TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre a Vida de Marie Curie

Por:   •  10/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 3

Marie Curie, a primeira mulher do mundo a ganhar um prêmio Nobel. Uma Mulher que revolucionou o meio científico em uma época onde apenas os homens iam a universidade descobriu e isolou dois elementos químicos, o rádio e o polônio, ambos fazem parte da tabela periódica.

Manya Sklodowska Curie , conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia na Polônia, no dia 7 de novembro de 1867. Filha de um professor de Física e Matemática e de uma pianista, Aos 11 anos, perdeu sua mãe, que estava com tuberculose, e também sua irmã, vítima de tifo.

Uma ótima aluna desde sempre, se formou no ensino médio aos 15 anos, após ganhar uma medalha de ouro por completar o curso com louvor.

Como as mulheres polonesas não podiam frequentar a faculdade, Marie fez um pacto com sua irmã mais velha, o pacto consistia em Marie trabalhando como governanta e como professora, a fim de pagar os estudos da irmã, assim que sua irmã se formou em medicina, ajudou Marie a realizar seu sonho de estudar na Sorbonne, em Paris. Nessa época, adotou a forma francesa para seu nome (de Manya, para Marie). A.T Viveu em um sótão abafado, e com pouquíssimo dinheiro para comer. Se formou em Física, em 1893 e em Matemática em 1894. Foi a primeira colocada no exame para o mestrado em Física e no ano seguinte ficou em segundo lugar no mestrado em Matemática.

Em 1894 conheceu o professor Pierre Curie, que se casam no ano seguinte, por eles pesarem ter um “algo a mais”, dai em diante, Marie passa a ser chamada de madame Curie. Pierre trabalhava no Laboratório de Física e Química Industrial, onde passaram a trabalhar juntos mais tarde.

Em 1898, nasceu sua primeira filha, Irene. Marie não parou pra descansar nem após ter o bebê, logo após o nascimento de Irene, depois de concluir suas pesquisas que estava trabalhando anteriormente, Marie e Pierre começaram a estudar a radioatividade, descoberta 2 anos por Henry Becquerel ( o termo radioatividade, foi cunhado por Marie e Pierre. Antes de desistir de seus estudos, por não considera-los promissores, Henri se referia ao fenômeno como “hiperfosforecêcncia”) .

As pesquisas realizadas por eles levaram a descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal de Marie, e o radio. A pesquisa do casal abriu um novo caminho a ser explorado na pesquisa científica e médica, levando muitos cientistas da época a estudar o assunto.

Em 1903, Marie torna-se a primeira mulher a obter o título de doutora na Universidade de Sorbonne. Ganhou o prêmio Nobel de Física nesse mesmo ano, junto a Pierre, e Henri.

Em 1905 Pierre foi eleito para a Academia Francesa, assumindo a cátedra de Física na Sorbonne. Em 1906, Pierre foi atropelado, e acabou morrendo. Um mês após a morte do marido Marie assumiu a cátedra. Tornando-se a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.

Em 1910 o rádio metálico puro foi isolado por Marie Curie, em colaboração com André Debierne. Em 1911 tornou-se a primeira personalidade a receber um segundo Prêmio Nobel, dessa vez em química.

Marie Curie faleceu em Passy, na França, no dia 4 de julho de 1934. Seus órgãos vitais estavam comprometidos devido a uma leucemia, causada pelo constante contato com a radiação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com