TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Destacar para não confundir com Serviços online, como armazenamento de nuvem ou otros aplicativos em nuvem.

Avaliação a Distância 2

Unidade de Aprendizagem:

Curso: Tecnologia da Informação

Professor: Ana Luísa Mülbert

Nome do estudante: Patricia de Freitas Wojciehwski

Data: 10/03/2020

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1)  Selecione um software livre relacionado a alguma das seguintes categorias de aplicações:

  1. Software para Gestão de Projetos
  2. Software para Business Inteligence (BI)
  3. Softwares que atendem a alguma atividade específica de algum setor empresarial (Exemplos: Construção civil, Arquitetura, Corretoras de Imóveis, Orgãos Públicos, Escolas, Comércio ou Industria)
  4. Ferramentas de gestão da infraestrutura de TI (Exemplos: gestão de redes, ativos de TI, centrais de serviços, help-desk, etc).

Para encontrar os softwares você pode utilizar a plataforma https://sourceforge.net/ ou qualquer outra plataforma confiável que encontrar. Observe que você deverá solucionar um software e não uma plataforma com serviços em nuvem ou similares.

Faça uma análise do software selecionado segundo os critérios apresentados na tabela a seguir. Quando o critério não puder ser preenchido, por falta de informações, preencha com “Informação não disponível”. Note que o caso que você escolher deve ter informações preenchidas para pelo menos 5 dos critérios elencados.  Se não conseguir informações para preencher pelo menos 5 critérios você poderá criar outros critérios, desde que sejam úteis para apoiar uma decisão de uso do software.

O propósito da questão é fazer uma análise aprofundada de um software livre. Busque alcançar esse objetivo. Cuide também para não fazer meras cópias de textos de outras fontes. Sua tabela de critérios deverá ser clara e com uma apresentação de qualidade que ajude a apoiar seu leitor na decisão sobre adotar ou não o software analisado.

A correção da questão estará baseada na qualidade de sua resposta e no grau de aprofundamento que puder alcançar para apoiar a decisão do leitor

(6 pontos)

Dados gerais do software

(esta tabela deve conter dados informativos; não haverá pontuação para estes itens, mas seu preenchimento é essencial para a correção da questão.)

Nome do software

 Freedom - ERP

O que o software faz

é um software livre comercial para gestão empresarial que tem como objetivo integrar todas as áreas da empresa. Esse software também facilita o acesso dos colaboradores de forma mais integrada e funcional, evitando a duplicidade e o extravio de informações. Algumas funções possíveis de executar:

  • Cadastros de clientes; fornecedores, transportadoras; comissionados (vendedores);
  • Grupos de produtos; classificações fiscais; Entradas, Saídas; Estoque; Contas a pagar;
  • Contas a receber; Caixa e Bancos; Boletos bancários;
  • Envio de informações fiscais para a receita estatual (Sintegra);
  • Relatórios e graficos gerenciais e muito mais…

Onde software pode ser obtido

https://freedom.to/downloads

Critério de Análise

Análise descritiva

  1. Características da licença

Licenciamento GPL – GNU General Public License version 2.0 (GPLv2), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para software, idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). Richard Stallman originalmente criou a licença para o Projeto GNU de acordo com as definições de software livre da Free Software Foundation.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

  1. Custos potenciais para sua adoção.

Pense na implantação, treinamento, migração, manutenção

* Oferece, mediante contratação, serviços de consultoria, suporte, treinamento e implantação do Freedom-ERP.

Esse software precisa do Java Runtine Environment (JRE) e banco de dados Firebird, que é um banco de dados aberto, com distribuição gratuita. Portanto, o investimento de infraestrutura pode ser incrementado gradativamente sem a necessidade de um investimento alto precocemente.

No caso de suporte e customização, os valores podem se tornar bem mais altos, visto que, demanda recursos especializados como mão de obra

  1. Documentação disponível

Freedom - ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Autor: Setpoint Informática Ltda - Empresa especializada em Desenvolvimento de sistemas em Java; Implementação e suporte de sistema de gestão empresarial Freedom-ERP; Manutenção e suporte de sistemas Linux e Windows;

Tecnologias: JDBC, Swing. Java Database Connectivy ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional.

Banco de Dados: Firebird 1.5.6. - Esse gerenciador de banco de dados proporciona ótima performance consumindo poucos recursos de hardware, até mesmo em instalações onde o gerenciador de banco de dados e a aplicação rodam em uma mesma estação de trabalho.

Linguagem: Java

  1. Infraestrutura necessária para implantação e uso

Requisitos mínimos:

• Processador  1Ghz ou superior

• Sistema operacional compatível com Java 1.6 ou superior

• 512 MB de RAM

• Disco rígido 20GB

Desenvolvido 100% em Java, permite a utilização em qualquer sistema operacional com suporte a java como Windows, Linux, OSX, Solaris, FreeBSD, etc.

  1. Serviços de Suporte disponíveis ou desejáveis

O Freedom-ERP é mantido pela Setpoint Informática Ltda, desde 2003. O seu desenvolvimento é contínuo e eficaz, sendo possível abrir um chamado no suporte para atendimento. Além disso, são disponibilizados artigos no Centro de Ajuda, com respostas às perguntas mais frequentes, sendo uma forma mais rápida e prática de dirimir dúvidas. Esse software, também oferece fóruns para a comunidade de usuários.

  1. Segurança e Riscos envolvidos na adoção

Alguns contratempos enfrentados  

* Falta de treinamento: muitas vezes, os colaboradores não são preparados para receber um sistema novo e acabam cometendo inúmeros erros.

* Processos indefinidos – é importante que a organização esboce de forma clara o que espera do sistema ERP, evitando que os processos sejam mal estruturados.

* Migração de informações de forma errada – dados importantes e sigilosos acabam se perdendo quando as migrações não são feitas da forma correta e eficiente.

Inclua outro critério(s) de análise, se necessário.

VANTAGENS

* Baixo custo econômico

* Faculdade de utilizá-lo, distribuí-lo, alterar seu conteúdo e até mesmo vendê-lo para qualquer pessoa, desde que os créditos aos autores originais sejam mantidos.

* Independência de tecnologia proprietária

*  Oferece também a possibilidade de instalação em diversas máquinas.

* É dividido em vários módulos, o que possibilita atender vários setores, em diversas áreas de atuação.

* Garantia contra descontinuidade

* Organização de processos e interface do sistema respeitando a cultura nacional.

* Independência de fornecedor único

* Permite configurar vários usuários, dando acesso com funções limitadas.

* Personalização

DESVANTAGENS:

* O LICENCIADOR não terá “OBRIGAÇÃO” de prestar suporte, assistência ou esclarecimentos ao LICENCIADO, por ser um software distribuído gratuitamente.

* Interface não padronizada

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (302.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com