.

O impacto da Tecnologia da Informação (TI) na produtividade do nível gerencial das

organizações é uma questão de grande importância que vem sendo extensivamente

pesquisada desde a disseminação da TI nas empresas na década de 70. Esse esforço se justifica pela preocupação das empresas em relação às pressões simultâneas sofridas, tais como a globalização, mudanças mundiais no mercado de mão de obra, sofisticação da demanda dos consumidores, esgotamento de mercados inexplorados, entre outros.

Palavras-chave:  Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Sustentável, Aumento da Produtividade

Abstract

 Currently, the impact of information technology to increase productivity with a focus on sustainable development grows due to awareness of environmental degradation, which is an issue that takes place prominent in the business arena. In essence, there is a viability of the pro-business processes in order to achieve the long-term development, taking into consideration the preservation and / or replacement of resources. 
The impact of Information Technology (IT) productivity level 
management of organizations is a major issue that has been extensively researched since the spread of IT in business in the 70s. This effort is the concern of companies in relation to pressures Simultaneous sustained, such as globalization, the world changes labor market, the sophistication of consumer demand, exhaustion of untapped markets, among others.

Keywords: Information Technology, Sustainable Development, Productivity

Sumário

1 - TI na promoção da sustentabilidade                                                        6

2 - Tecnologia da Informação e o Desenvolvimento Sustentável                        7

3 - Produtividade e Tecnologia da Informação                                                8

4 - Avaliação do suporte oferecido à TI para aumento da produtividade                10

        4.1 - Verificação dos processos gerenciais                                        10

        4.2 - Capacitação Profissional                                                        10

        4.3 - Intensidade de informação e Grau de inovação tecnológica                11

        4.4 - Fatores de Suporte da produtividade de TI                                11

5 - Casos de Sucesso                                                                        12

        5.1 - General Eletric                                                                        12

        5.2 - Fundação Bradesco                                                                13

        5.3 - Mackenzie                                                                        13

        5.4 - Mondial Assistance                                                                14

                                                                        


Introdução

Com a abordagem do desenvolvimento sustentável, vem à tona a necessidade de modificar-se a maneira como a atividade administrativa atua, de modo a evitar desperdícios dos recursos naturais. Em poucos anos, a empresa que não tiver sua marca associada a temas como crescimento sustentável, uso racional de recursos naturais, respeito ao meio ambiente e eficiência energética estará sujeita a ser vista pelo mercado como uma usurpadora da natureza.

O desenvolvimento dos processos administrativos traz consigo, entre várias outras questões, o aumento do volume do gasto com papéis. As transações comerciais, as documentações mantenedoras dos sistemas legais, bem como as demais atividades administrativas, são realizadas através da troca de informações através de papéis (recibos, notas fiscais, garantias, declarações, memorandos, relatórios, processos, etc.). Toda essa atividade envolvendo a circulação de papéis gera, além do desperdício de papel, o desperdício de tempo.

A importância desta análise é que não só um, mas um conjunto de fatores é necessário, tais como processos bem planejados e profissionais capacitados, de forma que a sinergia de todos juntos promove o sucesso da implantação da TI. Tenta-se mostrar que os investimentos em TI não devem ser realizados sem uma séria composição, dentro da organização, de um quadro importante para o retorno dos investimentos em TI.

Assim, não há uma maneira de “garantir” que o investimento em TI possa sempre retornar benefícios devido à especificidade de cada empresa, mas alguns pontos devem ser analisados nessa situação, como: utilização de processos de negócios adequados; análise da intensidade de informação e inovação tecnológica da empresa; erros de medição (uso de indicadores inadequados); especificidades de áreas dentro das empresas e das próprias empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com