TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de um modelo de processo de software na prática

Por:   •  30/4/2017  •  Monografia  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Andersom Machado[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Questionario        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

Sommervile (2007) nos fala que um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Cada modelo representa um processo sob determinada perspectiva e, desta forma fornece somente informações parciais sobre esse processo.

Também devemos levar em consideração que a indústria de software vem passando por diversas transformações, com a preocupação de utilizar métodos, que garante qualidade dentro de prazos estipulados e que o resultado atenda a necessidade dos clientes. No entanto as empresas que compõe a indústria de software estão acolhendo algumas metodologias que ajudam no desenvolvimento dos softwares.

Tendo em vista este contexto nosso portfólio consiste em uma pesquisa de campo feita em uma empresa em um município do interior de Goiás, especializada na área de desenvolvimento de softwares, onde foi agendada uma visita com a equipe de desenvolvimento de software desta empresa e aplicado um questionário com o objetivo de se fazer conhecer qual modelo de processo de desenvolvimento de software que a empresa utiliza no seu dia-a-dia.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com base no tema proposto no portfólio aplicaremos um questionário onde será demostrado qual modelo de processo de desenvolvimento de software que é utilizado em uma empresa do município do interior de Goiás, demonstrando a aplicação no mundo real das disciplinas apresentadas até o momento.

  1. QUESTIONARIO

Questão – 1

A Empresa segue algum modelo de processo no desenvolvimento de software?

Resposta: A Empresa ao longo de 26 anos de atividade desenvolveu seu próprio modelo baseado no modelo de prototipação com algumas modificações, onde o mesmo contempla produção, eficiência e baixo retorno em suporte.

Questão – 2

Se Sim, qual modelo e por que a empresa optou por este modelo em especifico?

Resposta: Como foi dito acima foi um modelo próprio.

Questão – 3

Se não, existe alguma resistência interna?  

Resposta: Para nós nunca há resistência, estamos sempre dispostos a apreender, mas o modelo próprio adotado por nós atende bem as nossas necessidades.

A equipe não é qualificada?

Resposta: Temos profissionais com graduação nas áreas de Ciência de Computação, sistemas de informação, como também temos técnicos treinados por nossa equipe mesmo.

Não existe viabilidade financeira?

Resposta: Acredito que a resposta acima tenha respondido. Procuramos sempre profissionais competentes, sejam eles graduados ou não.  

Existe alguma expectativa que um modelo de processo seja implantado a curto ou em longo prazo?

Resposta: Não temos este tópico levantado a nosso ver não há necessidade;

Questão – 4

A empresa desenvolve aplicativos para Desktop, Web ou ambos?

Resposta: Somos focados em aplicativos para desktop.

Questão – 5

Quais as tecnologias utilizadas na construção dos softwares comercializados pela empresa (Modelagem de dados, banco de dados, ide de desenvolvimento ou plataforma de desenvolvimento, sistemas operacionais, software de controle de versão, se a empresa as usa cloud etc.)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com