TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIGRANRIO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  1/3/2019  •  Ensaio  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRANRIO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 1]

Professor: Livaldo Lodi.

Aluno: Elzenilton de Oliveira

Nome da Atividade: AP3 – Sistema de Nome de Domínios.

Disciplina: ARQUITETURA TCP/IP.

Objetivo da Aplicação Prática:

Caro aluno, nesta segunda fase da disciplina você estudou sobre os conceitos e características técnicas do Sistema de Nome de Domínios – DNS.

Chegou o momento de avaliar o seu aprendizado e conhecimento sobre o assunto.

Existem diversas aplicações na camada de aplicação do modelo Internet que seguem o paradigma cliente/servidor. Os programas cliente/servidor podem ser divididos em duas categorias: aqueles que podem ser usados diretamente pelo usuário, como e-mail, e aqueles que dão suporte a outros programas de aplicação. O DNS (Domain Name System – sistema de nomes de domínios) é um programa de suporte usado por outros programas, como os de e-mail” (Forouzan, 2010).

Diante da afirmativa acima, dos assuntos abordados até o momento nesta disciplina e, com base nos conteúdos e recursos didáticos disponibilizados na plataforma, você deverá apresentar um trabalho de pesquisa, de sua autoria, conforme o que se pede:

  1.  Sistema de Nome de Domínios – DNS.
  1. Espaço de Nomes;

Para não haver ambiguidades, os nomes atribuídos às maquinas devem ser selecionados com cuidado a partir de um espaço de nomes com controle total sobre o relacionamento entre os nomes e os endereços IP. Os nomes devem ser exclusivos, pois os endereços IP também são. Um espaço de nomes que associa cada endereço a um único nome, pode ser organizado de duas formas: plana e hierárquica.

No espaço de nomes plano, é atribuído um nome a um endereço. Um nome nesse espaço é uma sequencia de caracteres sem estrutura. Os nomes podem ter ou não uma seção comum, mesmo se tiver, não terá nenhum significado. A desvantagem de um espaço de nomes plano é que não pode ser usado em sistemas como a internet, por exemplo, pois precisa ser controlado de forma centralizada para evitar duplicidade e ambiguidades.

Em um espaço de nomes hierárquico, onde cada nome é constituído por varias partes, a primeira parte pode definir a natureza da organização, a segunda pode estabelecer o nome de uma organização, a terceira pode determinar departamentos dentro da organização e assim por diante.

Assim, a autoridade que atribui e controla os espaços de nomes pode ser descentralizada.  Uma autoridade central pode atribuir parte do nome que define a sua natureza e o nome da organização. A responsabilidade do restante do nome pode ser dada à própria organização, e essa organização pode acrescentar sufixos ou prefixos ao nome para definir seu host ou recursos.

A administração da organização não precisa se preocupar com o fato de um prefixo selecionado para um host ser usado por outra organização, mesmo se parte de um endereço for o mesmo, o endereço inteiro ainda é único.

Por exemplo: Duas universidades e uma empresa chamem um de seus computadores de xpto. A primeira universidade recebe um nome de autoridade central como curso.edu, a segunda recebe o nome entidade.edu e a empresa recebe o nome de cia.com.

Quando essas organizações acrescentarem o escola ao nome do domínio  que elas já receberam, o resultado final será três nomes distintos:

xpto.curso.edu

xpto.entidade.edu

xpto.cia.com.

Os nomes são exclusivos, sem a necessidade de serem atribuídos por uma autoridade central. A autoridade central controla apenas parte dos nomes e não os nomes inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com