TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Por:   •  15/7/2022  •  Bibliografia  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 12

CLOUD ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (C‐ERP) EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs): Uma revisão sistemática da literatura

Jaciara Braga Ribeiro

Henrique Rego Monteiro da Hora

Resumo

As empresas de micro e pequeno porte desempenham um papel fundamental para o crescimento econômico do país, com necessidade de se adequar e reinventar diante de um mercado competitivo buscam por soluções que assegurem a sua sobrevivência. Os sistemas de gestão integrado são recursos corporativos que interligam os dados e processos de uma organização em um único sistema e com a tecnologia em nuvem a implantação destas ferramentas de gestão tornaram-se uma alternativa mais oportuna para as MPEs. O objetivo deste artigo é expor as implicações da implantação de um sistema integrado de gestão cloud em micro e pequenas empresas. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), conduzida pelo modelo de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e como fonte de busca usou-se as bases, SciELO, Scopus (Elsevier) e com o intuito de elencar artigos com aderência à questão. Das obras literárias encontradas, resultou-se na seleção de quatro artigos, os quais foram analisados e incluídos na revisão elaborada. Pode-se constatar que a implantação do cloud ERP como ferramenta de gestão em micro e pequenas empresas é uma alternativa de menor custo quando comparados aos ERPs on premise, garantindo um gerenciamento do negócio de forma transversal mapeando todos os processos da empresa de forma ágil dada a mobilidade, porém para uma implantação bem sucedida é preciso  compreensão e esforço para relacionar os fatores organizacionais como estrutura, estratégia, processo, pessoas e tecnologia.

        

Palavras-chave: Enterprise Resource Planning. MPEs. Sistema de gestão integrado. Cloud computing. Implantação

1.INTRODUÇÃO 

        O uso de softwares destinados à gestão empresarial, denominados sistemas ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) - teve grande crescimento, a partir de 1990, nos mercados americano e europeu e, desde 1996, o mercado brasileiro vem presenciando uma demanda crescente pelo uso dessas ferramentas (JESUS, 2007). Entretanto, estes sistemas foram inicialmente desenvolvidos para atender as necessidades das médias e grandes empresas, tornam-se inacessíveis para as micro e pequenas, principalmente pelo ponto de vista dos custos de implantação, desta maneira Cloud ERP apresenta-se como uma alternativa de menor custo e que pode contribuir com empresas que buscam informações fornecidas com agilidade, confiabilidade e sincronia para a gestão e tomada de decisões estratégicas (OKANO e INOUE, 2018).

        As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) possuem na sua essência recursos limitados, por este motivo, raramente possuem infraestruturas e sistemas tecnológicos que lhes permitam gerir o seu negócio de forma transversal e raramente possuem um Sistema Integrado de Gestão (SIG) que mapeie todos os processos da empresa (CRESPO e SANTOS, 2015).

        Empreendimentos de micro e pequeno porte costumam encontrar dificuldades para sobreviverem no mercado e fecham as portas com menos de dois anos de existência, as causas diagnosticadas para o fechamento precoce das MPEs, foram separadas em quatro camadas, sendo elas: falhas gerenciais, causas econômicas conjunturais, logísticas operacionais, políticas públicas e estrutura legal (SEBRAE, 2013).

        Um ERP propõe suprir as necessidades na gestão do negócio, ofertando um baixo custo quando comparado ao seu alto benefício, ferramentas de alto potencial de gestão, como já evidenciado pelas grandes corporações. Um sistema integrado de gestão se torna um importante aliado, pois visa potencializar os resultados de modo a reduzir o fechamento prematuro, visto que a comunicação entre todas as áreas do negócio facilita a tomada de decisão tornando-a mais assertiva principalmente quando agregada a tecnologia Cloud.

        A implantação do sistema ERP não é considerada uma tarefa simples, pois a maioria das vantagens não são provenientes do próprio sistema, mas das variadas formas em que o sistema pode ser implantado e usado (ECKARTZ et al.,2009). Existe um vasto desenvolvimento dos sistemas ERP que são adaptados para o mercado com a integrações de módulos de  diversos  fabricantes,  com  características  de  versatilidade, possibilidade de conexão e parametrização, funcionalidade, configuração, customização, e atualização (CRISTOFOLI, 2010).

        Levando em consideração a evolução dos sistemas ERP principalmente influenciada pela tecnologia cloud computing e a dificuldade que as MPEs enfrentam para adotarem sistemas que integram todas as áreas de negócios e garantam uma gestão eficaz. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática utilizando o método PRISMA de expor as implicações da implantação de um sistema C-ERP em MPEs.

1.1 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) E CLOUD COMPUTING        

        O ERP é definido como, sistemas de negócios que dinamizam os dados da empresa em um sistema completo que suporta todo o sistema corporativo e são projetados para aprimorar todos os aspectos das operações principais, como contabilidade de compras, manufatura e vendas. Os sistemas ERP são considerados o backbone (espinha dorsal) da Indústria4.0 (STOJIK et al,2015)

        O termo Cloud Computing, ficou conhecido no início de 2007, refere-se ao fornecimento de recursos via Internet. Para Bernsteiner, Dilger e Ploder (2021), a computação em nuvem incorpora a transformação orientada a serviços de aplicativos de software. Muitas vantagens são salientadas pela literatura, dentre elas a flexibilidade relacionada ao baixo custo e possibilidade de crescimento sem a necessidade de altos investimentos, ou seja, possibilidade de expansão sem escalonamento de custo (ZHANG et al ,2010).

        O Cloud – ERP (C- ERP) é junção de Cloud Computing e   ERP, sendo um software de gestão que encorpara as principais áreas de negócios de uma empresa, onde as informações podem ser acessadas instantaneamente, oferecendo mobilidade -  acesso em tempo real, armazenamento seguro, menor custo de manutenção e otimização de espaço devido a sua implantação em uma nuvem.

1.2 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)

        As MPEs As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) vem crescendo progressivamente, aumentando sua relevância na economia brasileira. Em Sarfati (2013), nas economias menos desenvolvidas os negócios de micro, pequeno e médio porte empregam pouco mais de 30% da força de trabalho e representam pouco mais de 10% do PIB, quando comparada a economias desenvolvidas o Produto Interno Bruto (PIB) aumenta para 50% e essa diferença demonstra importância que a atividade empreendedora pode ter no desenvolvimento econômico de um país. No Brasil existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresa (SEBRAE, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (552.8 Kb)   docx (366.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com