TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAISCA NO MERCADO

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

 B) Eletrostática é uma área da Física que se destina ao estudo das cargas elétricas em repouso e dos fenômenos relacionados a elas.  Ao longo da história, grandes pesquisadores como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas. Segundo Maurício Ruv Lemes, foi Tales quem primeiro conseguiu verificar, em 600 a. C., que o âmbar, após atritado, consegue atrair fragmentos de palha. Algumas aplicações As grandes indústrias lançam toneladas de poluentes na atmosfera através de suas chaminés. A força elétrica pode ser utilizada para diminuir essa poluição atmosférica causada pelas chaminés das indústrias ou para filtrar o ar de nossas casas.

C) Modelo atômico de Dalton: A matéria é formada por átomos. Os átomos seriam pequenas esferas maciças (não ocas) invisíveis, indivisíveis e indestrutíveis. Átomos de um mesmo elemento seriam iguais entre si. Um fenômeno químico seria explicado por uma reorganização de átomos.

O modelo de Thomson: O átomo é uma  esfera de carga elétricas positiva, não maciças, incrustadas de elétrons (negativo), de modo que sua carga elétrica total seja nula. Os átomos não são maciços e indivisíveis, conforme mostra o fenômeno da radiatividade.

O modelo de Rutherford: átomo teria um núcleo positivo que desviaria ou impediria a passagem de algumas partículas alfa. o átomo teria um núcleo positivo, e os elétrons girariam em volta dele, como planetas ao redor do Sol, em um lugar denominado elétrosferas.

Teoria quântica de Max Planck: Os corpos aquecidos emitem radiação não sob a forma de ondas, mas sob forma de pequenos “pacotes” de energia denominados quantum (no plural quanta), ou seja, a energia é descontinua. Um tipo muito especial de onda é a radiação eletromagnética, ou apenas onda eletromagnética. Essas são ondas que constituem varias manifestações, como as ondas do radio e da tv, os raios X e a luz visível.
 

Carga elétrica: A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo

D) A carga elétrica e  elementar: A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga que pode ser encontrada na natureza. Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo). Como 1 C é uma quantidade de carga elétrica muito grande, é comum a utilização dos seus submúltiplos:

1 mC (milicoulomb)= 10-3  C
1 μC (
microcoulomb)= 10-6  C
1 nC (
nanocoulomb)= 10-9  C

E) Principais fórmulas da eletrostática:

  • Carga elétrica: Q = n.e;
  • Campo elétrico: E = F/q;
  • Força elétrica: F = k. (q1.q2)/d²;
  • Potencial elétrico: P = E/q.

 [pic 1] .  

 Q — carga elétrica total (C).

 n — número de elétrons em falta ou em excesso.

 e — carga elétrica fundamental (1,6.10-19 C).

Exemplos: 

                                               [pic 2]

2)

  [pic 3]

3)

[pic 4]

F) Um corpo neutro é um corpo em que a soma de toda a carga elétrica dele é zero. Um corpo eletrizado é um corpo em que a soma de toda a carga elétrica dele é diferente de zero. Por exemplo, se um corpo tiver com dois elétrons e dois prótons. É um corpo neutro pois  se você somar a carga desses elétrons com as do prótons, dará 0. Um corpo com dois elétrons e 1 próton é eletrizado, pois a soma dessas cargas dá diferente de zero.

G) A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente, em repouso. Esse tipo de eletricidade é conhecida como eletricidade estática e encontra-se em toda parte, sendo seus efeitos perigosos quando não há o devido conhecimento. Geralmente, a eletricidade estática acontece quando levamos um pequeno choque ao pegar na maçaneta da porta, ao retirar uma blusa de lã e ouvir estalos, etc. Isso acontece porque tudo que existe no universo possui uma grande quantidade de carga, mas nem sempre conseguimos notá-las, por causa do equilíbrio que há entre elas. Existem dois importantes princípios da eletrostática:

 Princípio da atração e repulsão: demonstra que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinal contrário se atraem.

 Princípio da conservação das cargas elétricas: em um sistema isolado eletricamente, a soma das cargas elétricas continua constante, mesmo que sejam alteradas as quantidades de cargas do sistema.

Conservação da carga elétrica:  A conservação da carga elétrica diz que não há possibilidade de criação ou destruição das cargas, somente transferência entre corpos. O princípio da conservação da carga elétrica afirma que a soma algébrica das cargas antes e depois de um processo de transferência deve ser a mesma. Assim, podemos dizer que a carga elétrica não pode ser criada nem destruída, somente transferida entre corpos.

H) Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com