TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EaD uma ferramenta na atualidade

Por:   •  30/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULA

CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS – EAD

DISCIPLINA: Tecnologias na Educação

ACADÊMICO(A):Juliana Marcondes Martinson

RUPTURA DO ENSINO TRADICIONAL

 A modalidade de educação a distância (EaD) vem se difundido cada vez mais nas instituições educacionais, mesmo que esse modelo já esteja sendo aplicado no exterior com grande êxito, o Brasil ainda enfrente diversas dificuldades nesta área, por exemplo a falta de estrutura das intuições e a regularização exigida pelo MEC, o fator da credibilidade das escolas que oferecem o curso. A dedicação e compromisso que o próprio aluno deve desempenhar para o termino do curso, a capacitação dos tutores, professores desta nova ferramenta de aprendizagem. E igualdade do ensino a distância em relação ao presencial.

Unidade C “O processo de ensino vem sendo aplicado desde 1840 desde 0 momento que o selo na Inglaterra foi inventado, mas em 1920 se deu o início a modalidade de educação superior a distância nos países da união Soviética e na África assim com o tempo se difundindo pelo mundo.”pág. 75.

O Brasil começa a ganhar força no EaD em 2005 quando foi criado pelo MEC a universidade aberta do brasil (UAB) neste momento o país começa a dar os primeiros passos para abranger um número cada vez maior de alunos e gerar possibilidades as pessoas sem acesso as escolas, possibilita a inserção de pessoas com locomoção limitada, deficientes físicos e lugares com pouco ou nenhuma estrutura física para receber seus alunos, mas o processo de abertura de  cursos ainda esbara em alguns requisitos como: o processo de comunicação, os recursos financeiros, infraestrutura dos professores ,alunos e  todos os requisitos regularizadores que são exigidos pelas entidades responsáveis.

Mesmo com o crescimento constante da modalidade do Ead existe as barreiras a serem suplantadas no preconceito, apesar da desconfiança que ainda algumas pessoas tem, os dados do ministério da educação mostram uma certa mudança nesta visão, e com a entrada das universidades federais disponibilizando cursos de graduação isso vem se solidificando cada vez mais.

Folha de SP “Apesar das inúmeras experiências bem sucedidas em outros países, o ensino a distância continua sob fogo cruzado no Brasil como argumento de que vai piorar a qualidade.”

Folha de SP Segundo Fernanda Campos doutoranda em educação pela UFMG em entrevista “Parece que o curso a distância é uma educação inferior. O grande desafio é superar o adjetivo “à distância” e pensar em educação em modo geral. No fim das contas, o objetivo das modalidades é o mesmo.”

Outro fator que deve ser apontado é o compromisso que o aluno deve ter com a instituição que oferece o curso, são muitas exigências, a  ideia que o EaD não possui  cobrança igual a do presencial, é constatado assim que se começa um curso e isso esta interligado com o grande índice de desistência maior  nesta modalidade. As qualidades que um aluno deve ter ou adquirir no decorrer do curso como: disciplina, organização, fluência tecnológica, Habilidades linguísticas(leitura e interpretação de texto) e outros pontos que o aluno vai adquirindo no decorrer do curso.

Folha de SP “..alunos que estudam a distância contam que é preciso disciplina e organização para tirar boas notas. Como não há professores diariamente em sala de aula para explicar cada matéria...”

Com a modalidade a distância os profissionais desta área se esbarram com o desenvolvimento do profissional, que deve estar em constante aprimoramento devido as mudanças tecnológicas rápidas, adequação aos conteúdos e a didática a ser desenvolvida para uma melhor absorção dos alunos em seus conteúdos.

Folha de SP “... Um desses problemas é a formação dos professores. Segundo Patrícia Behar, professora da UFRGS ... e referência em EaD, esses profissionais precisam ser mais bem treinados. “Eles ainda não sabem preparar o material, explorar as funcionalidades de educação à distância. Não conhecem as ferramentas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com