TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação do Ponto de Fusão

Por:   •  4/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

CAMPUS TERESINA CENTRAL

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUIMICA EXPERIMENTAL I

DOCENTE: Dr. JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO

RISON BARBOSA DA SILVA JUNIOR

TERESINA-PI, 01/11/2021

Sumário

RESUMO 2

1. INTRODUÇÃO: 2

2. OBJETIVO.................................................................................................. 2

3. MATERIAS: 3

4. PROCEDIMENTO: 3

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO: 5

6. CONCLUSÃO: 6

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 7

2

RESUMO

Foram colhidas pequenas quantidades de α-Naftol e Ácido benzóico, foram pulverizadas, feito isso, os tubos capilares tiverem uma de suas pontas fechadas com ajuda de um isqueiro e logo em seguida os reagentes foram acomodados nos tubos capilares, as amostras foram levadas a um aparelho responsável por nos fornecer a temperatura de fusão de cada reagente. Cada grupo ficou responsável por três amostras do reagente escolhido por eles.

1. INTRODUÇÃO

O experimento realizado foi voltado para o conteúdo de transformações físicas da matéria, na qual a substância tem sua aparência física alterada, mas a composição permanece igual. Isto é, a substância continua sendo a mesma antes e depois da transformação. No laboratório foi estudado o ponto de fusão, ou seja, a mudança do estado sólido (cristalizado) para o líquido. (BROWN et al., 2017, p. 12)

O ponto de fusão na química orgânica é também utilizado para estabelecer a pureza de determinado composto. No laboratório foi utilizada uma máquina capaz de aquecer e identificar dois pontos: quando a primeira gota de líquido é formada e quando toda massa de cristais é transformada em líquido, com isso podemos analisar a amostra e afirmar se é substância pura ou não. (KRI Z; LAMPAMAN; PAIVA, 2012)

Na aula prática também foram utilizadas habilidades motoras importantes, entre elas estão: a preparação dos tubos capilares, que envolve aquecer uma das pontas e fechá-las, o arranjo dos reagentes de forma que eles pudessem se acomodar dentro dos tubos como amostras, outro ponto alto da aula foi o manuseio do aparelho responsável por fornecer dados das amostras, além é claro do trabalho em equipe.

2.OBJETIVO

Determinar o ponto de fusão das substâncias

3

3. MATERIAIS:

α-Naftol

Ácido benzóico

Mistura de α-naftol e ácido benzóico (1:1)

3 Tubos capilares

3 Vidro de relógio

1 Tubo de vidro

1 Isqueiro

2 Espátula

1 Copo descartável

1 Medidor de ponto de fusão PF1500 FARMA - Gehaka

4. PROCEDIMENTO:

Foram distribuídos três tubos capilares para cada grupo.

Cada grupo ficou responsável por um reagente, Grupo 1: α-Naftol, Grupo 2: Ácido benzóico e por fim grupo 3: Mistura de α-naftol e ácido benzóico (1:1)

Todos os grupos tiveram que separar uma quantidade necessária para preencher 1cm do tubo

Após a separação, o reagente foi pulverizado com auxílio de uma espátula e um vidro de relógio para que pudesse se amoldar-se no capilar visto que os cristais não ficariam acomodados da maneira correta.

Com os reagentes devidamente pulverizados, foram postos dentro do tubo, logo após foi feita uma operação em que a amostra foi posta na parte superior de um longo tubo de vidro e com a ponta fechada voltada para baixo foi solta (esse movimento se repetiu até que o reagente estivesse devidamente acomodado no tubo capilar)

Visto que as amostras estavam em condições para realização do experimento, foram levadas até o Medidor de ponto de fusão PF1500 FARMA – Gehaka para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com