TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de Programação

Por:   •  1/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.051 Palavras (29 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

2014

        

  1. APRESENTAÇÃO

        O presente documento constitui-se do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Técnico em Informática, na forma subsequente, referente ao eixo tecnológico de Informação e Comunicação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Este projeto pedagógico orienta a implantação do Curso, traduz as políticas institucionais e fundamenta a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, articulando-as com as diretrizes curriculares nacionais para os cursos técnicos.

        Os Cursos Técnicos de Nível Médio da Anhanguera Educacional foram criados para oferecer aos estudantesformaçãotécnicasólida apoiada em valores humanísticos para que possam ingressar no mercado de trabalho e iniciar seu Projeto de Vida.

        Neste sentido, este Projeto Pedagógico de Curso expressa ainda, a preocupação em concretizar a missão da Anhanguera Educacional de promover o ensino de forma eficiente e com a qualidade necessária ao bom desempenho profissional dos estudantes para que, de modo competente e ético, possam iniciar seus projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

        A educação profissional técnica subsequente, tem por finalidade formar técnicos de nível médio para atuarem nos diferentes processos de trabalho relacionados aos eixos tecnológicos com especificidade em uma habilitação técnica reconhecida no mundo do trabalho pelos órgãos oficiais.

        Em consonância com esta finalidade, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informáticaatende ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, bem como, a Resolução CNE/CEB nº 6/2012 que apresenta os pressupostos teóricos, metodológicos e didático-pedagógicos que embasam a proposta curricular do curso.

        

  1. FORMAS DE ACESSO AO CURSO (INGRESSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO)

A Anhanguera Educacional oferece cursos técnicos por meio da Bolsa-Formação Estudante, na forma subsequente, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Ingresso do Estudante

A seleção dos beneficiários e o preenchimento inicial das vagas ofertadas para os cursos técnicos, na forma subsequente, é realizada por meio de processo de seleção unificada, regido por edital publicado pela SETEC/MEC, e considera:

  • A realização de processo de seleção unificada, coordenado e desenvolvido pela SETEC/MEC; e
  • A utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos critérios de classificação e de seleção.

As vagas remanescentes do processo de seleção unificada são preenchidas por meio de processos de seleção realizados pelas secretarias estaduais e distrital de educação, quando previamente informado à SETEC/MEC; ou com base no procedimento de inscrição online, no site do SISUTEC (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica).

Requisitos de Acesso

O acesso aos cursos técnicos da Anhanguera Educacional obedece a Portaria 168/2013, que dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação por meio do PRONATEC, e atende prioritariamente:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
  • Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil sem Miséria; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação;
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Público-alvo

Estudantes, egressos do Ensino Médio, na modalidade regular ou na de Educação de Jovens e Adultos.

Transferência

A transferência de estudantes oriundos de outras instituições de ensino profissional só será aceita mediante a existência de vagas, respeitando-se as competências adquiridas na instituição de origem e a legislação vigente do PRONATEC.

  1. JUSTIFICATIVA

A Tecnologia da Informação (TI) é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas por ela geradas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas por meio da análise de cenários, apoio ao processo decisório, definição e implementação de novas estratégias organizacionais.

Sendo assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação e torna os sistemas de informação, ferramenta essencial de qualquer atividade empresarial. Tal abrangência aumenta a procura por profissionais com conhecimento para desenvolver, implantar e gerenciar sistemas que atuem no suporte às atividades operacionais e forneçam informações para auxiliar decisões gerenciais e estratégicas para as organizações.

O crescimento do mercado brasileiro na área de informação e comunicação criou uma demanda de profissionais qualificados com conhecimento e habilidades que vão além de operar e manusear o equipamento de informática, mas sim ter conhecimento mais sólido de seu funcionamento.

Esse aumento na demanda por quantidade e qualidade dos recursos humanos no Brasil  terá que ser respaldado pelas instituições de ensino. Para enfrentar esse desafio, estas instituições deverão se adaptar às novas demandas tecnológicas do mercado além de aumentar a sua capacidade de formação de profissionais qualificados.

Nesse cenário torna-se imperativoformar profissionais de informática para atender as demandas social, cultural e econômica e as diretrizes legais. Estaformação deverá capacitarprofissionais para desenvolver programas de computadores, utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados, realizar testes de programas de computador, além de executar manutenção de programas de computadores implantados.

Nessa perspectiva, a Faculdade Anhanguera de Osasco propõe-se a oferecer o Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na forma subsequente, por entender que no mundo empresarial, é imprescindível que as empresas busquem por meio da informática a otimização de operações e processos utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (448.8 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com