TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CTII 417/418/448

Teoria de Desenvolvimento de Sistemas

Prof. Me Luiz Henrique Kiehn

CAMPUS CUBATÃO

Nome de aluno: Ana Beatriz Rodrigues Mesquita

Nome de aluno: Gabriella de Sousa

Nome de aluno: Luisa Carvalho Souza de Oliveira

Trabalho – 1º Semestre 2021

O trabalho abaixo descrito poderá ser desenvolvido em trio. O enunciado do trabalho está sendo disponibilizado em arquivos .docx e .pdf. Se precisarem de mais linhas para elaborar suas respostas, vocês poderão editar os arquivos para acrescentar as linhas necessárias. Modificações que permitam melhorar a apresentação das respostas também são aceitas.

A entrega deverá ser feita mediante submissão ao correspondente link da tarefa no Moodle dentro do prazo estipulado. Apenas um dos integrantes do grupo deve fazer a submissão, porém, não se pode esquecer de fazer constar os nomes de todos os membros do grupo no documento entregue.

Bom Trabalho!

Para a realização deste trabalho, o grupo poderá escolher uma entre as propostas de sistema já apresentadas anteriormente por cada um em atividade (questionário) desta disciplina. Também poderá, neste momento, definir outra proposta, caso nenhuma das anteriores agrade a todos. Sugere-se que os exercícios realizados a partir de agora, até o fim do curso, sejam feitos em cima da proposta ora definida. Pesquisas e consultas a sistemas semelhantes, visando conhecer melhor as funcionalidades possíveis, também são permitidas.

Considerando o trabalho escolhido, respondam às questões a seguir. Vocês podem considerar uma situação fictícia para responder a algumas perguntas. Por exemplo, vocês podem imaginar que foram chamados a uma organização para tratar sobre uma necessidade dela. Também podem considerar que perceberam uma necessidade e uma solução para um nicho social ou empresarial.


  1. Como a proposta foi concebida? Que benefícios ela trará? Quem são os interessados em uma solução para o problema relatado (relacionem os possíveis stakeholders e usuários do sistema)? (Engenharia de Requisitos – tarefa Concepção).

R: A ideia foi concebida através da necessidade de aperfeiçoar a entrega de documentos internos de uma empresa; ao analisar que, por muitas vezes, os documentos são perdidos ou até mesmo precisam de alterações que não são identificadas de maneira correta, houve a conclusão de que com o auxilio de um sistema existiria uma melhor dinâmica entre funcionários e departamentos.

Os interessados são as pessoas diretamente afetadas pelos atrasos e complicações nas entregas de documentos internos; logo, os usuários são aqueles responsáveis pela análise dos documentos e para onde devem ser enviados, podendo ser um chefe de departamento ou até mesmo o subordinado responsável pelas entregas. Em resumo, os interessados seriam os funcionários internos da empresa; em geral, todos aqueles que compartilham documentos entre si.

  1. Para entender melhor o problema relatado – o qual demanda uma solução da sua parte –, quais técnicas de coleta de dados vocês consideram mais apropriadas para o levantamento de requisitos e como vocês planejariam aplicá-las? (Engenharia de Requisitos – tarefa Levantamento)

R: Observação natural e/ou grupos de estudos. Com a observação natural, será possível entender como é feita exatamente a entrega de documentos, sua validação e a segurança que é transpassada durante o procedimento. O observador poderá também fazer perguntas diretas para o envolvido diretamente no processo, aquele que entrega os documentos; logo, torna-se mais fácil para o observador entender o que é necessário para agilizar o processo.

Grupos de estudos seria uma boa ideia também, para entender um pouco mais sobre o que os stakeholders desejam e sobre a dinâmica do processo.

  1. Tendo em mãos os requisitos levantados, que funcionalidades (cadastros, cálculos, consultas, relatórios e outros recursos) vocês identificaram? Nesta etapa, procurem expandi-los e refiná-los. Ao relacionar cada uma das funcionalidades, usem a norma IEEE Std 830-1998 para classificá-las. (Engenharia de Requisitos – tarefa Elaboração)

R: Essenciais: permitir cadastramento de documentos a serem enviados; ter abas obrigatórias de preenchimento acerca das características do documento e do entregador; remetente e destinatário; ter lista de departamentos já inclusa; não editável para pessoas sem permissão; consultar documentos que já foram entregues anteriormente; documentos não cadastrados não podem ser recebidos; confirmar recebimento; registrar atualizações sobre a localização do documento (se saiu para entrega ou não); login e senha para acessar e fazer uso do sistema; permitir edição para pessoas (chefes de departamento, no geral) que estão na lista “interna” de autorizados pelo sistema (anteriormente cadastrados); cada departamento possuirá seu espaço no sistema, esse que não pode se acessado por pessoas de fora (deve ter uma chave de acesso).

Condicionais: permitir avisos de recebimento aos usuários; permitir salvar cópias dos documentos entregues; permitir envio de documento através da plataforma; permitir agendamento de entrega; ter lista de todos os funcionários (separados por departamento).

Opcionais: fotos e identificações extras dos funcionários; chats de bate-papo entre departamentos; grupos de contato.

  1. Quais conflitos de interesse entre os diversos usuários da solução podem ser vislumbrados? Como vocês podem resolvê-los? (Engenharia de Requisitos – tarefa Negociação)

R: Acredito que pode haver usuários que fiquem incomodados acerca do uso controlado para o sistema, logo que haverá o uso de usuários e senhas para acesso; no entanto, esse problema é fácil de resolver, já que o login e a senha, nessa parte do processo, existem para ter um controle de acessos e uma segurança maior para os documentos e o sistema. Dessa forma, o chefe de departamento que solicitará e conversará com os funcionários sobre quem poderá acessar o não. Com essa liberdade, tenho em mente que a acessibilidade será resolvida pelo departamento em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com