TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Redes de Computadores

Por:   •  5/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA Vanessa Lima de Barros

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

Redes de Computadores


Este relatório tem como objetivo apresentar a estrutura lógica de rede criada para atender as necessidades da empresa Super Tech. Com base nas informações fornecidas, foram utilizados equipamentos da Cisco Packet Tracer para criar uma rede com quatro departamentos (Engenharia, Compras, TI Interno e Infraestrutura), cada um com 20 estações de trabalho, 2 servidores e 2 impressoras.

Para atender as necessidades da empresa Super Tech, foi utilizada uma máscara de sub-rede de classe C, que permitiu a configuração de 24 hosts em cada sub-rede. Foi adotada a topologia estrela, com um switch 2950-24 da Cisco para cada departamento, interligando-os entre si.

Para a numeração dos IPs, foi utilizada uma sequência nas sub-redes de acordo com a máscara adotada. Foi criada uma VLAN em cada sub-rede, com duas VLANs de 12 portas cada. A primeira VLAN, com as portas de 1 a 12, foi denominada VLAN 1, enquanto a segunda VLAN, com as portas de 13 a 24, foi denominada VLAN 2. Cada VLAN possui 10 estações de trabalho, 1 impressora e um servidor.

Os departamentos de Engenharia e TI Interno receberam IPs estáticos, enquanto os departamentos de Compras e Infraestrutura receberam IPs dinâmicos, seguindo a sequência dos IPs estáticos.

A rede criada atendeu às necessidades da empresa Super Tech, permitindo a interconexão de todos os departamentos de forma eficiente e segura. Cada departamento possui sua própria sub-rede e VLAN, permitindo a organização da rede e a distribuição dos recursos de rede de forma equilibrada.

Foram criados os seguintes IPs válidos para cada sub-rede:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Conclusão:

A elaboração deste relatório permitiu compreender o funcionamento de uma rede e de seus principais equipamentos, bem como sua aplicação prática na criação de uma rede lógica para atender às necessidades de uma empresa. A utilização de equipamentos da Cisco Packet Tracer foi essencial para a elaboração da rede, permitindo a criação de uma estrutura eficiente e segura, que atendeu às necessidades da empresa Super Tech.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (689.7 Kb)   docx (745.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com