TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de sistemas da informação

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

A tecnologia hoje faz parte no nosso dia a dia em quase tudo o que fazemos, desde as tarefas mais corriqueiras até importantes atividades no nosso trabalho. Essa realidade não é diferente dentro das organizações. Cada vez mais é necessário trabalhar com sistemas que gerenciem as atividades da empresa, garantam a segurança das informações e simplifiquem e automatizem os processos garantindo a qualidade. Com isso podemos dizer que é grande a procura por profissionais com conhecimento técnico para operar com eficiência os sistemas tanto quanto mantê-los funcionando para que por sua vez as áreas da empresa desempenhem suas tarefas. O curso de Analise e Desenvolvimento de sistemas está diretamente relacionado com as dimensões dos sistemas de informação, pois as pessoas são uma parte imprescindível do processo, mesmo que a organização implemente e pague pelo sistema, são as pessoas que irão utilizar e apresentar resultados, afinal o sistema não se opera sozinho, existe a necessidade mesmo em um sistema automatizado, de que um profissional desenvolva a programação e o mesmo seja avaliado periodicamente a procura de erros de execução.

A IBM é um ótimo exemplo prático para ilustrar o tópico a seguir. Esta organização demonstra muito bem como as dimensões dos sistemas de informação estão interligadas e são interdependentes. A IBM é a maior empresa da área de TI no mundo, sua estrutura é gigantesca e está espalhada pelo globo. Sua área de atuação vai desde a fabricação e venda de hardware e software quanto infraestrutura, armazenamento, processamento de dados e nanotecnologia. Sem as 3 dimensões que são: organização, pessoas e tecnologia, a IBM não seria o que ela é hoje. Podemos dizer então que o capital intelectual da IBM é essencial, pois não adianta ter uma megaestrutura de computadores, mas não possuir pessoal qualificado para utilizar e manter esta estrutura em pleno funcionamento. É neste momento que percebemos como essas dimensões estão interligadas e uma depende da outra para que a empresa funcione como um todo e atinja seu objetivo principal.

Para o recrutamento, a organização possui rigorosos critérios para seleção de seus funcionários, onde, após esta seleção acontece o treinamento e alocação de cada funcionário para sua área especifica onde ele irá desempenhar sua função. Neste momento podemos identificar a dimensão organizacional com sua estrutura hierárquica, onde são tomadas as decisões da mais alta cúpula administrativa até pequenas ações dos gestores diretos, regras, cultura organizacional e procedimentos. A dimensão de pessoas pode ser identificada pelo corpo de funcionários com seus conhecimentos específicos exigidos para exercer suas funções e que são uma parte imprescindível desse sistema. Essas pessoas utilizam toda a infraestrutura de tecnologia da informação para manter o sistema principal funcionando e garantindo que os usuários finais executem suas tarefas com segurança e assim atingir o objetivo ou os objetivos da empresa. Aqui vimos que mesmo que sejam diferentes, cada dimensão desempenha um papel que contribui diretamente para o sucesso do todo e neste caso o papel das pessoas pode ser considerado fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com