TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE BISMUTO, RESULTADOS

Por:   •  9/10/2019  •  Abstract  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e discussões grupo IV ( Bi3+ )

3.1.1. Reações de identificação para bismuto, Bi3+ :

  1. Reação de amônia:

Adicionou-se 2 gotas de solução de nitrato de bismuto Bi(NO₃)₃ 0,2mol/L em um tubo de ensaio com o auxílio de uma pipeta pauster e em seguida acrescentou-se 2 gotas de hidróxido de amônio( NH4OH ) 1 mol/L e observou-se a formação de um precipitado branco cristal.

REAÇÃO:

Bi(NO3)3 + NH4OH ↔ Bi(OH)3  + NH4NO3

  1. Reação de hidróxido de sódio:

Adicionou-se 10 gotas de uma solução de nitrato de bismuto Bi(NO₃)₃ 0,2mol/L em tubo de ensaio com o auxílio de uma pipeta pauster e sem seguida acrescentou-se  8 gotas de hidróxido de sódio ( NaOH ) 0,1 mol/L. Apoós o acréscimo do hidróxido de sódio, observou-se a formação de um precipitado de cor branco. Seguindo os procedimentos, levou-se o tubo de ensaio com o precipitado formado ao bico de búnsen onde esperava-se que ocorresse a mudança de coloração para uma cor amarelo, porém, não foi possível observar tal mudança. O motivo de não ter mudado a coloração foi devido ao fato de que as concentrações das soluções presentes na mistura eram baixas.

REAÇÃO I:

Bi(NO3)3 + NaOH ↔ Bi(OH)3  + 3NaNO3

  1. Reação com iodeto de potássio:

Adicionou-se 10 gotas de uma solução de nitrato de bismuto Bi(NO₃)₃ 0,2mol/L em tubo de ensaio com o auxílio de uma pipeta pauster e sem seguida acrescentou-se aproximadamente 1 ml de água destilada, lodo em seguida adicionou-se 5 gotas de um solução de iodeto de potássio (KI) 0,1 mol/L onde observou-se um precipitado com de cor laranja. Segundo a literatura, a cor esperada do precipitado seria a cor preto, isso se deve ao excesso de reagente utilizado na reação e por isso não obteve-se o resultado esperado. Em seguida, adicionou-se mais gotas de iodeto de potássio até ocorrer a dissolução, o que também não foi observado devido ao excesso de reagente.

REAÇÃO I:

Bi(NO3)3  + 3KI3→ BiI ↓ + 3KNO3

REAÇÃO II:

Bil3 + KI → K [ BiI4 ] ↓

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (547.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com