TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Da Informação Para Gestão Empresarial

Por:   •  18/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 10

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO EMPRESARIAL

RESUMO

Este artigo tem como objetivo explorar as principais tecnologias da informação utilizadas na gestão empresarial, com foco específico em Data Warehouse, Data Mart, OLAP, ERP e Power BI. Data Warehouse centraliza e integra dados de diversas fontes em um único local; Data Mart é um subconjunto de um Data Warehouse que se concentra em uma área específica da empresa; OLAP permite a análise multidimensional de dados; ERP é um sistema integrado de gestão que engloba diversas áreas da empresa; Power BI é uma ferramenta de visualização de dados que permite criar dashboards interativos e relatórios personalizados. Essas tecnologias são de extrema importância nas empresas, auxiliando na tomada de decisões, fornecendo informações confiáveis e atualizadas. A interpretação e conclusão desse tema foi através de pesquisa científica em artigos acadêmicos, livros e publicações. Reforçamos que esses utensílios são fundamentais e indispensáveis para a gestão empresarial, já que a integração entre elas permite uma visão completa dos dados, facilitando a análise, a interpretação e a identificação de oportunidades de negócio.

Palavras-chave: Análise, Informação, Gestão.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos estudar alguns tipos de tecnologias da informação focadas na gestão empresarial. Trabalharemos primeiramente estudando o ERP e suas funcionalidades dentro do ambiente empresarial. Alinhado a isto, falaremos sobre Business Intelligence e suas ferramentas de extração de dados para tomada de decisões, como Data Warehouse, Data Mart e OLAP. Todas estas tecnologias são voltadas para o âmbito de gestão empresarial e análise de dados para tomada de decisões, ferramentas estas muito utilizadas nos dias de hoje, onde se fala muito em automatização de processos e análise de dados para direcionamento de mercado.

2 TECNOLOGIAS PARA EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Com o passar dos anos e o aumento ao acesso à tecnologia, as informações aumentaram em um volume significativo, empresas saíram das anotações e fluxo manual para sistemas, ERP, CRM, bancos de dados e até mesmo planilhas separadas, mas que mesmo assim ainda armazenam informações ricas para a atividade do negócio como um todo.

Neste capítulo estudaremos os processos para extração de uma grande quantidade de informações, separando em pequenos pedaços para que possa então utilizar essas informações para tomada de decisões e análise de resultados, tendo assim a possibilidade de visualizar o passado em números e projetar o futuro em resultados.

2.1 ERP

Historicamente a ideia de ERP foi desenvolvida a mais de 100 anos, pelo engenheiro Ford Whitman Harris que na época desenvolveu o que ficou conhecido como modelo de quantidade de ordem econômica (EOQ). Em 1964, o fabricante de ferramentas Black and Decker combinou conceitos de EOQ com um computador mainframe, surgindo o (MRP material requerements planning), uma solução de planejamento das necessidades de materiais. Em 1983 surge o MRP II apresentando em sua estrutura módulos e componentes de manufatura integrados, a exemplo de: compras, lista de materiais, programação e gerenciamento de contratos, todos eles interligados em um sistema em comum. Com a evolução da tecnologia ao longo das décadas de 70 e 80, vários modelos semelhantes ao MRP II foram desenvolvidos, até que em 1990, é criada uma categoria de software de gerenciamento a qual fora chamada de ERP, que cresceu rapidamente ao longo dos anos.

FIGURA 2: MODELO DE ERP

FONTE: Blog da Omie

ERP é a sigla em inglês para “Planejamento Integrado de Recursos”, a ideia é que seja um software, um conjunto de software ou um grande software rodeado por vários outros aplicativos que funcionem para automatizar a gestão empresarial, desde as operações mais elementares das empresas até os níveis mais complexos. De maneira geral os softwares de ERP são modularizados, um módulo para cada departamento específico, esses módulos são integrados e suas informações são compartilhadas de maneira a gerar informação gerencial em tempo real, otimizando e automatizando as operações de uma empresa.

Existem diversas definições e características atribuídas aos sistemas ERP, sob vários aspectos. Eles são sistemas de informação integrados, comercializados como pacotes de software, cujas definições podem ser agrupadas de acordo com seu enfoque tecnológico ou de negócios. ( CESAR EDUARDO , 2009, p.34 )

Porque preciso de um ERP na minha empresa?

A resposta é simples, para ter um bom gerenciamento das operações efetuadas dentro da empresa é necessário que todas as informações estejam centralizadas, para que assim possam ser feitas análises mais assertivas, essa é uma das funções do ERP.

Afinal quais são as vantagens e benefícios de ter um sistema gerencial ERP em uma empresa?

• Menor risco de perda de informações: a centralização dos dados de informação permite que você tenha um melhor controle dos registros, além disso o ERP permite você fazer o backup dos dados, ou seja, tudo copiado ao mesmo tempo;

• Aumento de receitas e lucros: a melhoria nas informações que o ERP oferece permite uma análise melhor dos negócios, ajudando na redução de inadimplência, melhora as compras, melhora a análise de venda e o relacionamento tanto com o cliente quanto com o fornecedor;

• Evita multas com o fisco: uma eficaz gestão tributária efetuada por um ERP reduz o risco de erros fiscais, e consequentemente reduz a ocorrência de autuações ou multas;

• Redução de custos financeiros: as informações geradas pelo fluxo de caixa de um sistema ERP garante a redução de custos financeiros;

• Tomar decisões rápidas: as informações obtidas em tempo real permitem uma maior agilidade nas tomadas de decisões.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que um bom sistema de gerenciamento ERP pode trazer para uma empresa.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com