TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DE METAIS

Por:   •  1/6/2018  •  Ensaio  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

1,INTRODUÇAO:A aula experimental em Química pode ser considerada uma estratégia pedagógica dinâmica que tem a função de gerar problematizações, discussões, questionamentos e buscas de respostas e explicações para os fenômenos observados, possibilitando a evolução do aspecto fenomenológico (macroscópico) observado para o teórico (microscópico), e chegando, por consequência, ao representacional (MACHADO et al., 2007). A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de Química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da Química e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não-científicas. Para que a compreensão da química ocorra satisfatoriamente, devemos tomar como elemento facilitador a exposição teórica juntamente com outras ferramentas de ensino, como a execução de práticas experimentais, de forma a desenvolver no aluno o seu senso crítico e pensamento químico para relacionar o aprendizado às transformações do cotidiano, pois se trata de “uma ciência extremamente prática que tem grande impacto no dia a dia” (BROWN et al., 2005).

2.OBJETIVOS:Tivemos como objetivo nesta aula pratica realizada no laboratório, determinar a presença de metais alcalinos e de metais alcalinos terrosos, no cloreto de sódio, potássio, cobre, cálcio, estrôncio e bário, através de colorações que estes elementos emitem ao serem expostos ao calor intenso.

3.PARTE EXPERIMENTAL:

3.1.Materiais e reagentes: Alças de platina, Béquer, Bico de gás Bunsen e soluções saturadas de cloretos: sódio, potássio, cobre, cálcio, bário e estrôncio.

3.2.Procedimento experimental: Cada solução saturada foi colocada dentro de um béquer, apenas uma pequena quantia para que fosse realizado o experimento, cada solução em seu respectivo béquer  ficou ao lado de um bico de Bunsen, no total de seis chamas acesas para a realização do experimento.Com a alça de platina mergulha-se o mesmo na substância  contida no béquer e leva ate a chama para observar qual vai ser a coloração da chama ,repita esse processo pelo menos duas vezes para cada solução, e observe se a coloração persiste a mesma nas ambas tentativas, anote a cor  que aparecera em cada cloreto, para cada cloreto faça sua anotação separadamente da cor que foi observada ao realizar o experimento.

3.3.Esquema da aparelhagem: Alça de platina;

3.4.Cálculos:

AMOSTRA

COR DA CHAMA

Cloreto de Sódio NaCl

Amarelo bem escuro

Cloreto de Potássio KCl

Alaranjado claro

Cloreto de Cobre CuCl2

Verde não muito escuro

Cloreto de Cálcio CaCl2

Vermelho-alaranjado

Cloreto de Estrôncio SrCl2

Vermelho bem escuro

Cloreto de Bário BaCl2

Verde- amarelado

3.5.Gráficos,tabelas ou figuras

[pic 1]

4.RESULTADOS E DISCUSSÃO:

 Ao ser levado á chama, cada cloreto teve uma cor obtida. A tabela abaixo mostra os resultado esperado e o resultado obtido:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com