TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO ÓLEO COMESTÍVEL NOVO E USADO

Por:   •  18/11/2021  •  Resenha  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 15

COLÉGIO ESTADUAL BALDOMERO BARBARÁ

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

PRÁTICAS REFERENTES AO III MÓDULO

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO NAOH 0,1 MOL/L

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO ÓLEO COMESTÍVEL NOVO E USADO

BARRA MANSA

2021

COLÉGIO ESTADUAL BALDOMERO BARBARÁ

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

PRÁTICAS REFERENTES AO III MÓDULO

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO NAOH 0,1 MOL/L

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO ÓLEO COMESTÍVEL NOVO E USADO

Relatório de três práticas laboratoriais da matéria de Química Quantitativa, apresentando como requisito parcial a finalização do III Módulo e conclusão do curso de Técnico em Química.

Aluna: Maria Eduarda Novais da Silva

Professor: Renato Luiz Barnabe

BARRA MANSA

      2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................1

OBJETIVO.....................................................................................................3

MATERIAS E REAGENTES..........................................................................4

METODOLOGIA............................................................................................5

RESULTADOS E DISCURSÕES..................................................................7

CONCLUSÃO...............................................................................................11

REFERÊNCIAS............................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuída através de um solvente (substância que efetua a dissolução). Existem soluções nos três estados físicos: gás, líquido ou sólido. As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente. Soluções aquosas são as mais importantes para os propósitos em Química Analítica. A concentração significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica, já a molaridade se define como o número de moles de soluto por quilograma de solvente.

Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária. Para uma substância ser considerada padrão primária, ela deve apresentar as seguintes características: fácil obtenção, purificação e secagem; deve existir teste qualitativo simples para identificação de contaminantes, que se presentes devem estar em pequena porcentagem; deve possuir massa molecular elevada (para diminuir o erro de pesagem); solúvel nas condições experimentais; deve reagir com a espécie de interesse de modo estequiométrico e instantâneo; deve manter-se inalterada ao ar durante a pesagem. Não pode ser higroscópica, oxidada ou afetada pelo CO2.

A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água, também inclui as chamadas titulações de deslocamento, em que o ânion de um ácido fraco é deslocado de seu sal mediante titulação com ácido forte ou, então o cátion de uma base fraca é deslocado de seu sal mediante titulação com base forte. O ponto final, na volumetria é identificado com o auxílio de indicadores de pH. Esses indicadores são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição. Na análise titulométrica, chama-se curva de titulação uma representação gráfica que mostra como varia o logaritmo de uma concentração crítica com a quantidade de solução titulante adicionada.

As titulações são usadas na química para determinar redutores, ácidos, bases, proteínas e entre outros. As titulações são um dos procedimentos analíticos mais exatos, na titulação o analítico reage com um reagente padronizado, que é o titulante em uma reação estequiométrica conhecida. A quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada como indicado pela mudança de cor de um indicador químico ou pela resposta de um instrumento, a quantidade do reagente padronizado necessária par a atingir a equivalência química pode ser relacionada com a quantidade de analítico presente, por isso a titulação é uma forma de comparação química, ela determina a concentração de uma solução por sua reação com outra solução de concentração conhecida. A titulação é uma das principais operações da analise volumétrica realizada em ambiente laboratorial onde a solução padrão disposta na bureta é misturada gota

1

a gota na solução problema existente em um Erlenmeyer, esta solução problema deve conter algumas gotas de indicador para determinar o final da titulação, em

virtude da mudança de cor da mesma, no nosso caso de incolor, para rosa. O ponto final da titulação é chamado de viragem.

O Hidróxido de sódio (NAOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como base química) na fabricação de papel, tecidos detergentes e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras, é altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

O ácido acético do latim acetum significa vinagre, é um ácido orgânico com fórmula molecular CH3COOH que se produz pela fermentação do ácido etílico, por ação da bactéria Acetobacteraceti. Apresenta-se como líquido incolor com odor característico, totalmente solúvel em água, álcool etílico e na maioria dos solventes orgânicos, é amplamente consumido na indústria alimentícia como vinagre.

O vinagre é uma solução aquosa diluída, que embora contenha outros ácidos orgânicos, tem o teor de acidez expresso em termos de ácido acético, e não deve conter menos de 4% desse ácido. Ele é considerado um condimento, pois sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos, a quantidade indicada para o consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético de acordo com a legislação brasileira. Por ser um ácido fraco (Ka = 1,754 x 10 -5) a concentração do ácido acético pode ser obtida através de titulação com uma base forte, com a qual reage rápido e completamente, sendo, portanto, compatível com o método volumétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (565.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com