TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modernidade

Por:   •  12/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Modernidade

A Modernidade foi um período histório que começou a partir do século XV e pode ser denominada através de vários fenômenos sociais e grandes avanços tecnológicos na Europa Ocidental como as navegações, a bússola e o telescópio e foi marcada pela individualidade do ser humano, ou seja, o Ser humano agora tem liberdade e autonomia de acreditar no que quiser e seguir qualquer sociedade ou tradições.

A Ciência na Idade Moderna evoluiu bastante com suas ideias sendo uma delas com o Heliocentrismo criada por Nicolau Copérnico (1473-1547), sua ideia marca uma mudança no universo geocêntrico (Terra em seu centro). Nicolau aprenseta que na verdade a Terra era mais um dos planetas que concluia uma orbita em torno do Sol, porém Nicolau só conseguiu mostrar sua teoria no final de sua vida (1543), pois nessa época existia um alto controle religioso em torno da ciência, onde tudo que eles não concordavam era jogado na fogueira justamente pelo fato de irem contra os pensamentos impostos pela igreja. Sua teoria comprovou que nós, os observadores, não estamos no centro do universo e sim estamos girando em torno de um Sol mostrando nossa verdadeira posição no mundo. Copérnico também criou a teoria de Rotação da Terra (Terra Gira em seu próprio eixo) e a de translação (Gira em torno do Sol) sendo o estopim para a astronomia.

Outro astrônomo que influenciou a maneira de compreender e ver o universo foi Galileu Galilei (1564-1642) com uma das maiores invenções, o Telescópio. Através do Telescópio, cientistas poderiam observar fenomenos do universo obtendo dados mais precisos e comprovando-os matemáticamente. A Partir da observação desses fenômenos perceberam que havia um padrão e então a partir dai as leis foram criadas como uma forma de explicação para esses fenomenos repetitivos.

Galilei também criou o conceito de teoria com a afinidade de explicar um conjunto de regras ou leis naturais de um determinado local, ou seja, graças a Galilei a ciencia ficou precisa e com argumentos mais críticos sobre os assuntos que trataram

A Sociedade Moderna tem uma noção de individualidade (Liberdade e limitação do poder do Estado) e uma alta valorização do trabalho por causa do crescimento economico da burguesia. A Arte passou a ser mais valorizada e agora o ser humano era auto-determinante, ou seja, está livre para fazer o que bem desejar e isso era visto como sinal de progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com