TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cladização em Química

Por:   •  1/10/2015  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 3

ETEC PARQUE BELÉM

CLADIZAÇÃO

Lucca de Menezes Palma & Valeska Vieira Alves

Proteção Contra Corrosão / Prof. Ricardo Augusto

Técnico em Química

        

Introdução

LUCCA Aqui, não esqueça de colocar espaçamento(espaço da margem lateral e o início do texto) para começar o texto, não dê espaço entre esses parágrafos e o título do proximo

A cladização

A cladização ou cladeamento é um método de revestimento metálico muito utilizado na indústria química com a finalidade de controlar a corrosão de materiais. Consiste na aplicação, através de soldagem, de um metal resistente à corrosão sobre outro metal cuja resistência à corrosão é inferior e geralmente tem maior resistência mecânica, como em latas de alimentos em geral.

Pode ser feita pela laminação conjunta, a quente, de chapas do metal base com a chapa de revestimento, pelo processo de explosão ou por solda. A complexidade do equipamento é que vai determinar o método mais indicado.

No processo de explosão tem-se a cladização da chapa do metal base com a chapa de revestimento em consequência do duplo efeito do aquecimento intenso e da forte prensagem resultante de um a explosão feita sobre as duas chapas metálicas superpostas.

Somente um dos lados da chapa é revestido (aquele que fica em contato com o meio corrosivo).

O conjunto chapa-revestimento é chamado de clad. A espessura da camada do metal de revestimento é de 2-4 mm, normalmente.

A cladização de aço-carbono com aço inoxidável, níquel, titânio e tântalo tem sido muito usada em vasos de pressão, reatores e tanques de armazenamento.

O aço-carbono fornece ao equipamento as propriedades mecânicas necessárias e o aço inoxidável, ou os outros metais, fornece a resistência ao meio corrosivo, não havendo necessidade de se usar grandes espessuras de materiais metálicos de custos extremamente elevados.

Aços inoxidáveis austeníticos: Possuem uma ampla aplicação de uso do níquel, que está presente em cerca de dois terços dos aços inoxidáveis produzidos, onde se inclui o inox mais comum, AISI 304 18Cr - 8Ni. Possui melhor ductilidade, boa soldabilidade, como também resistência mecânica e proteção à corrosão e à oxidação a altas temperaturas; além disso, possui ainda tenacidade a baixas temperaturas.

Os aços inoxidáveis austeníticos são normalmente empregados nas indústrias petroquímicas para combater os ataques corrosivos causados pela combustão de gases, vapor e processos químicos. Os tipos de aplicação são numerosas e as temperaturas envolvidas podem chegar a 1000ºC ou mais.

Figura 1 - Tanque de aço-carbono com parte interna de aço inoxidável AISI 304

[pic 1]

Fonte: ABS REVESTIMENTOS PROTETORES Especialização em Soldagem-UFPR - Disponível em: <http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM048/Revestimentos%20Protetores.pdf> Acesso em 19/08

O alclad é um produto formado por ligas de alumínio revestidas por alumínio metálico (puro), e é muito utilizado na indústria.

TRICLAD para juntas de transição naval

Cladeamento por explosão pode ser utilizado para fabricar juntas de transição entre metais dissimilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (256.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com