TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conservação de alimentos em diferentes épocas

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                               Química

Ângelo Soares

A conservação de alimentos em diferentes épocas

Gabriele Melo de Farias

2RP 2M

Macau, RN

2018

A conservação de alimentos em diferentes épocas

  1. Sim, antigamente como não tinha geladeira as pessoas salgavam os alimentos para poder conservá-las e diminuir a atividade de bactérias que podem causar doenças, e hoje em dia ainda é utilizado a tecnologia de salgar os alimentos e desidratação.
  2. Porque com o calor os alimentos passam a “suar” liberando mais umidade, e com a umidade se prolifera mais bactérias ruins e fungos como o mofo. Um exemplo é o da carne, antigamente como não tinha geladeira colocava sal pra poder seca-la e assim ficar difícil a proliferação de bactérias que estragariam o alimento.
  3. Os alimentos refrigerados só ficam com a temperatura um pouco baixa, superior ao do congelamento, não mudam no sabor e nem em nada, e só duram de dias ou até  semanas dependendo do alimento. Já os alimentos congelados eles duram muito tempo, meses e até anos dependendo do alimento, e quando congelado é como se as bactérias estivessem congeladas também, e pode ocorrer de quando descongelado as bactérias também descongele. Porém o gelo não mata bactérias, e talvez quando o alimento for descongelado mude a textura e sabor.
  4. As pessoas salgavam ou desidratavam, porque dessa forma se tirava a água dos alimentos evitando que as bactérias se multiplicassem e que o alimento não se estragasse muito rápido.
  5. Sim, pode ser tipo o processo de esterilização, que aquece o alimento a uma temperatura alta em períodos variados de tempo capaz de matar as bactérias ruins que estragam os alimentos e ainda mata bactérias que causam doenças.
  6. Sal, porque o bacalhau é inimigo da umidade e calor, e com o sal ele fica seco e sem umidade.
  7. Porque como o sal deixa o alimento seco e sem umidade evita que se prolifere as bactérias, que são responsáveis pela deterioração do alimento, e sem bactérias os alimentos duram mais tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com