TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiotividade Marie Curie

Por:   •  15/2/2021  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho 5 (Radioatividade)

“Na vida, nada deve ser temido, apenas compreendido.”

Maria Sklodowska Curie

        Marie Curie foi a primeira cientista mulher a ganha o Nobel de Física em uma época que a representatividade feminina na ciência era bastante limitada e restrita. O que chama atenção nesse documentário é a resiliência que ela teve em enfrentar diversas barreiras em sua jornada para conquistar seu percurso que iria revolucionar o entendimento do “mundo invisível da química”, a descoberta da radioatividade.

        Maria Sklodowska Curie, nome de batismo de Marie Curie, nasceu na cidade de Varsóvia, na Polônia dominada pela Rússia czarista. Nascida em um lar que a ciência era o centro da família, seu pai era matemático e físico e sua mãe professora e, sempre incentivaram seus filhos a buscar o conhecimento cientifico. Com isso, Marie desejava seguir carreira universitária assim como o pai, porém na época os russos não permitiam a entrada de mulheres na educação formal.

A partir desse impedimento e impulsionada pelas ideias positivistas de uma França republicana, ela com a ajuda dos pais consegue se mudar para Paris para ingressar no curso de física da Faculté de Sciences, que concluiu em 1893. Nesse tempo conheceu o jovem físico Pierre Curie, por quem se apaixonou e com quem se casou e teve duas filhas. Dessa união, o casal impulsionado pelas pesquisas iniciais de radiotividade do cientista Becquerel, decidem estudar as irradiações de Urânio na tese de doutorado de Marie. Anos mais tarde o casal descobre um novo elemento químico, no qual chamou de polônio, em homenagem a sua terra natal, o elemento era 60 vezes mais radioativo que o uranio. Em 1898, anunciaram a descoberta de um elemento 2 milhões de vezes mais radioativo: o rádio, que recebeu este nome por ser o mais radioativo.

Essas descobertas renderam a Marie Curie em 1903, juntamente com seu marido e Becquerel, o prêmio Nobel de física. Entretanto, em meio a toda essa conquista em 1906 seu marido falece devido a um trágico acidente de atropelamento. Ela, assim, teve que criar suas filhas sozinhas, lecionar no ensino superior, assumir as turmas do seu marido e continuar suas pesquisas em radiotividade. Em 1911, conquista seu segundo Nobel, este em Química. Neste mesmo ano, construiu o Instituto do Rádio em Paris e ajudou muitos jovens os treinando, dando apoio e suporte para novas pesquisas.

Em meio a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie destacou-se pelo seu espirito humanitário e desenvolveu um sistema de radiografia móvel, a primeira ambulância radiológica, a qual ajudou no tratamento de milhões de soldados feridos. Em 1934, Marie faleceu, devido a exposição direta e prolongada a radiação, já que ela não chegou a descobrir os perigos de sua descoberta, mesmo tendo em mente o conceito de dosagem.

Curiosidades

  • Marie Curie veio ao Brasil em 1926 e participou de uma série de conferências sobre a radioatividade na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo a principal oradora.

  • Atualmente, há um modesto Museu em Varsóvia, contando um pouco da história de Marie. E em Paris, se localiza o maior Museu dela até então visto, com vários objetos, movéis e utensílios do laboratório dos Curie. O site do Museu, ilustra várias imagens dos acervos, vale a pena fazer uma visita virtual. Musée Curie – https://musee.curie.fr/decouvrir/exposition-permanente/visite-virtuelle)

  • Neste mesmo Museu da pioneira Marie Curie, seus cadernos ainda são altamente radioativos, bem como seus móveis e objetos pessoais também, mesmo tendo mais de 100 anos da sua morte, sendo necessário usar roupas especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com