TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sistemas da Informação sobre Backup de arquivos para empresa

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO:

 

Introdução

“A empresa de games está trabalhando há seis meses em um jogo educativo. Porém, o projeto teve alteração em seu cronograma por causa de uma falha no sistema, que fez com que o dono da empresa se preocupasse com a integridade de seus dados.”

Bom para ajudar a empresa primeiramente precisa-se fazer backups diários de todos os projetos da empresa, assim como o jogo educativo.

Usando o programa Backup Exec (da Veritas) para fazer backups completos e diários de todos os computadores da empresa para um servidor de backup na própria empresa e/ou nuvem.

Pela quantidade de arquivos (a volumetria de dados) da empresa que é uma desenvolvedora de games, por quanto tempo terá que ser retida as informações será necessário 01 servidor de backup ou um Storage para armazenagem dos backups e o programa mais apropriado para fazer os backups é o Backup Exec.

Objetivos

O objetivo a ser alcançado é a cópia de segurança de todos os trabalhos diários da empresa, para que em caso de acidente de dados ou dos computadores os dados da empresa possam ser recuperados por meio dos backups feitos para não gerar prejuízos a empresa.

E assim pelos backups nenhum trabalho será perdido ou será refeito (para não gerar prejuízos a empresa) pois diariamente serão feitos os backups de todos os dados produzidos na empresa diariamente.

Desenvolvimento (passos 1, 2 e 3)

Passo 01:

1. A descrição e as justificativas da(s) tecnologia(s) escolhida(s) para garantir a cópia de segurança dos dados (backups).

O Backup Exec oferece recursos para a captura de dados de uma só vez, em um backup de etapa única, permitindo o uso desse backup de várias maneiras diferentes:

  • Todas as recuperações, incluindo dados essenciais, máquinas virtuais e aplicação.
  • Conversões de ambiente físico para virtual, que podem ser usadas para migrações ou recuperação instantânea.
  • Recuperação após desastres, no mesmo hardware ou em um hardware diferente.
  • Arquivamento convergente.
  • Para fins de teste, desenvolvimento ou análise.

2. A descrição e as justificativas das medidas e tecnologias utilizadas para a

Recuperação de desastres.

O Backup Exec também tem a recuperação após desastres, no mesmo hardware ou em um hardware diferente.

E ele também oferece guardar os dados em nuvem, pois se caso acontecer algum desastre na empresa e o servidor de backup não conseguir recuperar os dados aí pode-se ser recuperado pelo serviço de nuvem.

3. A descrição e as justificativas das políticas de segurança a serem adotadas na empresa para preservar as informações em caráter preventivo.

O Backup Exec também oferece o gerenciamento centralizado:

  • Gerenciamento escalonável dos locais distribuídos
  • Redução de tempo e recursos necessários para o gerenciamento das operações de backup

Esse gerenciamento só é feito pelos os usuários responsáveis pelos backups.

Passo 02:

Planejar a arquitetura de infraestrutura:

Desenvolva um projeto para a produtora de jogos que vise a melhoria e padronização dos recursos da arquitetura de infraestrutura. Descreva e justifique quais medidas serão adotadas em:

Os equipamentos são:

  • 1 firewall
  • 2 servidores
  • 1 servidor de backup
  • 1 storage
  • 2 switch de SAN de 10 Gb.
  • 1 switch de Core
  • 1 switch de distribuição
  • 10 computadores

[pic 1]

Flexibilidade: O ambiente proposto é altamente flexível por ter um único ponto de armazenagem, se num futuro ele precisar de mais poder de processamento o ambiente pode ser pode ser facilmente alterado para novas tecnologias.

Escalabilidade: Caso a volumetria da empresa aumente no ambiente proposto o storage pode ser facilmente expandido assim como também a quantidade de servidores conectados à rede SAN.

Confiabilidade: Com a utilização de um firewall podemos assegurar que a infraestrutura está protegida contra ameaças como ransomware ou qualquer outro tipo de tentativa de invasão que possam alterar ou roubar os dados do ambiente.

Disponibilidade: Os dois servidores funcionam de forma síncrona e possuem conexão para uma rede SAN feita por dois switches garantindo a disponibilidade dos dados que estão no storage iscsi em caso de falha de um dos switches e o storage com controladoras redundantes. O servidor de backup garante o restore dos dados por um período definido de acordo com as políticas da empresa assim como também possuem conectividade com o backup na nuvem garantindo em caso de desastre do site o restore dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (370.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com