TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Projeto Integrador 4

Objeto de estudo: Desafios da gestão em contexto de crise econômica.

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Professora Maria Sílvia Rodrigues Alves

BARUERI, SP

2019 

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI

Título: DESAFIOS DA GESTÃO EM CONTEXTO DE CRISE ECONÔMICA

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Professora Maria Sílvia Rodrigues Alves

19 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................5

3 CONCLUSÃO ...............................................................................................6

4 REFERÊNCIA..............................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Com a alta do dólar muitos países sofrem, inclusive o Brasil, pois através dela costuma-se derrubar a bolsa de valores, gerando um efeito em cascata que culmina com incertezas sobre o futuro.

No Brasil a alta do dólar faz com que tenha menos dinheiro circulando fazendo com que os bancos fiquem mais cautelosos e consequentemente elevem as taxas de juros. O Bovespa serve como termômetro pois com sua queda quem investiu perde dinheiro e também faz as empresas procurarem outra forma de investimento.

O comercio exterior também é impactado pois aumenta as exportações e diminui as importações pois o dólar alto ajuda os exportadores a se tornarem mais competitivos.

A crise mexe com os empregos formais, pois com a incerteza do mercado, os investidores seguram seus investimentos e assim acabando com as chances de novos empregos. Já as empresas analisam um cenário crítico e reformulam seus negócios visando diminuir os custos o que sempre leva a demissões e mais lenha para a fogueira da crise.

Devido a um sincronismo externo todos sofrem quando uma crise atinge o continente norte americano, Europeu ou Asiático, hoje a distância não é barreira para uma crise econômica. A economia se tornou global, por isso, uma recessão poderia afetar uma maior quantidade de países.

Os países devem estar preparados para a qualquer momento sofrer uma crise econômica e devem estruturar, desburocratizar, desemparelhar o estado, investir em infraestrutura e na formação dos jovens.

2. DESENVOLVIMENTO

Através de buscas pela internet foi possível construir esse projeto integrador, e identificar os vários aspectos sobre as crises econômicas, além de buscar soluções, sendo possível enxergar com clareza todos os lados envolvidos nessa situação.

Com objetivo de entender os motivos por trás da crise foi possível ver com clareza a importância do PIB (Produto Interno Bruto) que é soma de todos os bens e serviços produzidos internamente durante um período, que através dele é possível medir o crescimento ou a recessão.

Hoje todo o mundo está conectado através das economias, então caso um país sofra algum tipo de crise econômica isso irá se expandir para outros países sem importar a distância.

Também foi possível entender todo esse universo macroeconômico, e como todos os países estão ligados de certa forma. Foi possível compreender que para um país ter economia estável, precisa ter uma estrutura além de estar preparado para qualquer crise. Acredito que é praticamente impossível não sofrer prejuízos por causas de crises econômicas de outros países, porem pode ser prevenido e amenizado.

No Brasil estamos passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com