TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral de administração

Por:   •  6/4/2015  •  Ensaio  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto TGS

Grupo: Gabriel Laborda, Lucas Viana, Labib Ismail, Rodrigo Alys, Jéssica Lú.

Tema: Recursos Pedagógicos

Apelido: Sistema R.P.

INTRODUÇÃO:

A Faculdade Metropolitana de Manaus iniciou suas atividades em setembro de 2002 com apenas dois cursos, administração e turismo. Atualmente conta com 24 cursos, fruto da credibilidade perante a sociedade amazonense e o mercado de trabalho.

Além de 48 cursos de pós-graduação, cinco unidades, e seu maior diferencial são os melhores docentes do Amazonas, preparando profissionais, auxiliando-os rumo a uma atuação eficaz e transformadora, obtendo plena realização pessoal e profissional, com princípios humanísticos e éticos.

Visando um ensino de qualidade e garantindo uma aula que seja dinâmica, nova e não cansativa, a faculdade precisa de um Recurso Pedagógico, um apoio a faculdade e ao professor que dispõe de materiais que fazem com que o professor não lecione da mesma maneira em todas as aulas.

Um recurso pedagógico dispõe de materiais que auxiliam e mudam a rotina da sala de aula, fazendo o empréstimo de materiais como Datashow, Computadores, Caixas de som e etc.

Além disso, tem controle dos espaços da universidade como os auditórios, laboratórios e salas de aula que devem ser utilizadas em atividades extracurriculares como colação de grau, palestras interdisciplinares, cursos de extensão e pós-graduação.

Caracterização do problema e justificativa técnica

A realidade educacional brasileira vem sinalizando a construção do processo de democratização escolar, centralizando suas metas, ações e problemas a serem superados ora no professor, ora no aluno, ou mesmo no conteúdo e nos diferentes recursos didáticos.

É principalmente na atuação docente que tem se explicitado as diversas cobranças que são provenientes da sociedade. Exige-se que os professores se apropriem de novos conhecimentos em atendimento às demandas sociais. Já não há como negar as influências da tecnologia e das relações que ela estabelece com o conteúdo sistematizado.

Como parte da equipe desse projeto trabalha nessa mesma universidade no setor de recursos, analisamos a frequência na utilização desses recursos didáticos. A faculdade possui uma quantidade apreciável de computadores, TVs, Datashow, entre outros materiais com uma ampla distribuição, atingindo todas as salas e setores pesquisados.

 É importante citarmos também a existência de outros programas como as reservas feitas que contemplam também os laboratórios, auditórios e as salas de aula.

A inclusão digital pode ajudar no desenvolvimento das ações pedagógicas na faculdade, incentivando os alunos a resolverem situações do cotidiano e contribuindo com sua vida profissional futura. Tornam-se cada vez mais frequentes os desafios presentes na sociedade pela inserção dos recursos digitais em constante inovação.

Delimitando melhor os contornos de um conceito, o que apresentamos como elemento que permite distinguir um recurso pedagógico de outro qualquer está na ação do educador que, a partir de uma atuação planejada, mobiliza determinados meios de maneira consciente com vistas a alcançar um objetivo educacional.

De fato, não há como esgotarmos a infinidade de recursos pedagógicos possíveis. E, em ambos os casos, a nosso ver, o que torna a ação, o material ou o espaço um recurso efetivamente pedagógico são os objetivos com que são utilizados, ou seja, a finalidade educativa e a maneira como, de fato, constituem-se de modo intencional em um meio de favorecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Neste, vamos elaborar um sistema que simplifique a utilização desses recursos, facilitando as reservas de matérias e locais da universidade que devem ser usados tanto para atividades da faculdade quanto para atividades extracurriculares e interdisciplinares.

Objetivo

  1. Objetivo Geral

  • Elaborar um sistema que simplifique a utilização desses recursos, facilitando as reservas de materiais e locais da universidade que devem ser usados tanto para atividades da faculdade quanto para atividades extracurriculares e interdisciplinares.
  1. Objetivos Específicos
  • Realizar reservas dos auditórios, bem como as áreas comuns da faculdade, como: salas de aula para pós graduação, salas para os cursos de inglês do CEJUR e áreas de praça de alimentação;
  • Controlar as reservas dos três laboratórios e verificar quais os cursos tem necessidade de usar;
  • Ter controle e reservar materiais do Recurso Pedagógico disponíveis para os professores e para a instituição;
  • Gerar relatório do funcionamento diário e em fim de período;
  • Formular uma tela que disponibilize o cadastro e ao professor verificar datas disponíveis para reservas;
  • Mostrar o funcionamento através de um diagrama ER.

Metas

  • Será feito o cadastro dos professores que necessitam dos recursos em sala de aula, coletando os tipos de materiais a serem usados;

  • Será feito um levantamento com todas as atividades comuns a todos os períodos da universidade, tendo como resultado os dias restantes que os auditórios estarão disponíveis para eventos;
  • Depois de todos os dados coletados será apresentado o diagrama ER.

Metodologia

Analise de requisitos

Como parte do grupo é composta de funcionários da universidade, foi observado a necessidade de um sistema que centralize o controle de reservas, essa será a sua função principal, buscando praticidade tanto para os colaboradores quanto para os professores.

O cadastro é necessário, porque só através dele serão permitidas as solicitações por parte dos professores, podendo ser visualizado quando estarão vagos os locais da universidade e a quantidade de materiais disponíveis no recurso pedagógico.

O trabalho anterior era controlado por planilhas feitas pelos funcionários do recurso, o sistema irá facilitar o controle emitindo relatórios semanais e no fim de cada período.

Modelo entidade relacionamento

É a técnica mais conhecida, tem como objetivo auxiliar na especificação geral do sistema. O modelo de dados é apresentado graficamente através de um diagrama Entidade-Relacionamento (DER). O diagrama é composto por entidades, relacionamentos, atributos e linhas de conexão indicando a cardinalidade de um relacionamento em uma entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com