TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de Ferramentas em EaD

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

SECRETARIA DE APOIO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - SATE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PÓLO UAB: CRATEÚS

BRUNO VERAS RODRIGUES

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DE FERRAMENTAS E SUAS CARACTERÍSTICAS NA UTILIZAÇÃO NO EAD

30.06.2017

CATUNDA -  CE

BRUNO VERAS RODRIGUES

JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DE FERRAMENTAS E SUAS CARACTERÍSTICAS NA UTILIZAÇÃO NO EAD

 

Atividade apresentada ao Curso de Especialização em Tecnologias Digitais na Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina: Introdução a Educação a Distância.

Tutor: Prof. Francisco de Souza Arnaud

30.06.2017

CATUNDA -  CE

Atividade 1: Disciplina: Introdução a Educação a Distância

Com base na videoaula e tendo como referência a leitura dos textos, identifique quais ferrmentas e recursos são utilizados na EaD e indique qual(is) você considera que mais se aplicam ao desenvolvimento de cada habilidade do aluno de EaD: presencialidade virtual, aprendizagem autônoma e aprendizagem colaborativa?
Redija um texto de três laudas justificando a escolha das ferramentas e as caracter´sticas das mesmas que você julga importantes para alcançarcada uma das habilidades solicitadas
 (03 laudas)


                 
As tecnologias vêm estando presente na educação, seja com a utilização de materias escolares, depois com os rádios e as televisões, e atualmente com os computadores, smartphones e o uso da internet, nos quais apresentam chances de inserção tecnológica nas práticas de ensino e aprendizagem. A inserção de novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, sejam elas relacionadas na comunicação, vida profissional, entretenimento e agora sendo mais explanada na área educacional, podendo ser de forma presencial ou por meio da Educação a Distância (EaD), dando possibilidades na utilização de ferramentas estratégicas na potencialização do aprendizado em um contexto interativo, agrregando os indivíduos em uma socidade tecnológica. Tais inovações, estão a serviço de processos educativos, pois  com os mesmos, eles tornam – se um instrumento de democratização de ensino, com perspectivas e estimativas sociais. Sabemos que a utilização das tecnologias adentram e impactam o âmbito educacional, na qual é preciso ter uma reestruturação para atingor e atender às carências nos dias atuais.

As novas tecnologias estão com um grande avanço na sociedade atual, por ser rápida e eficaz nas comunicações, tendo em vista que tem ajudado em vários aspectos nas vidas das pessoas. Por isso, a educação precisa de mudanças nas suas características e metodologias de aprendizagem. A educação à distância tem mostrado a cada dia, a sua importância através dos recursos tecnológicos digitais dando possibilidades aos discentes, terem a asssociação dos estudos com a vida profissional, o seu dia a dia, e outras atividades. Com isso, o meio digital – a internet, tem como perspectiva na educação demonstrar um verdadeio instrumento de aprimoração da cidadania e almejando sonhos que antes não podiam ser realizado, como um diploma.

A utilização das novas tecnologias é um paradigma que precisa ser superado,  que existe uma forte resistência pelos modelos do passado, a comodidade, a falta de ivestimentos em equipamentos tecnológicos e formações qualitativas aos docentes para terem a interação, reflexão de nossa realidade.

A nessecidade de uma educação qualitativa, seja ela por formas presenciais ou virtuais, requer o uso das tecnologias digitais. Uma variedade de recursos estão e são disponíveis, temos como exemplo: os AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são utilizados nas habilidades das presencialidades virtuais. Tal tecnologia permita um meio proporcional para que os docentes insiram suas disciplinas  de forma fácil e prática no ambiente virtual. Com isso, suas características permitem o crescimento dos futuros estudos em seus respectivos trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com