TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância 1

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. Consulte os critérios de avaliação no Plano de Ensino para detalhes.
  • Elabore suas respostas de modo objetivo e sem cópias de outras fontes. Mesmo que fizer pesquisas em outras fontes, você mesmo deve construir seus textos de respostas.

Questão 1) Cite as diferenças existentes no processo de desenvolvimento e de distribuição de software de código aberto e os softwares proprietários. Elabore uma resposta objetiva, que seja ao mesmo tempo suscinta e completa. A resposta não deve ultrapassar 15 linhas. (2,5 pontos).

RESPOSTA:

No software de código aberto quem fornece o desenvolvimento do código é a “comunidade” de programadores e com o apoio dos usuários tanto com a descoberta de “Bugs” ou então com dúvidas ou dicas para que sejam implementadas correções/melhorias na próxima “release” do software. Seu desenvolvimento é guiado pela necessidade da comunidade de desenvolver alguma funcionalidade nova para o software. Pode ter desde pequenos grupos de desenvolvedores quanto grandes grupos espalhados pelo mundo comunicando-se através da internet para desenvolvimento e distribuição do software.

No software proprietário quem fornece o desenvolvimento é uma empresa que por sua vez desenvolve um “produto/software” focando na obtenção de lucros. Os desenvolvedores são limitados pela empresa, que pode ser uma equipe de apenas um desenvolvedor ou até diversas equipes formadas de acordo com o tamanho da empresa de desenvolvimento. Há empresas maiores como a Microsoft que possuem diversos grupos de desenvolvedores e que são divididos por etapa do desenvolvimento do software. Quando há necessidade de alguma alteração no software geralmente há custos adicionais ao cliente que adquiriu o mesmo, não sendo de simples acesso uma personalização do software de acordo com a sua necessidade pontual. Sua distribuição se dá através da internet ou varejo mediante aquisição do licenciamento do software.

Questão 2) Acesse e leia os links abaixo para depois responder a questão que segue.

I) Notícia: Programadores aperfeiçoam algoritmo para localizar vítimas de Brumadinho (MG)

https://www.cbsi.net.br/2019/01/programadores-aperfeicoam-algoritmo-para-localizar-vitimas-de-brumadinho.html

II) Consulte o repositório do software citado na notícia. Nele observe o arquivo LICENCE (LICENÇA). Clique sobre ele para verificar as características de licenciamento do software.

https://github.com/sosbrumadinho/brumadinho_location?fbclid=IwAR0SDQ3YXJ7lO9DnqbZ80iBxt7yS_bvoAtIh-u-yMlp5_6I-RxrPecivT3w

A partir dessas informações, explique como o software citado pode ser utilizado e distribuído. E porque ele é aderente à situação descrita na notícia? Elabore um texto descritivo que não seja apenas uma cópia do que está publicado no link. Se você tem dificuldades de ler em inglês, traduza-o em seu navegador. A resposta não deve ultrapassar 15 linhas.  (2,5 pontos)

RESPOSTA:

Este software citado na matéria pode ser utilizado sem restrição, pode copiar, publicar, distribuir, sublicenciar ou vender cópias desde que o aviso de direitos autorais esteja presente em todas estas situações. Este software/algoritmo foi aderente pois é de código aberto, desta maneira formou-se uma comunidade de desenvolvedores que se solidarizaram com esta tragédia e se uniram para ajudar na causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com