TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo de Abertura - Gerenciamento de Projetos

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Termo de Abertura do Projeto

Nome do Projeto

Encabula

Equipe

Camila, Carolina e Vagner

Gerente de Projeto

Camila

Problema

Solucionar o problema da dúvida dos pais sobre a presença de seus filhos na escola.

Categoria da Justificativa

Avanço Tecnológico e Requisito Legal.

Propósito

Criar um sistema para controle eletrônico de presença de alunos dentro da instituição de ensino de forma a registrar a entrada e a saída dos alunos através de equipamentos de registro no portão de entrada e avisar, através de mensagem, os pais ou responsáveis pelo aluno.

Descrição do Projeto

Esse projeto tem o objetivo de atender à necessidade de controle de pais das instituições de ensino através de um controle eletrônico semelhante aqueles utilizados em entradas de empresas. Também isenta a instituição de possíveis responsabilidades no caso do aluno não comparecer às aulas.

Os participantes relevantes para o projeto (steakholders) são pessoas ligadas às secretarias administrativas das instituições de ensino, o fornecedor do equipamento eletrônico que permite o registro através de sensores e o gestor de produto que será responsável pela determinação e controle dos requisitos do sistema. Os participantes que farão parte da operação do sistema são os pais ou responsáveis pelos alunos, os alunos e os administradores da instituição de ensino.

O foco do sistema será instituição de ensino fundamental e ensino médio.

O administrador da instituição de ensino faz o papel social e tem nível para opinar e decidir sobre os requisitos do sistema. O fornecedor do equipamento tem o papel tecnológico e pode opinar sobre as decisões que envolvem a interface com o equipamento e o gerente de produto tem o papel administrativo e tem nível decisório sobre o orçamento e recursos humanos do projeto.

Os pais, alunos e administradores da instituição tem papel de operadores ou atores do sistema e não possuem níveis de decisão sobre o desenvolvimento do sistema.

A tecnologia utilizada para o controle da presença do aluno na instituição será um sensor  coletivo na entrada da instituição onde os alunos irão portar cartões com RFID sensíveis ao detector. Esses cartões poderão ser confeccionado em formato de crachás, cartões ou chaveiros.

Os requisitos funcionais que o sistema deve atender são:

  • Permitir ao administrador do sistema fazer o cadastro dos usuários do sistema que podem ter o papel de pai ou responsável, aluno ou administrador, fazendo também o vínculo entre pais e alunos.
  • Para o cadastro são necessários nome, foto, data de nascimento, telefone celular (no caso dos pais) e email. Adicionalmente pode ser informado outros dados que a instituição de ensino achar necessário durante o desenvolvimento.
  • Permitir aos administradores do sistema atualizarem as informações de cadastro dos alunos através do acesso ao sistema com um login e senha. No primeiro acesso, o sistema deve obrigar o usuário a definir uma nova senha. Caso o usuário esqueça a senha, um procedimento de reset de senha poderá ser enviado ao email cadastrado.
  • Permitir o cadastro e a vinculação de cartões eletrônicos de identificação com os usuários que tem papel de aluno. Esses cartões serão detectados durante a entrada e a saída dos alunos na instituição de ensino por um equipamento sensor.
  • Permitir que os cartões sejam vinculados ou desvinculados aos alunos para o caso de substituição ou perda. Esse procedimento deve ser feito junto ao administrador na secretaria da instituição.
  • Permitir ao sistema avisar, através de mensagem SMS, os pais vinculados aos alunos quando o aluno registrar a entrada e a saída da instituição, sendo possível configurar, pelo administrador, se o pai ira ou não receber esses avisos.
  • Permitir ao sistema registrar e manter histórico da entrada e saída do aluno guardando informações como a identificação do cartão, a data e hora e entrada e saída. Ao guardar o histórico, o sistema também deve identificar e registrar o código do usuário que está vinculado ao cartão naquele momento. Em caso de um cartão não cadastrado ou não vinculado a um usuário ser registrado, deve-se registrar também a falha desse vínculo no histórico.
  • Permitir a consulta das entradas e saídas registradas pelo administrador, através de um relatório por período de data, por usuário ou por código do cartão. O relatório deve exibir os dados do aluno como código e nome, do responsável, bem como o indicador de sucesso, falha ou identificação incorreta.
  • Permitir a consulta do cartão RFID mostrando os dados do cartão e do usuário associado a ele, inclusive foto, responsável e telefone do responsável. Caso o cartão não esteja cadastrado ou não esteja associado, essa informação deve ser destacada na tela. O administrador poderá desvincular o cartão do aluno nesse momento.

Os requisitos não funcionais que o sistema deve atender são:

  • O sistema deve ter uma interface web para se comunicar com os usuários.
  • O sistema deve permitir, inicialmente, que os dados sejam armazenados em bancos de dados relacionais que podem ser: MS SQL ou MySQL.
  • O sistema deve permitir a comunicação com equipamentos que registram a entrada através de dispositivos RFID. O fornecedor do equipamento selecionado irá fornecer os detalhes técnicos.

O funcionamento do sistema se dará, a partir dos cadastros completados, da seguinte forma: Ao entrar na instituição, o aluno é registrado pelo equipamento e seu código, data e hora são registrados. O sistema busca os responsáveis vinculados ao aluno e envia uma mensagem indicando a data e hora de entrada. Quando o aluno sair da instituição, o mesmo procedimento ocorre e os responsáveis são avisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com