TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PADRONIZAÇÃO DO HCL COM CARBONATO DE SÓDIO

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  6.240 Visualizações

Página 1 de 3

PADRONIZAÇÃO DO HCL COM CARBONATO DE SÓDIO

INTRODUÇÃO 

 

Soluções padrões 

Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução. Um padrão primário deve atender algumas condições, entre elas, podemos destacar: Fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro, devem permanecer inalteradas ao ar durante a pesagem, seu grau de pureza e massa molecular deve ser alto, para evitar possíveis erros e, além disso, deve ser facilmente solúvel.(VOGUEL, 1992)

O padrão primário que utilizamos nessa aula prática é o Carbonato de Sódio, que atende as características mencionadas acima.

Quando o reagente não é disponível na forma pura, como no caso do HCl, é preciso preparar previamente soluções da normalidade aproximada. Estas são, então, padronizadas por titulação contra uma solução de uma substância pura de concentração conhecida.  (VOGEL, 2008)

Na padronização da solução de ácido clorídrico  com carbonato de sódio,   o ponto final da titulação ocorre quando todo o carbonato é convertido em dióxido de carbono, com pH aproximado a 3,8. O indicador mais adequado para essa titulação é o  alaranjado de metila , pois a viragem de cor  do alaranjado para amarelo no equilíbrio ocorre em pH igual a 3,1- 4.4

 

OBJETIVOS

Efetuar a padronização da solução de HCI usando Na2CO3 como reagente-padrão primário. Utilizando o indicador alaranjado de metila. 

MATERIAIS

Carbonato de Sódo anidro dessecado por 1 hora em temperatura de 270°C a 300°C

Água destilada

Alaranjado de Metila

Solução Ácida

Erlenmeyer de 250 ml

Proveta

Pêra

Pipeta volumetrica

Becker

MÉTODOS

Pesou-se cerca de 0,2 g a 0,25g de carbonato de sódio anidro previamente dessecado por 1 hora á temperatura de 270 °C a 300°C. Foi transferido para um erlenmeyer de 250 ml e dissolvido em 50 ml de água destilada, adicionando uma gota de alaranjado de metila e titulando com solução ácida para padronizar até que a coloração pudesse se desviar da do indicador. Foi fervido a solução durante dois minutos com agitação ocasional. Esfriou-se a solução e prosseguiu-se cuidadosamente a titulação até que a coloração se tornou alaranjada . Repetiu-se o processo com duas porções de carbonato de sódio.



RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para a padronização da solução de HCl utilizamos o Na2CO3, que é um padrão primário, então a reação é a seguinte:


Equação da reação:


2HCl  + Na2CO3  --------> 2NaCl + H2CO3

Calculamos a molaridade e o volume esperado de HCl gastos na solução:


1 mol de Na2CO3  _______ 105g

X mol ___________________ 0,2g

X = 1,8x10-3 mol de Na2CO3


Segundo a proporção da reação 1:2, temos:


1 mol de Na2CO3 _________ 2 mol HCl

1,8 x 10-3________________ Y

Y =3,6 x 10-3 mol de HCl


O volume final médio foi de 38,5ml então a concentração é de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com