TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Marie Curie

Por:   •  29/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Marie Skłodowska-Curie

Biografia de Marie Curie

[pic 2]

Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.

Infância e Juventude

Manya Sklodowska, conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia na Polônia, no dia 7 de novembro de 1867. Filha de um professor de Física e Matemática no ginásio de Varsóvia, e de uma pianista, com dez anos ficou órfã de mãe.

Formação

Em 1883 Marie ganhou uma medalha de ouro ao completar o curso ginasial com louvor. Era a terceira filha da família. Com 17 anos, Marie começa a trabalhar como governanta e professora para pagar os estudos da irmã mais velha. Depois de formada em Medicina, a irmã ajudou Marie a realizar seu sonho de estudar na Sorbonne.

Em 1891, Marie foi para Paris, quando adotou a forma francesa para seu nome. Para estudar na Sorbonne, Marie viveu em um sótão quase sem ar e com pouco orçamento para as refeições. Nas horas vagas lavava frascos no laboratório.

Em 1893 graduou-se em Física e, em 1894 em Matemática. Foi a primeira colocada no exame para o mestrado em Física e no ano seguinte ficou em segundo lugar no mestrado em Matemática.

Principais contribuições de Marie Curie

Na sua tese de doutorado, Marie Curie escolheu o tema raios urânicos, radiação que havia sido descoberta pelo físico inglês Becquerel. Em seu trabalho, ela conseguiu provar que o óxido de urânio  é um mineral capaz de eliminar a radiação armazenada nos átomos.

A partir dessa pesquisa, Marie Curie descobriu a radioatividade, já que Becquerel não prosseguiu com seus estudos com o urânio. Marie e Pierre Curie continuaram a buscar outros minerais na natureza que pudessem também apresentar atividade radioativa. Nessas pesquisas, eles desenvolveram uma técnica laboratorial denominada cristalização fracionada, que consiste em aquecer um material a elevadas temperaturas e resfriar gradativamente.

No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.  Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia.  

Aplicabilidade do elemento rádio.

Onde podemos encontrar o rádio na natureza?


Ocorre naturalmente como parte do processo de decaimento radioativo de isótopos de tório e urânio.

Quais são as principais aplicações do elemento rádio no dia a dia?


Por algumas vezes foi utilizado no tratamento de câncer de próstata; principalmente em caso de espalhamento do câncer para os ossos.
Foi utilizado no passado como constituinte em tintas que brilham no escuro; atualmente este uso não é permitido por causa de sua elevada radioatividade.
Como fonte de nêutrons.
Antigamente chegou a ser usado em vários produtos domésticos – como por exemplo em cremes para o cabelo – pois acreditavam que a radioatividade poderia ter propriedades curativas; no entanto os riscos superam muito qualquer tipo de eventual benefício
E em alguns tipos específicos de radiografia industrial; principalmente para verificar falhas em peças metálicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (311.2 Kb)   docx (647 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com