TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  17/4/2015  •  Artigo  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

RANIERY LOPES MATOS

ASSOCIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ULISSES VALE VELOSO.

VALENÇA DO PIAUÍ-PI

2015


RANIERY LOPES MATOS

ASSOCIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ULISSES VALE VELOSO.

Artigo apresentada à Universidade Federal do Piauí-UFPI como requisito obrigatório para obtenção do título de graduação no Curso de Licenciatura em Química.

Orientador (a): Prof. Dr. Davi da Silva

VALENÇA DO PIAUÍ-PI

2015

RANIERY LOPES MATOS

ASSOCIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ULISSES VALE VELOSO.

Artigo apresentada à Universidade Federal do Piauí, como requisito parcial para obtenção do título de graduação no Curso de Licenciatura em Química.

Aprovada em 17 de janeiro de 2015.

BANCA EXAMINADORA

____________________________

Prof. Dr. Davi da Silva (UFPI)

Orientador

________________________________

Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira dos Santos (UFPI)

Examinadora

________________________________

Profa. Esp. Joelma Rodrigues Alves (SEDUC)

Examinadora


ASSOCIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ULISSES VALE VELOSO.

Raniery Lopes Matos/UFPI-CEAD[1]

Davi da Silva/UFPI-CEAD[2]

A falta de contextualização no Ensino de Química gera paradigmas que chegam a causar desmotivação nos alunos o que ocasiona prejuízos no aprendizado e como consequência o distanciamento por parte dos estudantes do objetivo a que se propõem o Ensino de Química que é tornar o indivíduo capaz de refletir sobre a realidade que o cerca levando em conta os conhecimentos químicos. Procura-se por meio do presente trabalho adotar metodologia de ensino focada na associação de tecnologias (softwares educacionais - jogos, ilustração de assuntos por meio de computador, entre outros) e experimentos químicos para facilitar a contextualização e o entendimento do assunto “Reações Químicas” dos alunos da única turma do 9º Ano da escola municipal Ulisses Vale Veloso localizada no município de Valença do Piauí-PI.A construção do presente trabalho foi feita em duas etapas, sendo que a primeira foi para averiguar de forma qualitativa a estrutura da unidade de ensino, formação do docente responsável pela turma, sua didática de ensino e na segunda, aplicação deaula focando na contextualização do Ensino em Química, sendo que após a aula os alunos foram submetidos a questionário para averiguar esta metodologia de Ensino. Portanto, o trabalho foi aplicado com sucesso onde constatou-se que os alunos foram mais participativos e se desenvolveram melhor com forma de Ensino contextualizado quando comparado com o modelo tradicional de aula a que se resume ao livro didático, quadro acrílico e pincel no qual estão submetidos rotineiramente.

Palavras-chave: Ensino de Química. Reações. Tecnologias de Ensino.

INTRODUÇÃO

Pela falta de contextualização a Disciplina de Química acaba sendo uma matéria que provoca certo receio em alunos e consequentemente gera dificuldade no aprendizado. Dessa forma, o Ensino de Química é visto apenas como um elemento obrigatório, rígido e sem importância em meio às outras Disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e/ou Médio.

Integrar métodos, como a contextualização através do uso de tecnologias de ensino nas aulas sobre Reações Químicas pode melhorar o rendimento dos alunos de modo a efetivar o conhecimento sobre esse assunto que é de grande importância para a compreensão de outros conteúdos químicos.

Verifica-se que a desconexão do ensino de química com a realidade do aluno é fator gerador de paradigmas que chegam a causar desmotivação nos educandos, gerando prejuízos no estudo o que implica no distanciamento por parte dos estudantes dos objetivos a que se propõem os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio – PCNEM, referente ao Ensino de Química.

Portanto, o presente trabalho tem em seu enfoque adotar métodos complementares como emprego de recursos tecnológicos (computador, data show, e outros) para facilitar o entendimento sobre os conteúdos de Reações Químicas e a partir dos resultados recomendar a adoção de mecanismos que contribuam com o ensino na única turma do 9º Ano da escola municipal Ulisses Vale Veloso, localizada no município de Valença do Piauí-PI.

Adotar meios alternativos de Ensino de Química, que possam contribuir para aprendizagem dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Ulisses Vale Veloso, Valença do Piauí – PI, sobre as “Reações Químicas” levando em conta a integração desse conteúdo na formação de cidadãos capazes de refletir sobre a realidade através do emprego do conhecimento oriundo do tema abordado. Também pretende-se o seguinte:

  • Aplicar ferramentas que superem obstáculos operacionais, como falta de estrutura da escola, envolvidos na prática docente que assola o Ensino Público, quanto à matéria de química, dificultando que o professor contextualize as aulas.
  • Facilitar a compreensão do conteúdo de “Reações Químicas” de modo que os alunos percebam a importância desse conhecimento para sua formação de cidadão consciente de seu dever social.
  • Fazer com que os alunos percebam que o conhecimento sobre Reações Químicas é importante para a construção de pessoas capazes de interferirem sobre situações do cotidiano

De modo geral, verifica-se que o ensino de Química seja nos níveis Fundamental, Médio ou Superior, restringe a memorização de conceitos, fórmulas, entre outros, desvinculado da vivência do aluno. Esta situação é advertida por Chassot (1995) ao considerar que é necessário um ensino que desenvolva no aluno a capacidade de “ver” a química que ocorre nas múltiplas situações reais que se apresenta modificadas a cada instante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com